Quando você pensa em liberdade, o que vem à sua mente? O que é ser livre para você?

O que te influencia hoje? Você vive sob qual influência?

Como seres humanos que vivem no século 21, podemos ser influenciados por muitas coisas. Mas existem duas leis que podem reger a nossa vida: a lei do pecado e a lei do Espírito.

Cada uma delas nos leva a uma maneira diferente de pensar e de viver.

Quem vive debaixo da lei do pecado?

Aqueles que ainda não receberam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, e vivem sendo conduzidos pelos desejos da natureza humana.

Paulo fala sobre alguns desses desejos em suas cartas aos Romanos e aos Gálatas: perversidade, pecado, ganância, ódio, inveja, homicídio, discórdia, engano, malícia, fofocas, calúnias, insolência, orgulho, arrogância, desobediência, imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras (Rm. 1:29-31 e Gl. 5:19-21).

Quem vive debaixo da lei do Espírito?

Aqueles que nasceram de novo, foram transformados e receberam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Estes não vivem mais conduzidos por seus desejos humanos, mas sim pelo Espírito Santo de Deus, que produz o Seu fruto.

“Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana.” Gálatas 5:22-24

Quando morreu na cruz por nossos pecados e, depois de três dias, ressuscitou, Jesus enviou o Seu Espírito Santo, que hoje nos ajuda a viver uma vida longe dos desejos de pecar, resistindo às vontades da natureza humana. Por causa disso, existem apenas duas maneiras com que podemos viver, sob a lei do pecado ou sob a lei do Espírito. É impossível vivermos sob o domínio das duas simultaneamente.

Não tem nada a ver com “o anjinho e o diabinho” que ficam nos dizendo o que fazer; com o cachorro bom e o cachorro mau, e qual alimentarmos mais vai vencer. Tem a ver com viver uma vida completamente dirigida pelo Espírito de Deus.

A vida cristã só pode ser vivida através do Espírito Santo! (Rm. 8:1-17)

Mais uma vez, em sua carta aos Romanos, Paulo fala sobre as diferenças de uma vida dirigida pelo pecado e uma vida dirigida pelo Espírito.

“Aqueles que são dominados pela natureza humana pensam em coisas da natureza humana, mas os que são controlados pelo Espírito pensam em coisas que agradam o Espírito. Portanto, permitir que a natureza humana controle a mente resulta em morte, mas permitir que o Espírito controle a mente resulta em vida e paz. Pois a mentalidade da natureza humana é sempre inimiga de Deus. Nunca obedeceu às leis de Deus, e nunca obedecerá. Por isso aqueles que ainda estão sob o domínio de sua natureza humana não podem agradar a Deus” (v. 5-8).

Como podemos receber o Espírito Santo e não viver mais uma vida que é dominada pela lei do pecado?

Não existe um segredo ou uma sequência de passos, o único caminho é Jesus. Quando O recebemos como Senhor e Salvador das nossas vidas, o Espírito Santo passa a habitar dentro de nós e nos capacita a vivermos por meio dele!

Mas, para que isso aconteça, Cristo não pode ser um acessório descartável para nós, Ele deve ser Senhor.

 

Você já recebeu Jesus com Senhor e Salvador da sua vida?

Muitas vezes, queremos Jesus apenas como Salvador. Não queremos que Ele seja Senhor e nos direcione a como viver. Isso precisa mudar.

Por isso, muitas vezes, estamos na igreja, frequentamos os cultos e uma célula, mas ainda vivemos sob a influência de nossa natureza humana. Nao somos majs escravos do pecado, mas wuando vivemos uma vida sem o Espirito Santo, as tentacoes aumentam e comecamos a pensar da maneira errada. Jesus precisa ser Senhor!

A única maneira de mudar isso, é reconhecendo os nossos erros, nos arrependendo diante de Deus e buscando ser cheios do Espírito Santo. Não é “pensamento positivo” nem “boas intenções”. Só o arrependimento nos coloca bos trilhos para vivermos uma vida cheia da presença de Deus.

“Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra. 3 Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus. E quando Cristo, que é sua vida, for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória. Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria. É por causa desses pecados que vem a ira de Deus. Vocês costumavam praticá-los quando sua vida ainda fazia parte deste mundo, mas agora é o momento de se livrarem da ira, da raiva, da maldade, da maledicência e da linguagem obscena. Não mintam uns aos outros, pois vocês se despiram de sua antiga natureza e de todas as suas práticas perversas. Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador e se tornam semelhantes a ele. Nessa nova vida, não importa se você é judeu ou gentio, se é circuncidado ou incircuncidado, se é inculto ou incivilizado, se é escravo ou livre. Cristo é tudo que importa, e ele vive em todos. Visto que Deus os escolheu para ser seu povo santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. Acima de tudo, revistam-se do amor que une todos nós em perfeita harmonia. Permitam que a paz de Cristo governe o seu coração, pois, como membros do mesmo corpo, vocês são chamados a viver em paz. E sejam sempre agradecidos.” Colossenses 3:1-15 (NVT)

O texto de Colossenses deve ser a nossa busca diária como cristãos, sermos cheios do Espírito e vivermos por meio dele.

Você ainda não recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador?

Se ainda não, procure o seu líder de GCEM e peça para que ele ore junto com você. Tome essa decisão ainda hoje! Receba Cristo!

Você já recebeu Jesus como seu Salvador, mas ainda se sente inclinado aos desejos da sua natureza humana?

Arrependa-se hoje e declare que, além de seu Salvador, Jesus é o Senhor da sua vida. Peça que Ele te encha do Espírito Santo e que tome o controle de toda a sua vida.

Converse com seu líder de célula ou seu discipulador. Confesse suas tentações e pecados, e peça ajuda em oração.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: