SENTIR (quebra-gelo)

Como você acha que será a sua vida em 2020?

APRENDER

Quando chegamos nesta época do ano, muitos pensamentos passam pela nossa mente, podemos fazer análises de como foi o ano que está terminando e também listar expectativas e projetos para o ano que vai começar.

Algo interessante é pensar que quando compartilhamos nossos desejos para o próximo ano, raramente pensamos em algo negativo, ninguém em sã consciência desejaria o pior para o próprio futuro.

Mas, sim, podem existir pessoas que pensam negativamente sobre o futuro, ou que pensam que o ano que vai começar será igual ao que está acabando, será a mesma coisa, nada vai mudar. Existem pessoas com os olhos presos na impossibilidade e não em Deus.

Deus é especialista em mudanças

Quando olhamos para a bíblia podemos facilmente perceber o quanto o agir de Deus provoca mudanças. Em vários momentos a palavra cita a história de homens que tiveram a vida transformada pelo agir do Senhor, além dos textos em que o Senhor fala sobre as novas coisas que Ele está fazendo, sobre as promessas de um futuro de esperança e alegria para os Seus filhos.

“Depois disso, Jesus voltou a Jerusalém para uma das festas religiosas dos judeus. Dentro da cidade, junto à porta das Ovelhas, ficava o tanque de Betesda, com cinco pátios cobertos. Ficavam ali cegos, mancos e paralíticos, uma multidão de enfermos, esperando um movimento da água, pois um anjo do Senhor descia de vez em quando e agitava a água. O primeiro que entrava no tanque após a água ser agitada era curado de qualquer enfermidade que tivesse. Um dos homens ali estava doente havia 38 anos Quando Jesus o viu e soube que estava enfermo por tanto tempo, perguntou-lhe: “Você gostaria de ser curado?”. O homem respondeu: “Não consigo, senhor, pois não tenho quem me coloque no tanque quando a água se agita. Alguém sempre chega antes de mim”..”- João 5:1-7

No texto de João 5 vemos um lugar chamado tanque de Betesda, que significa “Casa de misericórdia”, um lugar onde ficavam muitos doentes. Eles ficavam ali aguardando um anjo do Senhor que de tempos em tempos descia, agitava a água, e então a primeira pessoa que entrasse no tanque era curada.

Um dia, Jesus entra nesse lugar, e avista um paralitico, que estava nessa condição há 38 anos. A parte interessante é que Jesus ao chegar perto do homem pergunta se ele gostaria de ser curado, qualquer um de nós, provavelmente, chegaria perguntando se poderia orar por ele, mas Jesus não.

A resposta do paralitico é mais intrigante ainda, ao ser questionado ele diz: “Não consigo, senhor.”. A resposta mais óbvia e fácil deveria ser um sim, mas aquele homem estava tão preso na impossibilidade da cura que ele precisava que não conseguiu enxergar o real sentido da pergunta de Jesus. Pelos mais diversos motivos aquele homem pensava que a única forma de ser curado era se recebesse a ajuda de alguém para ser o primeiro a entrar no tanque.

Muitas vezes nós fazemos isso, pedimos para o Senhor resolver o nosso problema da forma que nós achamos que seria melhor, ou que seria a única forma. Oramos ao Senhor limitando o Seu poder com as possibilidades humanas. Nos esquecendo que Ele é o Deus do Impossível, onipresente, onisciente e onipotente.

“Jesus lhe disse: “Levante-se, pegue sua maca e ande!”. No mesmo instante, o homem ficou curado. Ele pegou sua maca e começou a andar.”- João 5:8-9

As palavras de Jesus para o homem foram diretas, como uma ordem, simplesmente levante e ande. Então, o homem que estava há 38 anos paralitico, ficou curado e começou a andar. Ele não era mais carregado por aquilo, ele passou a carregar, sem sentir peso algum, pois havia tido um encontro com o poder de Deus.

As limitadas possibilidades humanas podem nos cegar para os ilimitados impossíveis de Deus

REFLETIR

“Uma vez que esse milagre aconteceu no sábado, os líderes judeus disseram ao homem que havia sido curado: “Hoje é sábado! A lei não permite que você carregue essa maca!”. Mas ele respondeu: “O homem que me curou disse: ‘Pegue sua maca e ande’”. “Quem foi que lhe disse uma coisa dessas?”, perguntaram eles. O homem não sabia, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.”- João 5:10-13

Após o milagre, vemos rapidamente a chegada de um líder religioso para confrontar o homem que recebeu a cura. O pensamento religioso questionou o milagre que Jesus havia realizado, com base na lei.

Para viver uma mudança real é necessário abandonar o pensamento religioso, que trabalha com base no mérito e na punição. Pensamento que acredita que existe algo que possamos fazer para sermos mais dignos do amor de Deus. Se nós fizermos tudo direitinho, então recebemos as bênçãos, mas se existe algo errado na vida é um castigo de Deus. Se estamos doentes é por algum pecado cometido, se não prosperamos é porque existe algo oculto em nossa vida. Esse é um pensamento religioso que nos impede de ver o impossível que Deus deseja realizar.

“Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Agora você está curado; deixe de pecar, para que nada pior lhe aconteça” O homem foi até os líderes judeus e lhes disse que tinha sido Jesus quem o havia curado. Então os líderes judeus começaram a perseguir Jesus por não respeitar as regras do sábado. Jesus, porém, disse: “Meu Pai sempre trabalha, e eu também”. – João 5:14-17

Ao final do encontro do homem do tanque de Betesda com Jesus vemos o mestre ensinando sobre o Pai. Que trabalha sempre, que está sempre olhando por nós. Independente do momento, independente da situação, independente do quanto vemos sobre aquilo que estamos vivendo, o Pai está trabalhando por nós. Ele trabalha para o bem daqueles que O amam.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

E agora, como vai ser a vida em 2020?

Será que existe alguma área da nossa vida em que precisamos parar de orar para Deus realizar o que queremos?

As promessas de Deus geram mudanças, geram frutos que transformam a nossa vida. A promessa para 2020 é de um ano diferente, “Levante-se e ande” diz o Senhor. Para Ele não importa qual é a nossa situação, não importa o quanto estamos caídos, importa se nosso coração está arrependido e se cremos que as palavras dEle tem poder para nos ajudar.

Grandes coisas estão por vir.

Líder: Encoraje sua célula a orar por arrependimento, para que a nossa comunidade experimente o mover sobrenatural do Espirito Santo, assim como a igreja de atos. É momento de orarmos com ousadia firmando ou reafirmando nosso compromisso com o Senhor. Ore por ousadia para irmos além e cumprirmos o ministério que Jesus nos deixou.

Siga-nos: