Se você precisasse de ajuda para uma tarefa muito importante, quais características buscaria numa pessoa para te ajudar?

Existem algumas características-chave quando procuramos alguém para cumprir uma tarefa específica.

Quando pensamos em discípulos, aprendemos que essa pessoa tem que ser “FED” (Fiel, Ensinável e Disponível). Essa pratica é essencial para ser um discípulo de Jesus.

O que devemos fazer para Deus nos usar? (1 Crônicas 11:15-19)

Davi reuniu um grande exército para lutar contra os filisteus e estava aguardando o tempo certo para entrar na batalha.

Entre milhares de pessoas, 30 homens se destacaram e eram os comandantes dos comandantes, o grupo principal de Davi. Desses 30, três se destacaram ainda mais. Os que se destacaram, fizeram 04 coisas que fez com que fossem marcados na Bíblia com destaque:

1. Eles se dispuseram (vs. 15)
Aqueles homens não precisavam ir até Davi, eles nem mesmo foram convocados. Mas, mesmo assim, eles foram até lá e se dispuseram. Se queremos ser as pessoas a quem Deus vai confiar Seus projetos e desafios, precisamos nos dispor.

Quando Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos, Tomé não estava com eles. E então ele ficou ouvindo os rumores daqueles que haviam estado com Jesus. Nós, muitas vezes, somos assim também.

Não nos dispomos a estar onde Ele está e vivemos dos rumores das experiências das outras pessoas, não temos nossa experiência pessoal. Quando nós nos dispomos, experimentamos a presença de Deus.

2. Eles foram para a linha de frente (vs. 18)
A linha de frente é o lugar onde está o maior perigo. Normalmente é onde os homens morrem primeiro numa batalha. Aqueles homens não se dispuseram apenas a ir buscar água, eles estavam dispostos a morrer. Eles não estavam vivendo uma vida de segurança e conformismo.

Se queremos uma vida segura, não precisamos de Deus. Se queremos uma vida de conforto, não precisamos do extraordinário de Deus. Aqueles homens já tinham honra e autoridade, já eram considerados homens corajosos e capazes, mas, mesmo assim, eles se dispuseram a perder a vida para realizar um desejo do rei. Eles foram além. Para estarmos na linha de frente, precisamos do Espírito Santo, porque neste lugar a nossa única esperança é o Senhor.

3. Eles fizeram o inesperado (vs. 18)
O pedido de Davi era impossível. Mas, aqueles três homens ouviram e não se importaram, fizeram o inesperado. Eles estavam tão apaixonados que a única resposta do seu coração era agir. Eles passaram de grandes generais a carregadores de água. A verdade é que as únicas pessoas que poderiam ir buscar aquela água eram guerreiros preparados.

Servir é para todos! Um discípulo de Jesus ama e serve. Líderes não mudam o mundo, o que muda o mundo é quando líderes se tornam servos e quando servos começam a liderar.

Fazer o inesperado é algo perigoso. Mas quando estamos convictos, Deus abre os nossos olhos e nos dá coragem! É na nossa fraqueza que Ele se faz forte! Deus capacita aqueles que sempre querem fazer algo a mais, ir além do que foi pedido. Um verdadeiro discípulo se pergunta: o que ainda precisa ser feito e ninguém falou?

4. Eles tornaram o impossível em possível (vs. 18-19)
Em algum momento, vamos ter que cruzar a linha de segurança que temos. Podemos conhecer a Jesus, saber o que Ele faz e o que Ele já fez, mas nunca entrarmos no sobrenatural. Vivermos sempre no mesmo, no mais seguro. Temos medo de sair da nossa zona de conforto e depender completamente de Deus.

Nós precisamos nos dispor e deixar que Deus cuide do que é impossível. Onde nós estamos é Reino de Deus! Por nossa força, não conseguimos fazer o impossível, mas Deus pode!

O que aconteceria se nós nos decidíssemos viver no impossível? Se nos dispuséssemos a fazer o inesperado e a convocar o impossível?

Isso depende de termos o desejo de ser como aqueles três homens. Jesus nos mandou ir e fazer discípulos, e disse que o Espírito Santo estaria conosco. As palavras e promessas já existem, nós só precisamos nos colocar a disposição.

Não temos ido até o Senhor para ouvir tudo aquilo que Ele quer fazer. Na verdade, temos somente levado os nossos planos e projetos para que Ele aprove. Se nós, como discípulos de Jesus, nos dispormos, obedecermos e fizermos o inesperado, a presença de Deus vai aparecer, porque as coisas que eram impossíveis se tornaram possíveis.

Quando Davi recebe a água que aqueles homens foram buscar em território inimigo, ele a oferece como oferta a Deus. Ele não bebe. A atitude daqueles generais fez com que Davi também tivesse que se sacrificar. E isso deve ser verdade na nossa vida também. Essa água que nós compartilhamos não é apenas para enchermos o nosso tanque, mas para abençoarmos outras pessoas.

Como você tem vivido?

A nossa vida cristã é conduzida por experiências pessoais com Jesus ou vivemos somente de rumores do que outras pessoas dizem? Temos olhado para a vida das outras pessoas e achado que Deus não pode agir na nossa?

Deus disse: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o Senhor”. (Jeremias 29.13-14a)

Deixe a comparação e o desânimo de lado! Deus tem planos diferentes para cada um de nós, mas juntos somos como um exército, somos o Corpo de Cristo nesta terra. E as portas do inferno não podem prevalecer sobre nós, que somos a igreja.

  1. 19/06/2017

    muito bom…

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: