SENTIR (quebra-gelo)

Toda casa tem um costume, uma cultura. O que você lembra que era uma cultura na sua casa durante a sua infância? Um almoço de domingo, uma forma de comemorar o natal…

APRENDER

O que é uma cultura?

Cultura são ATITUDES que se tornam HÁBITOS, que formam o CARÁTER/IDENTIDADE e definem o DESTINO.

Por isso, devemos entender que no reino de Deus, nossas atitudes são essenciais para formarem hábitos que formam nosso caráter e nos dão o destino que Deus tem para nós.

As nossas atitudes e hábitos formam a nossa identidade, elas mostram quem nós somos.

Nós temos aprendido sobre a importância de ouvir a voz do nosso Pai, a importância de termos o nosso lugar secreto e também de vivermos como filhos e filhas de Deus.

Veja este versículo:

“Jesus, porém, respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus’”. Mateus 4:4 (NVT)

Uma das traduções que podemos fazer desse versículo segundo sua escrita original é que uma pessoa só viverá uma vida de alegria completa através da palavra que vem da boca de Deus.

Portanto, a cultura do reino de Deus só pode ser indicada através da voz do Pai, através de um relacionamento intimo com Ele. Sem a voz do pai testificando que somos filhos não podemos viver uma vida plena de alegria.

Quando não ouvimos a voz do nosso Pai, quando não temos as atitudes que Ele nos ensinou, quando obedecer ao Senhor não é um hábito, podemos ter outras vozes afetando o nosso caráter e apontando um destino que Deus não preparou para nós.

Mas como eu ouço a voz de Deus?

Deus, o Pai, fala através da Sua palavra

“A Bíblia é Jesus impresso. Não me diga que ama a Jesus, mas não ama Sua palavra” – Bill Johnson

A experiência de ler a bíblia não pode ser algo deixado de lado na nossa jornada cristã. Não estamos falando sobre decorar versículos, sobre se lembrar de todos os textos que você leu, estamos falando sobre se interessar em ter um relacionamento com Deus através da palavra. Precisamos ter contato com essa carta de amor.

As vezes pensamos que não temos fé para encarar as realidades da nossa vida, pensamos então que a solução é pedir mais conselhos, ouvir mais pregações no YouTube, podemos até buscar isso em um culto, mas a verdade é que a nossa fé aumenta quando ouvimos a voz de Deus, quando nos relacionamos com Ele.

“Portanto, a fé vem pelo ouvir.” – Romanos 10.17

REFLETIR

Não vamos nos “sentir” filhos e filhas enquanto não nos dedicarmos intencionalmente a ouvir a voz do Pai.

O sentimento de “ser filho/filha” vem após a atitude de obediência, que é estimulada pela recompensa. Jesus diz que o Pai que vê em secreto nos recompensará. A cultura das nossas vidas, das nossas famílias somente será alterada quando nós obedecermos a palavra de Deus, buscarmos relacionamento com nosso Pai, e mudarmos nossas atitudes e hábitos. Uma mudança externa sempre é fruto de uma mudança interna.

“Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. 14 O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória.” – Efésios 1:13-14

Quando um filho ouve constantemente a voz do seu Pai, ele tem a garantia de ouvir a verdade. A bíblia é muito clara quando diz que aqueles que creram em Jesus Cristo receberam o Espirito Santo que é a garantia de que temos uma herança. Há recompensas maravilhosas para os que se relacionam com Deus como Pai.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Somente filhos e filhas têm uma herança. Mas no meio do caminho podemos ouvir outras vozes, podemos ficar longe do Pai e até mesmo um tempo sem ouvir a Sua voz. Mas isso não significa que Deus não queira falar conosco. Ele está nos esperando para se revelar a nós como o Pai bondoso que Ele é.

Se nós recebemos a Bíblia como Palavra de Deus, como porta-voz do nosso Pai, recebemos todas as recompensas que ela contém. Quando rejeitamos a Bíblia como palavra de Deus (não damos prioridade a Ela, não damos o devido valor, a devida reverência), perdemos acesso as recompensas que ela contém, e portanto, abrimos mão de vivermos uma vida plena e cheia da alegria do Reino de Deus.

Você tem ouvido a Voz do Pai ou somente buscado respostas da maneira que você prefere?
Como está o seu tempo de leitura da Bíblia? Ela é a carta de amor do seu Pai pra você. Está endereçada a você.

Líder, não faça essas perguntas como juízo ou julgamento, mas sim como um convite. Compartilhe uma experiência sua de leitura, de quando ficou distante e precisou se arrepender para isso. Lembre-se que paternidade é um assunto que toca em feridas profundas na vida das pessoas, esteja atento a todos que precisam ser acolhidos e abraçados. Se disponha para conversar em particular caso seja necessário, aplique a realidade do discipulado!

Ore especificamente por arrependimento daqueles que estão longe do pai. Ore para que eles sejam cheios de ousadia para escolherem obedecer. Ore para que o Espírito Santo tenha total liberdade na vida de cada um deles, para que a realidade deles seja a do relacionamento íntimo de Pai e filho(a).

Aproveite para falar sobre o Vida Vitoriosa, explique sobre os primeiros passos na caminhada com Jesus e o desafie para participar do SIGA-ME!

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: