SENTIR (quebra-gelo)

Você estava no culto neste domingo? Você experimentou alguma coisa diferente da parte de Deus? Compartilhe com o grupo.

APRENDER

Como mudamos nossos hábitos?

Paulo diz em 2 Coríntios 4:16: “Por isso, nunca desistimos. Ainda que nosso exterior esteja morrendo, nosso interior está sendo renovado a cada dia”. Nós temos dois lados, como o apóstolo descreve, o lado de dentro e o lado de fora, o homem interior e o homem exterior. O homem interior é o nosso espírito e a nossa alma, é onde habita o Espírito Santo de Deus. O exterior é o nosso corpo, é aquilo que vemos, nossas ações.

Muitos pensam que mudando o seu exterior, cuidando de sua aparência e administrando o que os outros pensam, conseguirão mudar o seu interior. Mas a verdade é que isso é impossível. É o homem interior que se reflete no homem exterior. Por isso, sempre que quisermos mudar um hábito, algo que está em nosso exterior, precisamos começar mudando nossa maneira de pensar, mudando o que temos por dentro.

Romanos 12:2 fala exatamente sobre isso: “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês”. Se queremos experimentar o que nunca experimentamos, precisamos mudar nossos pensamentos. 

Você tem certeza do que você NÃO QUER MAIS na sua vida?

Pense em todos os hábitos e atitudes que você gostaria de mudar na sua vida. Eles são frutos do seu interior e só serão transformados através de uma mudança que vem de dentro.

O Reino de Deus está dentro de nós. A religião tenta mudar as pessoas de fora para dentro, através do legalismo, das regras e da manipulação. Mas o cristianismo não trabalha assim. Jesus veio para que sejamos transformados de dentro para fora, através do novo nascimento, do Espírito Santo e de uma mudança completa em nossa vida.

Da mesma forma, o nosso caráter é formado de dentro para fora. Porque em nosso interior estão nossos princípios – aquilo em que cremos, nossas convicções, nossa referência – e nossos valores – aquilo que achamos importante. Eles afetam a nossa maneira de pensar e afetam o nosso exterior, nossas prioridades – onde gastamos o nosso tempo, o nosso dinheiro – e também as nossas ações, reações, decisões e atitudes.

Como podemos ser transformados de dentro para fora?

Em João 4:14, enquanto Jesus conversava com a mulher samaritana junto ao poço, disse que “quem bebe da água que eu dou nunca mais terá sede. Ela se torna uma fonte que brota de dentro e dá a vida eterna”. Alguns capítulos depois, João explica o que é essa água viva, o Espírito Santo (Jo. 7:37-39).

Quando nascemos de novo, Deus derrama o Seu Espírito Santo sobre nós para ser como uma fonte de águas vivas, que nunca para de jorrar. E Ele nos transforma de dentro para fora, Ele muda tudo em nosso interior, transforma o nosso caráter, a nossa maneira de pensar, os nossos valores e os nossos princípios. Ele nos enche e faz de nós uma fonte que nunca para de jorrar!

REFLETIR

Como eu deixo o Espírito Santo me encher?

Para termos acesso a essa água viva prometida por Jesus, precisamos ir até Ele. A chave é crer em Jesus, aceitar o Seu sacrifício e deixar que Ele nos mude. A partir do momento em que cremos em Jesus e nascemos de novo, o Espírito Santo já é derramado em nós. Cabe a nós deixarmos que Ele nos encha e nos transforme de dentro para fora.

Nosso pensamento e nosso interior só serão transformados através da Palavra de Deus e do Espírito Santo. Não existe outra maneira. E tudo isso já está disponível para nós.

Podemos, de muitas maneiras, nos tornar pessoas religiosas e achar que podemos mudar o nosso homem interior mudando o exterior, cumprindo regras, sendo legalistas e preocupados com a aparência. Mas isso só traz peso e sofrimento. O Espírito Santo quer ser uma fonte dentro de nós, transformando tudo, de dentro para fora.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Como você tem vivido? Tem tentado mudar as coisas em você de fora para dentro?

Viver de aparência ou baseado em regras para receber o amor de Deus nos traz sofrimento, peso e cansaço. O Senhor não tem isso para nós. Ele quer que experimentemos a Sua boa, agradável e perfeita vontade através de uma mudança profunda em nosso interior.

Pense nas atitudes, palavras e emoções que você gostaria de mudar em você. Ore e peça ao Espírito Santo que te encha e transforme completamente o seu interior, impactando os seus pensamentos, seus valores, seus princípios e seu caráter. Invista tempo conhecendo a Palavra de Deus e tendo um relacionamento com o Espírito Santo e, então, verá o seu exterior sendo transformando, conforme as coisas mudam dentro de você. 

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: