SENTIR (quebra-gelo)

Qual é para você a principal característica de um relacionamento complicado?

APRENDER

Quais as diferenças entre um relacionamento simples e um relacionamento complicado?

Um relacionamento complicado tem falta de confiança, assuntos não resolvidos, lembrança de erros do passado, pouco perdão do íntimo, medo, vergonha, muitas exigências e expectativas, muito julgamento, muito controle, pouca compaixão, poucas expressões de amor, sentimentos acima da verdade. Relacionamentos simples têm confiança, compaixão, pedido de perdão, expressões de amor, compreensão, empatia, mais amor e menos exigências, chorar e se alegrar juntos, momentos felizes e sentir falta um do outro.

Como Deus se relaciona conosco?

O relacionamento com Deus é simples, Ele se relaciona conosco de maneira que inclui todas as características de um relacionamento simples. Ele é o Pai que vai sempre atrás de nós. Nós é que complicamos quando nos relacionamos com Ele através da nossa religiosidade, das nossas cobranças.

O relacionamento entre Adão, Eva e Deus no Jardim do Éden mostra o Senhor como um Pai que busca estar com Seus filhos: “Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”. E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”” (Gn. 3:8-10).

O jardim era um lugar de encontro com Deus. Quando o homem e a mulher fogem desse encontro, o Senhor vai atrás deles, afinal, eles foram criados para habitar em Sua presença, assim como nós fomos. E, assim como foi com Adão e Eva, o medo nos afasta da presença do nosso Pai.

Deus mostrou que busca os Seus filhos em diversos outros momentos: quando fala com Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Samuel, os profetas, etc. É sempre Ele que vem atrás de nós.

Por que é tão importante conhecer a Deus como Pai?

Nós fomos criados para ter um relacionamento com o nosso Pai. Quem não conhece a Deus como Pai vive ansiosamente, porque Ele é PROVEDOR (Mt. 6:25-27), está sempre CUIDANDO DE NÓS (Mt. 10:29-31) e QUER NOS DAR O QUE DESEJAMOS (Mt. 7:7-11).

Quando não conhecemos a Deus como Pai, ficamos sem descanso e não conseguimos vencer o medo. E Ele está muito mais preocupado conosco e com quem somos do que com aquilo que podemos fazer.

Jesus apresentou a Deus como o “Aba”, o Pai. Não adianta conhecermos ao Senhor como o Deus Todo-Poderoso apenas, precisamos nos relacionar com Ele como filhos se relacionam com o Pai.

REFLETIR

Qual é o nosso destino como filhos de Deus?

Jesus deu a resposta: ““Não sabemos para onde o Senhor vai”, disse Tomé. “Como podemos conhecer o caminho?” Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim”. Nosso destino como filhos é encontrar o Pai e viver para sempre com Ele.

Esse sempre foi o projeto de Deus para nós. Ele quer que desfrutemos de Sua presença não só nesta terra, mas para todo o sempre, quer nos prover, cuidar de nós, nos dar aquilo que desejamos, nos dar descanso, tirar o nosso medo e a nossa ansiedade.

Nosso relacionamento com Deus deve ser simples. O Seu convite para nós é: “Eu quero que você viva comigo e eu quero viver com você para sempre”.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Como você tem se relacionado com Deus?

Se você percebeu que tem tido um relacionamento distante e complicado com Deus, cheio de medos, inseguranças, ansiedade e julgamento, peça perdão e se aprofunde em conhecer, na Palavra, o tipo de relacionamento que o Pai quer ter com você. Ele te ama de maneira simples, mas poderosa, e quer que você desfrute da Sua presença.

Não importa como foi o seu relacionamento com o seu pai terreno, Deus é um Pai amoroso e quer se revelar a você, quer que você se sinta seguro no Seu amor.

Vale a pena investir o nosso tempo nos esforçando para conhecer ao Senhor profundamente. Nos colocando no lugar secreto e desfrutando da Sua presença. Olhando para Ele de maneira simples, como diz a Bíblia, sem religião, sem uma lista de regras, apenas como um Pai de amor.

Deus está te chamando para um relacionamento simples. Responda ao chamado dele!

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Siga-nos: