Homens Fortes Dizem: “Eu te amo, mano!”

Muitos homens na faixa dos 30, 40 e 50 anos não têm amigos.   Os homens geralmente dizem: tenho que trabalhar muito para sustentar a família, dar atenção para minha esposa, atender aos filhos, manter a casa em ordem, tentar fazer algum exercício, correr, visitar os familiares, atividades na igreja. Precisaria de mais dias na semana!   Tem tanta coisa urgente que a gente se esquece de fazer amigos.

A maioria dos homens não têm amigos no trabalho, apenas colegas. Eles trabalham juntos, mas nem sempre desenvolvem amizades. Além disso, é mais difícil ser amigo de chefes, supervisores, porque os homens tendem a COMPETIR uns com os outros, além dos problemas que geram momentos difíceis no trabalho.

Homens tem dificuldade de dizer eu te amo – mesmo para esposa e filhos e pais. Quanto mais para outro homem. Além disso, parece meio ridículo ou no mínimo estranho. Entretanto, a verdadeira masculinidade, o caminho para nos tornarmos homens maduros, envolve amizade com outros homens, e não andarmos sós. 

 

Sabemos de verdade o que é um amigo?

Tem homens que parecem ter muitos amigos. Mas no íntimo sentem-se isolados, desconectados e sós. Isto acontece porque não sabemos ao certo o que é um amigo:

  • Um amigo é alguém que conhece suas ESPERANÇAS, SONHOS E MEDOS.
  • Um amigo é alguém que não fica no relacionamento superficial, mas vai mais fundo.
  • Um amigo é alguém com quem você pode pensar em voz alta.
  • Um amigo é alguém que conhece todos os seus defeitos e mesmo assim se importa com você, gosta de estar com você, e não te abandona.
  • Um amigo é alguém que deseja ajudar você a vencer seus medos, realizar seus sonhos, e crescer em caráter.

Embora todas as pessoas sintam extrema necessidade de um amigo assim, muitos realmente não têm em quem confiar. Existem relacionamentos que tentam imitar verdadeiras amizades, mas não são. Vejamos alguns:

1 – Os conhecidos 

Colegas de trabalho, vizinhos, pessoal da faculdade, colégio, os que vemos aos domingos na igreja. Sabem sobre nossa vida, trabalho, filhos, nosso time preferido. Eles podem até ouvir sobre nossas lutas, os problemas que passamos, mas não conhecem nossas ESPERANÇAS, SONHOS E MEDOS. Esses amigos realmente não conseguem nos ajudar a ter uma transformação em nossa vida. Não são falsos amigos, apenas é que os relacionamentos não são profundos.

2 – Os amigos de churrasco e futebol

Eles, pelo convívio, podem até conhecer suas esperanças, sonhos e medos. Eles brigam por você, vocês têm boas lembranças juntos, suas famílias vez ou outra saem ou comem juntos. Entretanto não há um compromisso deste tipo de amigo em levar você a atingir um outro nível em sua vida. Você não consegue ser um homem melhor somente compartilhando bons momentos ou tendo “bons amigos”.

3 – Os fãs 

O fã é aquele tipo de amigo que fica perto de você enquanto é bom para eles. Enquanto o seu time está vencendo eles estão animados e sempre ao seu lado, mas quando seu time está perdendo, eles desaparecem. Eles não estão interessados no seu bem, eles estão interessados nos seus bens.

 

Como agem os verdadeiros amigos 

A verdadeira amizade é um compromisso de ambas as partes, igual para os dois lados. Amigos verdadeiros dão e recebem. Eles conhecem você e deixam que você os conheça. Eles se alegram com você, e choram com você. Eles desafiam você, e permitem que você os desafie. Eles servem você e permitem que você os sirva.

Os amigos verdadeiros conhecem você pelo tom de voz, seu olhar, sua cara. Sabem se alguma coisa não está certa. Eles ouvem você contar a mesma piada de novo e riem. Eles sabem o que você deseja, sonha, suas esperanças, e também conhecem a sua história passada.

Verdadeiros amigos se alegram com o seu sucesso. Isto, para os homens, é um desafio! Geralmente quando um homem tem sucesso, os outros tendem a ficar com inveja, tentam minimizar o sucesso do outro, ou sentem que perderam alguma coisa. Amigos celebram sua vitória com você, entram na sua alegria.

Homens de honra, fortes e humildes, compartilham suas vitórias e alegrias. E amigos de honra e humildes celebram junto com eles.

Amigos falam a Verdade em Amor 

Você acredita que eu me importo com você? Você acredita que eu te amo? Você acredita que eu quero o melhor para você?

Verdadeiros amigos não observam apenas nosso comportamento, nossas ações. Eles vão mais fundo, e procuram compreender e discernir nossas MOTIVAÇÕES. Amigos não estão preocupados em cortar as folhas, mas em atacar a raiz do problema. Um amigo deseja nos ver transformados em pessoas melhores.

Provérbios 27:5-6 (NVT) 5 A repreensão franca é melhor que o amor escondido.  As feridas feitas por um amigo sincero são melhores que os beijos de um inimigo.

É melhor um amigo que fala as coisas difíceis que precisamos ouvir, do que aquele que evita nos ferir ou chatear falando apenas palavras agradáveis. Muitos homens não possuem amigos verdadeiros, apenas se deixam cercar de “amigos bonzinhos”, fãs, puxa-sacos mascarados de amigos. Deixam de crescer e amadurecer por causa disso, não atingem a verdadeira masculinidade.

 

Amigos não rejeitam ajuda, e também ajudam

Homens geralmente gostam de ajudar aos outros. Se dispõe, fazem um esforço, mutirão. O que os homens não gostam é de ser SERVIDOS. Eles ficam constrangidos, sem jeito. Eles odeiam precisar de ajuda de outros. Parece que é uma fraqueza não ser autossuficiente e resolver tudo sozinho. Geralmente quanto mais jovens, mais competitivos, e mais precisam mostrar que são capazes. Mas todos vamos envelhecer um dia, e precisaremos cada vez mais de ajuda.

No final das contas, o amigo verdadeiro tem um interesse em você que vai além do mero companheirismo, ele está interessado no seu caráter. Para ser um verdadeiro amigo, precisamos colocar em risco a amizade: falando a verdade difícil em amor, e servindo de modo a ver uma mudança acontecer, mesmo que o outro fique desconfortável.  Se não estamos dispostos a arriscar tudo pelo benefício e bem-estar do outro, não somos realmente sendo amigos.

 

 

Amigos são espelhos que ajudam a enxergar a nós mesmos

Amizade leva tempo para ser desenvolvida – é como uma planta que tem que ser cultivada. Começamos geralmente com um grupo de amigos, vários deles, na igreja, na célula, na faculdade. Mas o grande desafio da amizade é a confiança profunda, chegar numa amizade UM A UM. 

Quem tem amizade apenas em grupos corre um risco — o de ficar escondido no meio do grupo. Eu apenas revelo minha parte boa para o grupo, e, portanto, eu não me abro para confrontação e mudança. Quanto temos medo de sermos conhecidos, na verdade não desejamos crescer e amadurecer.  Verdadeiros amigos são capazes de falar coisas sobre nós que ainda não sabemos, e coisas que jamais falaríamos para outras pessoas.

Outros homens lutam com a dificuldade de ter amigos porque ou são dominadores ou extremamente dependentes. Assumem uma posição de superioridade ou de inferioridade, o que dificulta o desenvolvimento da amizade. Amizade requer igualdade, embora possa haja diferenças de personalidade, maturidade ou experiência. Por isso é muito mais difícil uma amizade onde existe uma relação desigual de poder – um é chefe, o outro empregado, um é o todo-poderoso líder, o outro é um mero auxiliar. Esta mentalidade bloqueia a verdadeira amizade.

Quando dois homens são amigos, eles sentem-se livres para serem eles mesmos e falar sem medo de ser julgado ou criticado. Quando existe uma barreira que impede esta perspectiva de igualdade, a amizade não se desenvolve.

Amizade não acontece, é criada

O que pode realmente desenvolver amizades verdadeiras entre os homens?

 

1 – Estar Juntos 

  • Gastar tempo juntos, falando e abrindo o coração. Orar uns pelos outros, saber o que está acontecendo. De preferencia uma vez por semana.
  • Sair de vez em quando juntos para um retiro, encontro, com tempo para conversar e ouvir uns aos outros. Isso aprofunda e estreita os relacionamentos.
  • Aproveitar ao fazer atividades juntos e levar alguém intencionalmente.

 

2 – Fazer algo juntos 

Ter uma causa e fazer algo junto com outros homens, com um propósito.

Enfrentar juntos as dificuldades que aparecem no caminho, as diferenças de opiniões, o stress, a pressão, os imprevistos.

Isso desenvolve o caráter, a maturidade, e aprofunda os relacionamentos.

Provérbios 27:17 (NVT) 17 Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro.

 

3 – Não desistir, perdoar, perseverar 

As vezes as pessoas se afastam por causa de crises, problemas, questões não resolvidas, que não foram trazidas à luz.  Amizade não é andar somente com quem nos damos bem, mas é aprender a nos darmos bem com as pessoas que temos que andar juntos. 

 

É necessário perseverança nas crises, na falta de dinheiro, nas conversas difíceis, nas injustiças. É perseverar mesmo em face das falhas da outra pessoa — palavras infelizes, críticas, reações pesadas — e suportar as dores a fim de cultivar um relacionamento.

 

Fazer amigos não é fácil, mas é um investimento que compensa muito mais do que podemos imaginar. Quanto mais cultivarmos amizades, menos presos ficaremos a bens, status, e poder, coisas que os homens geralmente pensam que lhes trarão felicidade e realização.

 

 

Adaptado do livro “The Dude’s Guide to Manhood – Darrin Patrick” Nelson Books, 2014

Siga-nos: