SENTIR (quebra-gelo)

Porque você acha que é importante doarmos? O que você acha que a atitude de DOAR pode mudar na nossa vida?

APRENDER

Porque nós devemos doar?

O princípio da prosperidade do Reino de Deus está no dar. Somente o que você dá, multiplica. Tudo o que você retém é o que você tem, mas o que você dá, multiplica. Por isso, sabemos que no Reino de Deus há abundância, não há falta de provisão. Tem cura, saúde, salvação e provisão completa – nunca falta nada para os filhos de Deus (Salmos 37:25). E o rei deste Reino, nosso Pai, deseja nos abençoar e nos dar tudo aquilo que pedimos.

Mas porque, então, parece que temos falta?

O problema da falta não está com a vontade do Rei em dar, no Reino ou com a falta de bênçãos no Céu, mas, sim, com nós, Seus filhos. Nós temos duas atitudes que nos impedem de desfrutar das bênçãos do Reino de Deus. Muitas vezes temos dificuldade de aceitar que Deus é BOM e que o Ele nos DEU é maravilhoso! Sempre pensamos “é bom demais para ser verdade”, e então pensamos sempre que temos que trabalhar para conseguir aquilo ou que outra pessoa merece, mas nós não.

A Parábola dos Dois Filhos

Lucas 15:11 – 32 – Aqui vemos a história de dois filhos herdeiros. O filho mais novo usou a provisão de seu pai para o próprio prazer, abandonou a casa, representa o orgulho mundano. O filho mais velho deseja merecer a provisão do pai, vive como um escravo na casa do próprio pai, representa o orgulho religioso. Nós deixamos de obter provisão, saúde, oportunidades por causa de uma mentalidade egoísta (como do filho mais novo) e de comparação/merecimento (como do filho mais velho).

Mas qual o problema disso?

Os dois filhos estão vivendo sem confiar no Pai, pensando em construir um futuro para si, ao invés de desfrutar o que o Pai tem para eles. A identidade de filhos e de herdeiros não está clara para eles – são príncipes vivendo como mendigos e escravos! Nós somos filhos de Deus, príncipes e herdeiros, mas, muitas vezes, vivemos como mendigos e escravos, pensando apenas em nós mesmos, mas não é isso que Deus tem para nós. Ele deseja nos dar muito mais e, através de nós, abençoar muito mais!

REFLETIR

Mas, então, como saímos dessa situação?

É preciso aprendermos o princípio do Reino. O princípio do Reino é que tudo o que Ele coloca nas suas mãos veio dEle e é para Ele! O Espírito Santo tem nos chamado a contribuirmos de forma extravagante com o seu Reino. Pois, assim, experimentaremos um nível diferente de fé e de relacionamento com Jesus.

Você precisa de mais? Então dê mais! A lógica da prosperidade do Reino de Deus é contrária a do mundo – ela diz que só tem mais quem ousa dar mais! É a generosidade! deus tem prazer em multiplicar nossas finanças de volta pra nós. Deus responde diretamente à nossa entrega! 

O que é doar extravagantemente?

É mais do que dar apenas os 10%. Deus nos dá o 100%. Se queremos multiplicar, devemos perguntar a Deus o que fazer com os 90% restantes. Se queremos fazer grandes coisas para Deus, experimentar grande intimidade com Deus, temos que aprender a ser doadores extravagantes. A provisão sobrenatural vem da confiança no amor de Deus, que nos leva a dar de maneira extravagante.

3 Princípios para sermos Doadores Extravagantes:

  1. Deus deseja que confiemos em sua liderança
    Quando damos de maneira extravagante, as portas de bênçãos sobrenaturais são abertas sobre nossa vida financeira e experimentamos milagres financeiros. Há provisão, contratos, restituição, novos negócios. Deus fala que devemos colocar Ele a prova na área financeira. É confiar na palavra e na orientação dele (Malaquias 3:10).
  2. Uma vida de doação extravagante aumenta nossa intimidade com Deus
    É a conversa, o relacionamento que Deus que direciona o quando e como devemos dar. Ao perguntarmos para o Pai como investir nossos 90%, então aumentamos nossa intimidade com Ele, sendo guiados em tudo. O desafio de doar vem de Deus e é para que possamos experimentar um envolvimento sobrenatural de Deus nas nossas finanças (Mateus 6:3-4)
  3. A multiplicação acontece na semente que é semeada, não na que é guardada.
    Deus multiplica sobrenaturalmente o que semeamos na vida de outras pessoas, não o que retemos para nós! A nossa oferta demonstra também o caráter de Cristo operando na vida de outras pessoas, para que elas também vejam a ação de Deus em suas vidas.E nós seremos certamente abençoados por obedecermos e doarmos, seremos supridos no que demos e multiplicaremos, colhendo não só o que demos, mas muito mais (2 Coríntios 9:10). Quando doamos, somos vistos como JUSTOS! E o justo nunca permanecerá caído — o Senhor sempre o levantará.

Por isso doar extravagantemente é tão poderoso. Pois envolve nosso coração, nosso desprendimento, uma intimidade profunda com o Pai!

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

O que significa Deus ser nosso provedor?

Gênesis 22: 1-18 -> Abraão estava disposto a sacrificar seu filho, mesmo sabendo que em Isaque estava toda a promessa de Deus. Mas Abraão sabia que mesmo que seu filho morresse, Deus teria o poder de ressuscitá-lo. Abraão precisava ir até o fim. Ele declara até o fim que Deus irá prover tudo para o sacrifício, está disposto a entregar tudo. E quando ele está prestes a sacrificar seu filho, Deus provê o sacrifício e Isaque é poupado.

Muitas vezes, entendemos errado o que é Deus provedor. Fazemos planos e ideias, tomamos atitudes sem consultar o Senhor e dizemos “Ele proverá”. Mas o Senhor não provê em qualquer situação. A provisão chega sempre a tempo, na hora que você precisa, quando você está no caminho de obedece-Lo. A provisão é colocada à disposição num determinado lugar e tempo — se você não estiver naquele lugar, naquele tempo, não encontrará com a provisão.

Quando Deus pedir uma oferta sacrificial a você, saiba de uma coisa — ele mesmo vai providenciar esta oferta, este valor, e ainda muito mais.

E a recompensa? Ela vem! Em Gênesis 1:16-17, Deus abençoa a geração de Abraão, multiplicando-a, dando a ele muito mais do que a promessa de um filho que havia em Isaque. Em Abraão, todas as famílias de terra foram abençoadas. E tudo isso porque ele obedeceu e doou extravagantemente! Quando você oferta no Reino de Deus, muitos são abençoados! E você recebe de forma multiplicada: vitória sobre os inimigos, bênção sobre a família, multiplicação sobrenatural do que foi doado, etc.

2 Coríntios 1:19-22 -> Jesus sempre faz o que diz. Todas as promessas são nossas, porque Jesus foi sacrificado e então recebemos o “Sim, Amém”.

Como nos apropriamos dela?

Devemos dar tudo o que temos. Dinheiro, tempo, oração, conhecimento, e Ele multiplicará sobrenaturalmente! Deus quer te prosperar, abrir novas portas e avançar! Através de você Ele quer ampliar o Reino, para alcançar outras pessoas e ver o sobrenatural dEle na sua vida!

Como você pode, a partir de hoje, doar extravagantemente às pessoas que estão ao seu redor?

Deus nos incentiva a sermos doadores extravagantes! Não apenas do dinheiro, mas dos recursos que você temos em nossas mãos, em nossas vidas! Comece hoje e você verá não só a multiplicação do sobrenatural na sua vida, mas também a ampliação do Reino de Deus e a transformação na vida de muitos!

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Siga-nos: