O que você já aprendeu sobre a verdadeira igreja nessas últimas semanas?

Já vimos que muitos enxergam a igreja como um posto de gasolina, um shopping, um supermercado. Um lugar para consumo, onde encontram apenas o que precisam, são servidos, ensinados, ministrados. Esses pensamentos fazem de nós pessoas insatisfeitas, sem compromisso verdadeiro e incapazes de experimentar o poder de Deus.

Também vimos que Jesus disse a Pedro que construiria a Sua igreja, a Sua eclésia, sobre a verdade de que Ele é o Messias, o Senhor e Salvador, o filho de Deus. (Mt. 16:15-19). Jesus logo falou do reino – as chaves do Reino de Deus estão com a igreja – o poder sobrenatural dos céus é comandado pela Eclésia de Jesus na terra.

Como Jesus formou a Sua eclésia?

Já vimos que a eclésia era um grupo de pessoas escolhidas por um rei para conquistar territórios e expandir o seu reino. Nós somos a eclésia de Jesus e fomos chamados para expandir o Seu Reino, vencendo o inimigo, o império das trevas, e alcançando pessoas em nossas cidades, trabalhos, escolas.

A igreja sobre a qual Jesus fala ainda não estava edificada quando Ele teve aquela conversa com Pedro (Mt. 16:15-19), ela começou em Atos dos Apóstolos com o derramamento do Espírito Santo. Mas antes, Jesus já estava preparando sua Eclésia. Quando descobrimos como Jesus começou a edificar a Sua igreja, descobrimos como fazer parte dela. Não tem a ver apenas com frequentar reuniões, é muito mais profundo.

Então, como Jesus fez para formar a Sua eclésia? Quando começa Seu ministério, Ele começa a declarar uma mensagem (Mt. 4 e 5), começa a falar do Reino de Deus, sobre como entrar nele. Toda a Sua mensagem é sobre isso. Depois, Ele começa a falar sobre discipulado, ensina sobre como se vive no Reino (Mt. 5 a 7). Ele ensina tudo. Em terceiro lugar, Ele sai com Seus discípulos para a sociedade, para as cidades e vilas (Mt. 8 e 9). Ele sai fazendo curas, milagres. E, por último, Jesus envia Seus discípulos de dois em dois (Mt. 10 e 11; Lc. 10).

Então, Ele falou do Reino de Deus, ensinou os Seus discípulos, mostrou como o poder de Deus atua e os enviou para fazer as mesmas coisas que Ele. A igreja de Jesus é o poder de Deus tocando a vida das pessoas.

Como a Eclésia de Jesus deveria agir? O que ela deveria fazer primeiro?

Ele disse aos Seus discípulos em Mateus 10:7-8: “Vão e anunciem que o reino dos céus está próximo. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos e expulsem demônios. Deem de graça, pois também de graça vocês receberam”. É isso que Ele nos manda fazer hoje!

Jesus ensinou que o crescimento do seu reino, a partir da Eclésia, se dá nesta ordem: (1) cure os enfermos e expulse os demônios, (2) pregue o Evangelho do Reino, (3) discipule, ensinando a como viver no Reino e como usar o poder do reino e (4) envie as pessoas para fazer a mesma coisa com outros.

Veja que primeiro as pessoas têm que experimentar o PODER de Deus, e então elas se abrem para o evangelho, são discipuladas, e se tornam parte da Eclésia, passando a fazer o mesmo: curar, expulsar demônios, pregar e discipular e enviar.

Esta é a igreja que Jesus disse que edificaria. Às vezes ficamos tentando convencer as pessoas a conhecerem a Jesus, mas elas precisam primeiro experimentar o poder do Reino de Deus e ENTRAR no reino de Deus

Como podemos fazer parte da eclésia?

Em primeiro lugar, precisamos fazer parte do Reino de Deus (Mt. 4:17). Jesus só tinha uma mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”. Ele chama as pessoas para viverem no reino da luz, o reino que elas foram criadas para fazer parte.

O que é o Reino de Deus? (Lc. 17:20-21; Jo. 18:36; Rm. 14:17)

As pessoas não entendem direito o reino de Deus. Ele não está num lugar, nem se pode ver. O Reino de Deus é algo espiritual – e que está ENTRE as pessoas e DENTRO das pessoas. Quais pessoas? Aquelas que fizeram de Jesus seu Senhor e Salvador. O reino de Deus é simplesmente o governo absoluto de Deus na vida de uma pessoa.

Como podemos entrar no Reino de Deus?

Jesus começa pregando sobre o Reino de Deus, porque se as pessoas não entenderem o que ele é e como funciona, não entrarão nele e não experimentarão do poder que vem de Deus.

O texto de Atos 2: 36-38 ensina como fazemos para entrar no Reino de Deus. Foi ali que começou a igreja, ali que as pessoas receberam o Espírito Santo:

“”Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo””.

Para entrar no Reino de Deus é preciso ARREPENDIMENTO (At. 3:19), BATISMO (Gl. 3:26-27) e ESPÍRITO SANTO (Ef. 3:18; At. 5:32). Não tem a ver com religião, com ser uma pessoa boa. Por isso há tantas pessoas que frequentam a igreja há tantos anos e ainda não fazem parte do Reino de Deus, porque não abandonaram seus pecados e se arrependeram, não foram batizadas em Cristo e não foram cheias do Espírito Santo.

Antes de fazer parte da eclésia de Jesus, precisamos fazer parte do Reino de Deus! Jesus sempre enfatizou o Reino de Deus em primeiro lugar (Mt. 6:33, 13:31-33; Mc. 10:14-15).

Todas as coisas necessárias nesta vida são ACRESCENTADAS aos que buscam o Reino de Deus em primeiro lugar. Quem está no reino de Deus, está debaixo do poder e das leis deste reino, e pode REINAR COM CRISTO EM VIDA!

Arrependimento, batismo nas águas e no Espírito Santo acontecia bem rápido na primeira igreja de Atos. É algo para o começo da vida cristã, não para o meio ou o fim.

VOCÊ FAZ parte do Reino de Deus. Você faz parte da Eclésia de Jesus?

Começa tudo com o Reino de Deus em você. Se Jesus não é o Senhor da sua vida, você não está vivendo no Reino de Deus. Se Jesus é o Rei, Ele deve ser Senhor sobre nós. Você tem vivido como quer ou tem deixado que Ele comande a sua vida?

A religião nos engana e nos separa de Deus. Precisamos, sinceramente, nos arrepender e abandonar os nossos pecados, sermos batizados em Cristo e recebermos o Espírito Santo de Deus. Precisamos deixar que Jesus seja Senhor sobre as nossas vidas, que Ele tenha o controle. Assim, reinaremos com Ele para sempre.

Seja cheio do Espírito! Deixe Deus usar você para abençoar a outros.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: