O que é a fé?

A Palavra diz que a fé é “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb. 11:1). Muitas vezes, pensamos que precisamos ter fé em Deus apenas para não ir para o inferno, e que as outras áreas da nossa vida precisam de “outro tipo de fé” ou devem ser meras obras do acaso. Acabamos setorizando a nossa vida e escolhendo as áreas em que vamos viver pela fé.

É como se precisássemos de Deus para ter a vida eterna, mas não para administrar nossas finanças, conduzir nossos relacionamentos, sonhar e planejar o futuro.

A verdade é que só existe UMA FÉ – é aquela que crê que Jesus nos ama, morreu por nós, nos libertou do pecado e, através do Espírito Santo, nos conduz a uma vida de santidade e justiça. Essa fé torna Jesus o Senhor das nossas vidas. E, se Ele é o Senhor, ou cremos que Ele pode operar em tudo ou simplesmente não cremos.

A fé não é estática, ela é desenvolvida durante a nossa vida. Quando cremos em Jesus, somos levados a conhecê-lo ainda mais e, assim, não retrocedemos (Hb. 10:39).

Quais exemplos de fé você se lembra da Palavra?

O capítulo 11 de Hebreus fala sobre os “heróis da fé”, homens e mulheres que creram em Deus e viveram grandes milagres. Os versículos 7 a 12 falam, principalmente, de quatro histórias e três personagens diferentes: Noé, Abraão e Sara. Noé confia em Deus e constrói uma arca para a salvação da sua casa. Abraão, em primeiro lugar, confia em Deus para deixar a sua terra natal e ir para um lugar desconhecido, o lugar da promessa. Depois, ele ainda confia em Deus e vive em tendas no lugar de construir uma cidade. Sara confia em Deus e gera um filho, mesmo sendo estéril e já com a idade avançada.

Essas pessoas conheciam a Deus e confiavam na Sua promessa. A única maneira de termos uma fé como essa é fazer como eles – confiar no caráter daquele que nos prometeu e permanecermos em um relacionamento com Ele.

O que a fé salvadora em Jesus realiza em nossa vida?

Ela é sempre orientada para o futuro. Nos lembra de que podemos viver uma vida sem escravidão ao pecado, livres para amar, obedecer a Deus, fazer discípulos e servir ao próximo. A fidelidade de Deus nas promessas no passado é o combustível para conhecermos o Seu caráter e confiarmos em tudo o que Ele disse sobre o futuro.

Não somos mais escravos do medo do futuro, somos filhos de um Pai de amor!

Qual é o segredo para viver uma vida real de fé?

Existem quatro verdades para que vivamos com uma fé verdadeira:

  1. Sempre deve existir uma promessa de Deus

Uma vida de fé não é baseada no acaso ou na sorte, ela é guiada pela Palavra de Deus, pelas promessas que Ele nos deixou. Ele é bom o bastante, inteligente, poderoso e fiel para fazer o que disse que faria. O texto de Hebreus 11 também nos mostra que Noé, Abraão e Sara receberam uma promessa do Senhor (v. 7, 8, 9b e 11b).

A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm. 10:17). O ponto inicial da fé é Deus. E nós temos as Suas promessas hoje, elas nos conduzem e nos apontam para o futuro. A Bíblia está cheia de promessas de que sempre podemos nos lembrar. Algumas delas são: Fp. 4:19; Sl. 23:6, 32:8; Hb. 13:6; Jo. 15:5; Is. 40:31, 41:10; Lc. 12:12; Tg. 1:5.

  1. A fé deve agir internamente

A fé age primeiro em nosso interior. O fruto externo é uma resposta a uma semente de fé interna, que frutificou em nosso coração. Sem essa fé agindo no nosso interior, nossos atos externos são apenas performances, nos torna como sepulcros caiados (Mt. 23:27).

Hebreus 11:7 diz que Noé foi “movido por santo temor”, ou seja, a Palavra gerou humildade e temor em seu coração. O versículo 8b diz que Abraão não sabia para onde estava indo quando saiu da sua terra. o agir interno da fé de Abraão o levou a obedecer mesmo sem ter certeza dos detalhes. A fé não foca na presente recompensa e prosperidade, e nem nas circunstâncias ou no risco humano. Mas acredita no que Deus prometeu que fará.

  1. A fé deve agir externamente

Noé teve que construir uma arca. Abraão teve que sair da segurança de sua família e de sua terra natal para viver em tendas. Sara, talvez, já tivesse até preparado o enxoval do seu bebê. A fé, depois de nos mover internamente, tem também uma ação externa. Só Deus pode dar sentido a uma arca sendo construída no meio do deserto, a uma migração baseada em “nada” e a um homem vivendo em tendas ao invés de viver em uma cidade.

Uma fé real em Jesus muda aquilo que vivemos, nos leva a uma dimensão que só pode ser explicada por “aquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hb. 11:1).

  1. É preciso saber que outras pessoas vão colher os frutos da nossa fé

Abraão encontrou a terra prometida por Deus e prosperou imensamente, mas ele só conseguiu ver no futuro a “cidade cujo arquiteto e edificador é Deus”. Sara teve um filho, mas foram os seus descendentes que foram “tão numerosos como as estrelas do céu e tão incontáveis como a areia do mar” (v. 12). Nossos atos de fé geram muitos benefícios para nós no presente, mas geram ainda mais frutos para o futuro (Hb. 11:39-40).

Quando temos uma fé focada na Palavra de Deus, nas promessas que Ele nos deixou, os frutos são incontáveis e muitas pessoas são abençoadas. Nosso posicionamento de fé faz parte do projeto de Deus para o Seu Reino. Muitas pessoas conhecerão a fidelidade de Deus não através da Bíblia ou de uma pregação, mas através da nossa vida de fé.

Como você tem vivido? Crendo em Deus em cada área da sua vida ou crendo que Ele pode apenas te dar a vida eterna?

A fé transforma toda a nossa vida e deve fazer parte de todas as áreas, desde a nossa salvação e libertação do pecado, até questões familiares e financeiras. O Senhor tem promessas para nós em todos os sentidos, precisamos conhecê-las e crer no caráter do nosso Pai, que, não só quer, como vai realizá-las.

Sua fé tem sido baseada nas promessas de Deus, agido no seu interior, influenciado suas ações e abençoado as pessoas?

Como vimos, uma fé real é baseada nas promessas que estão na Palavra – por isso, é tão importante que conheçamos a Bíblia –, age no nosso interior, transformando o nosso coração, também tem uma ação externa e dá frutos para o futuro, abençoando outras pessoas.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: