SENTIR (quebra-gelo)

Quando você pensa em santidade, qual é a primeira palavra que vem à sua mente? Você se acha capaz de viver de forma santa?

APRENDER

Temos enxergado uma vida de santidade da maneira correta?

Deus quer nos ensinar a viver como Ele vive, e Ele é um Deus santo. Por isso, também nos chama a viver de maneira santa. Mas, quando ouvimos isso, não ficamos muito empolgados, porque pensamos que santidade tem a ver com uma vida difícil, certinha, tediosa, sem nenhum prazer. A relacionamos somente com renúncia, renúncia e mais renúncia. E isso é uma grande mentira!

A santidade é a qualidade de vida mais empolgante que existe. Ela nos capacita a experimentar a alegria de caminhar com o Senhor, de conhecer os prazeres que Ele guardou especialmente para nós. A santidade é o caminho para vermos a Deus (Hb. 12:14).

O que é uma vida santa?

É vivermos em constante contato com o Pai, nos tornando cada vez mais parecidos com Ele e deixando que Ele mude a nossa maneira de pensar, de viver.

Essa vida santa nos enche de paz, porque nos faz enxergar o futuro como o Senhor enxerga, com pensamentos de paz, e não de mal (Jr. 29:11). Jesus foi o homem mais santo que já existiu, e Ele experimentava de uma paz sem igual, porque conhecia e confiava no Seu Pai.

A santidade não tem a ver com o esforço próprio, com a meritocracia ou com a capacidade humana, mas com o agir do Espírito Santo em nós. E ela nos capacita não só a identificar as mentiras e ilusões do diabo, mas a vencê-las também.

Há duas verdades que podem nos ajudar a viver de maneira santa?

  1. Esteja preocupado com os prazeres mais elevados

Deus é o autor do prazer e nos criou para desfrutar dele. Contudo, Satanás tenta nos atrair com prazeres falsos e momentâneos, que nos afastam do Senhor. Isso nos leva a pensar que todo prazer é pecaminoso e que a vida de santidade jamais será uma vida de alegria e realização, mas isso é um engano.

Somente o Espírito Santo pode nos ajudar a entender o que realmente nos dará o verdadeiro prazer. É Ele que nos ensina os pensamentos de Deus e nos apresenta as alegrias que Ele tem para nós (1Co. 2:10-11). Quando ouvimos a Sua voz, não nos enganamos e nem nos distraímos com os prazeres ilusórios, mas nos concentramos em encontrar a Deus e nos tornamos mais parecidos com Ele.

  1. Posicione o seu coração em obediência total

Conforme nossa alma entende o prazer que há em estarmos concentrados e voltados no amor a Deus, somos capazes de nos posicionarmos em obediência de todo nosso coração. Jesus disse em João 14:15 que quem ama, obedece aos Seus mandamentos.

Quando posicionamos o nosso coração para viver rendidos em obediência completa, nossas emoções são profundamente impactadas e podem ser guiadas pelo Pai. E, então, Suas bênçãos são liberadas.

REFLETIR

Como, então, experimentarmos a santidade de maneira completa na nossa vida?

Já vimos que ao pensarmos nos prazeres do alto, revelados por Deus através do Espírito Santo, e ao rendermos todas as áreas da nossa vida em obediência a Deus, podemos viver a verdadeira santidade. Mas como podemos experimentar isso constantemente?

O texto de Romanos 6 nos dá três princípios para começarmos a viver de maneira santa hoje: Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça” (v. 11-13).

  1. Saber (v. 11)
  2. Resistir (v. 12-13)
  3. Buscar (v. 13)

Nós devemos CONHECER (saber) a verdade, RESISTIR aos enganos e ilusões das trevas e BUSCAR a Deus de todo nosso coração! Esses três princípios juntos (e não apenas um ou outro) nos conduzem a começar a viver uma vida de santidade.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Você quer começar a viver hoje uma vida santa?

Deus é bom e Ele está de bom humor! Ele quer compartilhar Sua santidade conosco, quer nos encher de fé, nos dar palavras abençoadas, quer compartilhar Seus planos.

Uma vida de santidade, em que amamos a Deus em todas as áreas, é possível agora! Não é algo apenas para um supercristão, não é para o futuro quando estivermos totalmente maduros, e não é algo que nos espera apenas do outro lado da eternidade. Viver uma vida de santidade é experimentar uma vida de prazer em Deus!

Faça um compromisso com o Senhor hoje mesmo, diga a Ele que quer ter uma vida santa, que quer conhecê-lo mais e se tornar mais parecido com Ele. Conte com a ajuda do seu discipulador e dependa completamente do Espírito Santo. Foque seus pensamentos nas coisas do alto, comprometa-se a obedecer, e experimente da plenitude de alegria e prazer que o Senhor tem guardada para você.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: