Você se recorda de algum momento da sua vida em que algo inesperado aconteceu? Como você reagiu? Teve fé e confiou no Senhor ou ficou olhando para o problema?

 Como posso ter fé para prosseguir quando algo inesperado acontece?

Em nosso dia-a-dia, passamos por dificuldades. Muitas delas são inesperadas. Isso nos abala muito. Mas a Palavra de Deus nos mostra alguns exemplos: Daniel, Jó e Abraão.

Daniel: Foi levado para a Babilônia para ser treinado e servir no reinado de Nabucodonosor. Daniel não aceitou se alimentar com o que o Rei lhe oferecia. Entendia que poderia se contaminar comendo os alimentos que Nabucodonosor ordenou que fosse servido (Dn 1). Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram reconhecidos por Nabucodonosor como 10 vezes mais sábios que os magos e astrólogos que havia em seu reino (Dn 1:20). À Daniel, o Senhor havia dado o dom de interpretar sonhos. Daniel, que havia sido levado como escravo, era fiel ao Senhor.

Jó: Quando sobreveio grande provação, ele se humilhou e adorou a Deus (Jó 1:20-22). Jó passou por provações e, mesmo reclamando das dificuldades, não deixou de crer em Deus. Em desespero, amargurado com as injustiças do seu sofrimento, as afrontas de seus amigos e por não ter um homem para mediar entre ele e Deus, Jó deu vazão à sua reclamação em um discurso endereçado ao próprio Deus. Jó disse exatamente como se sentia, indo diretamente ao assunto (Jó 10). Deus permitiu que Jó fosse tentado para por em prova a sua fé! Jó recebeu de Deus muito mais do que possuía pois continuou crendo em Deus (Jó 42:12). Jó mostrou que vale a pena confiar no Senhor, esperar nEle e ser fiel no Senhor.

Abraão: Deus mostrou a Abraão as estrelas do céu e pediu para que ele as contasse e disse que assim seria a sua descendência (Gn 15:1-6). Deus estabeleceu uma aliança com ele e seus descendentes (Gn 17:1-7) pois ele permaneceu fiel a Deus. Mesmo não podendo ser pai (por sua idade e por Sara ser estéril), creu na promessa de Deus!

Daniel, Jó e Abraão foram homens que criam e confiavam em Deus! Não criam apenas no que Deus podia fazer, mas em quem Deus era, o Deus Todo Poderoso, que tudo podia executar.

Em II Co 4:8-9 diz que passamos por pressões, provações, ataques do inimigo, mas não desanimamos, não nos desesperamos, não retrocedemos; seremos abatidos, mas não destruidos. As situações que surgem diante de nós, no nosso dia-a-dia, são difíceis. Os valores desse mundo são completamente diferentes dos nossos. Essas situações estão justamente pondo à prova a nossa fé em Deus.

Se nos atentarmos, todos os dias passamos por essas provações. Mas precisamos lembrar que nós dependemos de Deus. Não podemos viver nossa vida achando que Deus só se encontrará conosco no Domingo, ou quando alguém orar por nós. Nós precisamos de Deus o tempo todo; pois nosso inimigo está ao nosso derredor, esperando o momento para nos atacar. Se nós vacilarmos na nossa fé em Deus, abriremos a porta para o inimigo e podemos deixar de ter comunhão com o Senhor. E agora nós podemos ter comunhão com o nosso Pai através de Jesus!

Às vezes nos travamos aos problemas e deixamos que crer em Deus e em quem Ele é. Achamos que, se é difícil pra mim, vai ser difícil para Deus. Se a Bíblia diz que “tudo é possível ao que crê”, então tudo é possível ao que crê! Assim como foi na vida dos 3 homens mencionados, é também na nossa vida! Nosso Deus é o Todo Poderoso! Ele tem poder para fazer todas as coisas. Os 3 homens puderam testemunhar isso. Eles depositaram sua fé e esperança em Deus! Se não acreditamos em Deus como o Todo Poderoso, vamos padecer. Só o Senhor tem o caminho; Ele tem mais do que aquilo que pedimos ou pensamos!

Muitas vezes deixamos de crer no Poder de Deus, deixamos que os problemas nos envolvam e deixamos de acreditar. Não podemos viver de qualquer jeito, esperando as coisas mudarem. Os 3 homens, mesmo em meio as dificuldades, continuaram crendo em Deus. O que Deus fez na vida deles, Ele quer fazer na nossa! O nosso acesso foi totalmente liberado pela pessoa de Jesus Cristo. Não precisamos mais ficar esperando um santo profeta, um culto extraordinário, para receber aquilo que eu preciso. Ele está acessível a cada um de nós!

Em Salmos 3:4-6, o salmista mostra que tinha convicção de que, mesmo em meio as dificuldades, o Senhor estava com ele. Nós temos que crer que as dificuldades aparecerão; porém, assim como o salmista, não temer. O que importa é o Deus a quem nós servimos! Ele é o Deus Todo Poderoso que vai me proteger, guardar e livrar.

Em Salmos 33:18-19, o Senhor nos garante uma vida de vitória, uma vida abençoada! O Senhor é capaz de nos dar livramento. Ele pleiteia em nosso favor, Ele está conosco e nos protege. Os nossos inimigos não são nada diante do nosso Deus; Ele habita em nós! Não há o que temer!

As promessas do Senhor se cumprirão! Devemos colocar nossa esperança no Senhor, pois Ele tem o melhor! E a única pessoa que pode impedir isso somos nós mesmos, nossa falta de fé, negligência no esperar, etc. Muitas vezes deixamos de experimentar o agir de Deus, no nosso dia-a-dia, por ocupar a nossa mente com a dificuldade que estamos passando.

Qual é a sua posição diante do que vimos?

Você tem depositado sua fé e esperança em Deus, assim como Daniel, Jó e Abraão, ou abandonaram a fé? Você já se colocou diante de Deus? Você tem crido em Deus, crido que Ele é o Todo Poderoso, ou tem duvidado do que Deus pode fazer? Você é capaz de confessar um milagre na sua vida que ainda não aconteceu e dizer: “Eu creio que acontecerá”?

Para quem olhamos nesses momentos?

Você tem olhado para Deus ou para a situação?

Deus nunca nos abandona, Ele está sempre conosco. Ele vai nos surpreender! Nenhum plano dEle será frustrado nas nossas vidas; virá como resposta ao amor dEle por nós! Mas temos que viver como os 3 homens viveram, depositando nossa esperança em Deus e tendo fé nEle. Só Deus tem a solução para nossa vida.

Que possamos viver o dia-a-dia! Que possamos desfrutar do melhor que temos hoje, e a promessa se cumprirá! Ele não vai deixar de cumprir, Ele faz no tempo dele pois conhece nosso coração!

Creia que Deus é o Todo Poderoso que pode fazer infinitamente mais do que aquilo que pedimos ou pensamos. Ele é o Deus do impossível! Ele tem a solução!

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: