Como podemos conhecer a vontade de Deus?

Muitas pessoas pensam que conhecer a vontade de Deus tem a ver com algo muito oculto. Por isso, elas acabam procurando respostas em diversos lugares, como horóscopo, cartas, qualquer coisa que possa dizer algo sobre o seu futuro.

Mas, nós já vimos que Deus quer nos revelar a Sua vontade. Esse é um privilégio que foi concedido a todos nós. Inclusive, a Sua vontade revelada já nos foi dada, está expressa em Sua Palavra. É lá que encontramos os Seus planos e projetos para nossas vidas. Por isso, se queremos conhecer a Deus e a Sua vontade, precisamos conhecer a Bíblia.

O que quer dizer conhecer a Bíblia?

Conhecer a Palavra de Deus vai muito além de apenas ler. Muitas pessoas já leram a Bíblia inteirinha, mas não conhecem a Deus, não têm nenhum tipo de relacionamento com Ele e não sofreram nenhum tipo de transformação. Por isso, conhecer a Palavra tem a ver com investir tempo em comunhão com o Senhor, lendo, orando e contando com a ajuda daquele que pode nos dar a revelação de tudo o que está escrito: o Espírito Santo.

Assim, encontraremos as respostas para todos os nossos questionamentos, para todos os nossos problemas e dúvidas.

Por que conhecer a Palavra é tão importante?

Em sua segunda carta a Timóteo, Paulo fala: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm. 3:16-17). Ensino, repreensão, correção instrução e preparo. É isso que o conhecimento da Palavra traz para nós.

A Bíblia tem resposta, assunto e direção para tudo na vida do ser humano. É exatamente como um manual do fabricante, onde encontramos tudo aquilo que precisamos. Por isso ela é tão importante para nossas vidas e nosso dia a dia. Além disso, é através dela que conhecemos mais do nosso Senhor e Salvador. É ela que nos aprofunda no conhecimento de Deus.

Muitas pessoas, inclusive cristãos, têm andado perdidas por não conhecerem a Palavra de Deus. Acreditam em qualquer coisa que outros dizem e não experimentam da boa, agradável e perfeita vontade do Senhor para suas vidas. Vemos isso nos comentários sobre o fim do mundo, por exemplo. A Bíblia diz que nem Jesus sabe o dia e a hora (Mt. 24:36). E não cabe a nós tentar adivinhar, mas cabe a nós estarmos preparados para quando isso acontecer.

Então, precisamos gastar nossos dias nos esforçando em conhecer o Senhor e a Bíblia. Dependendo completamente do Espírito Santo e deixando que Ele nos traga a revelação de tudo o que precisamos saber. A Palavra precisa estar não só na nossa mente, mas também no nosso coração, tem que criar raízes em nós.

Jesus disse que “felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e lhe obedecem” (Lc. 11:28). E é exatamente isso que Ele espera de nós, porque é isso que mostra o quanto O amamos (1Jo. 5:3). Mas não conseguimos obedecer a algo ou alguém que não conhecemos e não entendemos, por isso é tão importante termos conhecimento da Palavra.

Podemos estar na igreja todos os domingos, ouvir pregações e mensagens durante a semana e não experimentar da vontade de Deus para nossas vidas. É preciso haver intimidade, relacionamento íntimo e pessoal da nossa parte com o Senhor. É preciso que entendamos a importância da Sua Palavra, gastemos tempo para conhecê-la e a guardemos em nosso coração.

Isso é indispensável e inegociável. Nenhum de nós pode caminhar sem o conhecimento da Bíblia e sem um relacionamento com Deus. Os dias são maus e devem ficar ainda piores. Se estivermos vazios, seremos levados por qualquer brisa que passar. Só a Palavra pode nos dar firmeza.

Como anda a sua vida de leitura da Palavra?

Não adianta criarmos metas de leitura e padrões se o nosso coração não anseia por conhecer mais a Deus. Também não adianta decorarmos versículos, referências e passagens, se nada disso está guardado em nosso coração.

O Senhor quer que conheçamos a Sua vontade para nós e, para isso, nos deixou uma carta de amor, Sua preciosa Palavra. Se você precisa de respostas, se precisa de ajuda e não sabe como prosseguir, busque a Deus em Sua Palavra. Ele, com certeza, não te deixará sozinho no silêncio.

Se o seu tempo de leitura da Bíblia não tem sido bom, mude hoje mesmo. Nós agimos e mudamos de atitude quando algo é prioridade em nossas vidas. Então, coloque Deus em primeiro lugar e organize os seus dias de maneira que conhecê-lo seja a coisa mais importante que você faz. Com certeza, você colherá muitos frutos com essa atitude.

Se você tem muitas dúvidas de como fazer, peça ajuda, procure o nosso Plano de Leitura Bíblica Anual. Mas não perca mais um dia sem conhecer a vontade de Deus para você, expressa na Palavra.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: