Seja Forte, Seja Homem

Seja forte, seja homem — muitos homens devem ter ouvido esta frase muitas vezes. Mas o que realmente isso significa? Força física? Ser durão? Não chorar?

Embora a maioria das culturas tenha avançado no que tange à dignidade, proteção e justiça à mulher, parece que há um retrocesso quanto ao papel do homem nesta mesma sociedade moderna.

Aquele homem que deveria manter a liderança, assegurar a proteção e sacrificar-se tem sido substituída pela figura feminina, que aparece para suprir o vazio deixado pelos homens, que insistem em permanecer meninos e não amadurecer. A família típica da cultura moderna, onde pais e mães estão ocupados demais consigo mesmos, deixou de ser o ambiente gerador de homens e mulheres que conhecem sua identidade e seu papel.

 

Homens foram chamados para LIDERAR

A liderança ensinada por Jesus se baseava no serviço, na compaixão e no amor alicerçado num caráter íntegro. Homens que não lideram nunca amadurecem. Homens fortes correm o risco de liderar e errar. Errar faz parte da liderança, como também o arrepender-se. Homens fortes reconhecem o erro, arrependem-se, pedem perdão e humildemente seguem em frente. Todavia, observamos com facilidade dois estilos destrutivos de liderança entre os homens:

  • O ditador: insensível, legalista, impõe sua vontade, não ouve ninguém, precipitado, não reconhece seus erros, culpa os outros, traz medo e insegurança para sua família, culpa os outros, quando não chega a ser violento.
  • O inconsistente: tem medo de tomar decisões, adia a resolução dos conflitos, foge da confrontação, age como vítima e transfere a responsabilidade, alienado da realidade, sempre cheio de desculpas, inseguro, não age quando deveria e sobrecarrega sua esposa e filhos.

Estes dois estilos geram famílias desestruturadas, esposas instáveis, filhos que não respeitam os pais, e muitas marcas de rejeição.  Mais do que nunca precisamos de homens fortes. Porém, o que significa ser forte de acordo com a visão cristã do homem? Abaixo consideramos alguns pontos, sem a pretensão de exaurir o assunto.

 

Homens Fortes são Homens de Fé

Homens de fé confiam em Deus como seu provedor e não tentam fazer tudo sozinhos (Jr 17:5-11). Por isso tornam-se com árvores plantadas junto às águas e alcançam o sucesso nos seus empreendimentos. A marca da fé é a OBEDIÊNCIA. Os que creem obedecem e recebem a sua recompensa.  Homens de fé geram segurança e paz para suas famílias, porque mesmo quando tudo não está bem aos olhos humanos, eles usam os olhos da fé.

Homens Fortes são Homens que ORAM E OUVEM

Suas forças são continuamente renovadas e ampliadas pela intimidade com o Pai, através a oração. Homens fracos não oram, por isso são oprimidos pela ansiedade e controlados pelas circunstâncias. Mas os homens que OUVEM a Deus em oração obtêm direção para sua vida: pessoal, familiar, profissional e ministerial.

Homens fortes sempre ouvem a Palavra de Deus: porque a lêem, ouvem a sua pregação, meditam nela e se aconselham com aqueles que a vivem e obedecem.

É preciso humildade para dar ouvidos à outro. Ouvir a Deus significa reconhecer sua incapacidade, admitir seu orgulho, confessar seus pecados, assumir sua dependência e dispor-se a obedecer ao Senhor que resiste aos soberbos, mas concede sua graça aos humildes (Tg 4:6, 1Pe 5.5).

Homens fracos não ouvem suas esposas, desprezam as advertências dos amigos, tampouco se aconselham com outros homens mais sábios. Sob o pretexto do “este problema é meu e eu tenho que resolvê-lo” esconde-se o orgulho vestido de nobres justificativas. Orgulhosos não ouvem. Orgulhosos sempre acabam na ruína.

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem- sucedidos quando há muitos conselheiros. – Pv 15:22

O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.. – Pv 16:18

 

Homens Fortes desenvolvem Relacionamentos Saudáveis

  • Um homem fraco é superficial nos seus relacionamentos, independente de ser introvertido ou falante. Não consegue lidar com a ofensa, a ira e o ressentimento: ou explode com facilidade ferindo as pessoas, ou se tranca na “caverna” como vítima, infligindo culpa e responsabilizando outros pelos problemas que ele mesmo criou. Estes homens jamais amadurecem, porque preferem evitar os conflitos e não tratar os assuntos. Vão “colocando pedras” e “varrendo para baixo do tapete”.
  • É verdade que a grande maioria dos homens tem dificuldades com a comunicação, qualidade que sobra nas mulheres. Porém mesmo os ótimos de “palco” podem ser péssimos nos relacionamentos.
  • Homens fortes abrem o coração, confessam e PERDOAM (Cl 3:13, Mt 18:21-35). Vencem o rancor e não deixam a amargura tomar seus corações e apartá-los da graça de Deus (Hb 12:14-15). Homens que deste modo têm a coragem de ser “fracos” desenvolvem ótimos relacionamentos e as pessoas gostam de estar perto deles, especialmente sua própria família.

O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. – Pv 28:13

Homens Fortes cuidam das Prioridades e do Tempo

  • Homens fracos não priorizam suas tarefas, deixando-se levar pelas circunstâncias e urgências. Isto lhes tira o tempo das coisas realmente importantes (Ef 5:14-18). Eles não sabem dizer NÃO, pois querem agradar a todos, e acabam por desagradar os que mais lhe amam.
  • O tempo é o recurso mais escasso que temos e cada vez mais o trabalho nos toma mais deste precioso tesouro. No cansaço do excesso de trabalho não falta o desperdício do tempo – em frente à TV, dormindo tarde demais, comendo rápido demais. Então acordamos tarde demais, cansados e irritados, e o cérebro não renovado gasta o dobro do tempo para fazer as mesmas tarefas, resolver os mesmos problemas – e então precisamos de mais tempo. Como não temos mais, tiramos de nossos relacionamentos – com Deus, com a família, com os amigos, com a esposa que tanto suporta nossa falta de tempo.
  • Homens fortes dão tempo para Deus em primeiro lugar, e limitam o gasto de tempo com o trabalho. Eles colocam as cinco prioridades da vida: Deus, esposa, família, trabalho e ministério na ordem, cada uma com sua devida quota de tempo.
  • Como nos enfraquecemos quando deixamos de gerenciar nossas prioridades e tempo!

 

Um Homem Forte Ama sua Esposa

A mulher de um homem forte sente-se amada, única e especial. Ele lhe dá atenção e ouvidos, sendo sensível às suas necessidades, paciente e tolerante (1 Pe 3:7)

  • Um homem fraco não dá o primeiro lugar à esposa, não a ouve, nem a trata com dignidade e respeito, não demonstra seu amor com atitudes práticas. Deixa para a mulher fardos pesados demais como corrigir os filhos, decidir sobre as finanças, cuidar da manutenção da casa e afazeres domésticos, educar os filhos, participar das decisões e crises da adolescência e juventude. A ausência de um homem fraco é notória, já suas exigências são sempre presentes.

 

Homens Fortes são Homens Santos

Homens fortes andam na luz e não permitem que o pecado quebre a comunhão com Deus, com a esposa, família e amigos.  Homens fracos confundem santidade com religiosidade, que é uma forma sofisticada de mentira: fazem algumas coisas certas com a motivação errada, criticando a vida dos outros para que as sua própria fique “melhor na foto” (Cl 2:20-23). Entretanto é comum ver estes mesmos homens dominados pela sensualidade, que envolve comer ou beber demais, perversão e promiscuidade sexual. São escravos de paixões carnais, caindo de tempos em tempos. Como nunca confessam e abandonam seu pecado, permanecem escravos dele.

  • Homens fortes andam na luz, confessam tentações e pecados, e são transparentes com seus mentores e discipuladores. Como resultado andam leves e sem fardos, com a consciência pura e fé fortalecida, e sua vida prospera em todos os sentidos.
  • Um homem forte é moderado no comer, no beber e não dá espaço para a imoralidade, cobiça e ganância. Cuida de sua saúde física e também dos seus pensamentos e emoções. Cuida dos seus negócios com integridade. Ele é admirado por sua esposa, que se torna ainda mais sua amiga e sua amante, e ambos desfrutam de toda intimidade e alegria do casamento.

 

Homens Fortes são Homens de Caráter

Caráter significa marca. Homens fortes marcam positivamente sua família, seu trabalho, sua igreja, sua cidade, sua geração. Não adianta tentarmos ser fortes por nós mesmos. Somente Cristo em nós pode manifestar a vida de um homem forte. Sem Ele, nada somos. Sem Ele, nada podemos fazer. Mas nele, somos mais que vencedores, somos homens fortes.

Siga-nos: