SENTIR (quebra-gelo)

Você já teve problemas com a memória do seu celular? Como ele funciona quando está com a memória cheia ou com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo? Você já deixou de fazer alguma coisa porque seu celular não funcionou como deveria?

APRENDER

O que as memórias podem fazer conosco?

O Senhor nos criou de maneira que, quanto maior a experiência emocional que temos, maior o seu destaque em nossa memória. O rei Salomão falou um pouco sobre suas memórias em Lamentações 3.19-23: “Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!”. Ele diz que as memórias ruins fazem a sua alma desfalecer, mas há outras memórias que o enchem de esperança.

Nós funcionamos como um celular. Se estamos cheios de memórias que nos sobrecarregam, vivendo no passado, começamos a “travar”, não funcionamos como deveríamos, acabamos impedidos de fazer tudo aquilo que fomos chamados para fazer. E, muitas vezes, permitimos que memórias doentes tomem conta dos nossos pensamentos e façam a nossa alma desfalecer.

O que são memórias doentes?

São lembranças que estão ligadas a dores emocionais, marcas negativas, traumas e frustrações, culpa por coisas que não queríamos ter feito, escolhas que não queremos repetir. Quando vêm à nossa mente, essas memórias produzem medo, ansiedade, ressentimento, raiva, tristeza, desânimo. Acabam fazendo com que assumamos posições de controle ou abandono e que nossas decisões sejam controladas pelo medo.

Isso influencia diretamente nos nossos relacionamentos, atingindo o nosso futuro, porque não há bom futuro sem bons relacionamentos.

Qual, então, é a cura para memórias doentes?

Nossas memórias fazem parte da nossa identidade e nós não podemos evitar que elas venham, mas podemos deixar que Deus as trate. Ele é o único que pode curar as nossas memórias, trata o nosso passado e transforma o nosso futuro.

O texto de Isaías 1:18 diz: ““Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão””. A cura para as nossas memórias é a graça de Deus, é Jesus recebendo a condenação em nosso lugar (Hb. 8:12). É tão simples como parece. Graça é a combinação de amor e perdão. Somos amados e fomos completamente perdoados.

REFLETIR

Como podemos “acessar” a cura para as nossas memórias doentes?

Através da fé na graça de Deus. Quando cremos no amor de Deus por nós e quando cremos que Ele perdoou os nossos pecados, o Espírito Santo trata as nossas memórias e tira a marca delas. Ele não apaga as nossas memórias, até porque isso influenciaria em nossa identidade, mas as cura.

““Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente”; e acrescenta: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”” (Hb. 10:16-17). Essa é apenas uma das promessas do Senhor para nós. Ele escolhe não se lembrar mais dos nossos pecados, porque Ele escolheu nos amar.

Quando nos lembramos das promessas de Deus, conseguimos enxergar um futuro de paz. Mas quando nos esquecemos da purificação dos nossos pecados, nossa vida fica mais complicada, nossos relacionamentos ficam mais complicados, tudo se complica. Podemos ter memórias saudáveis e cheias de esperança porque fomos redimidos pelo sacrifício de Cristo. Podemos olhar para frente e ver um futuro bom, porque Jesus morreu em nosso lugar e pagou a nossa dívida (2Pe. 1:4-9).

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Como estão as suas memórias?

Se você tem se lembrado com tristeza de momentos da sua vida, se sentido inseguro, com medo ou ansioso, creia no amor de Deus por você, creia que os seus pecados foram levados com Cristo na cruz do Calvário e deixe que o Espírito Santo cure as suas lembranças, trate as suas memórias e transforme os seus relacionamentos e o seu futuro.

Invista tempo lendo a Palavra de Deus, conhecendo as Suas promessas e creia que elas são para você. Todas elas! O Senhor tem promessas de paz para você, e não de mal.

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Siga-nos: