Pelo que você gostaria de ser lembrado?

Hoje, quando falamos de Moisés, nos lembramos de que ele foi o libertador dos israelitas, aquele que guiou o povo pelo deserto, que conversava com Deus no monte. Mas não foi sempre assim. Moisés passou por muitos anos de incerteza e provações. Mas a sua atitude de crer em Deus e obedecer mudou tudo. Assim deve ser conosco também. Precisamos querer ser lembrados pelo nosso relacionamento com Deus e nossa obediência a Ele.

Qual é o segredo para sermos usados por Deus?

Como vimos na semana passada, Moisés teve um encontro com Deus e ouviu a Sua voz. Naquela sarça ardente, ele tinha três opções: poderia crer em Deus e obedecer; crer, mas não obedecer; ou poderia até não crer e nem obedecer, achar que nada daquilo fazia sentido. Moisés escolhe a primeira opção, ele crê e obedece. Só obedece a Deus quem crê nele.

Moisés decide crer e obedecer: (1) Apesar do seu passado; (2) mesmo sabendo que o desafio está muito acima de sua capacidade; (3) sem possuir todas as habilidades; (4) sem ter experiência no assunto; (5) sem preparação ou treinamento adequado; (6) mesmo se sentindo sozinho; (7) mesmo sabendo que terá que enfrentar os fantasmas do seu passado; (8) mesmo sabendo que a tarefa é impossível a menos que Deus opere; (9) confiando unicamente na Palavra de Deus.

Podemos dar muitas desculpas para Deus, mas Ele não usa ninguém por causa de suas habilidades e dons, Ele nos usa porque nos ama e está conosco em todo o tempo. Será que creríamos em Deus e O obedeceríamos nas mesmas condições que Moisés?

Moisés creu em Deus e decidiu obedecê-lo, e tudo deu certo logo depois? (Êxodo 5-11)

Na verdade, nada aconteceu como ele imaginava. Uma coisa que podemos aprender com a história de Moisés é que antes de sermos usados, seremos provados. Vai haver um momento em que as coisas não vão acontecer conforme planejamos.

Êxodo 4:29-31

Quando Moisés e Arão vão até o povo para contar tudo aquilo que Deus falou, todos se alegram, creem e adoram ao Senhor. Mas, seu primeiro encontro com o faraó fracassa. Mesmo ouvindo sobre o que Deus falou com Moisés, o faraó diz que não vai libertar o povo porque não conhece a Deus (Êx. 5:2). Quem não obedece a Deus é porque não O conhece. Pode até ter ouvido falar de Deus e da Sua fidelidade, mas não O conhece e por isso teima e não obedece.

E a provação de Moisés não fica só no fato de o faraó ter se negado a libertar os israelitas. A situação fica ainda pior do que já era: a carga de trabalho do povo é dobrada. Então, Moisés ouve a Deus, crê e obedece, mas mesmo assim a situação piora. E os israelitas acabam se voltando contra ele e Arão.

O que fazer quando obedecemos a Deus e vêm as provações?

Devemos, assim como Moisés, buscar a Deus. Ele ora e até pergunta por que Deus o enviou (Êx. 5:22-23). Muitas vezes, nós nos questionamos a mesma coisa – por que Deus nos enviou se as coisas não estão dando certo? E é nesse ponto que muitos desistem, deixam de crer e obedecer.

As provações vêm para que possamos enxergar como Deus enxerga. A vontade dele vai muito além do que podemos imaginar. Ele fala para Moisés que tem muito mais coisas envolvidas na história, muito mais do que o próprio Moisés estava esperando. Mas ele precisava perseverar, continuar crendo e obedecendo.

Deus nos chama para abençoar pessoas. Não podemos pensar que isso é tarefa fácil no mundo em que vivemos. Quando estamos passando por algumas situações, queremos uma solução rápida, mas nos esquecemos de que Deus está preocupado com outras coisas, Ele vê além. Deus não queria apenas libertar os israelitas, queria Se revelar a eles, porque assim eles descobririam quem são. A revelação de Deus traz com ela a revelação de quem nós somos.

Sempre vai haver oposição quando trabalhamos para o Senhor, sempre vamos passar por provações, mas precisamos seguir em frente, continuar naquilo que Ele nos chamou para fazer. Moisés fez isso, foi até o faraó mais uma vez e enfrentou ainda mais provações: quando o cajado de Arão se transformou em serpente, os magos do Egito vieram e fizeram a mesma coisa. E assim foi também com as primeiras pragas, a transformação da água em sangue, as rãs. Mas, na terceira praga, os piolhos, os magos já não conseguem mais reproduzir. E da quarta praga em diante, somente os egípcios são afetados, os israelitas não.

A situação muda. Moisés passa a ter o crédito não só do povo, mas também dos seus inimigos (Êx. 11.3). As pessoas reconheciam que ele era um homem usado por Deus. No entanto, isso só acontece porque Moisés continuou obedecendo a Deus, ele não desistiu, não deixou de crer.

O destino de Moisés é mudado porque ele decide fazer o que Deus manda. O destino de milhões de pessoas é transformado porque um homem decidiu obedecer a Deus. Isso é poderoso!

Como eu sei que Deus quer me usar?

A vontade de Deus é usar todas as pessoas. E Ele é tão criativo que usa cada um de uma maneira diferente. Um coração manso e humilde, que obedece a Deus é a chave para sermos usados poderosamente. Precisamos crer e obedecer.

A Bíblia nos dá muitos outros exemplos de obediência, mas o maior deles é o do Senhor Jesus. Ele se humilhou e foi obediente até a morte. Se Ele não tivesse obedecido e Se entregado, nós não teríamos vida. Hoje, toda a humanidade pode ter a vida eterna por causa dele.

O segredo para sermos usados por Deus é crer e obedecer. Apesar das nossas fraquezas, da nossa condição e do nosso passado, Ele nos chama para cumprir a Sua vontade. Deus quer ser o Pai de toda a humanidade, por isso nos manda ir e fazer discípulos (Mt. 28.18-20) para que as pessoas O conheçam. E Ele sempre vem conosco, nunca estamos sozinhos.

Como ter um coração obediente?

É só pedir! A Palavra fala em Ezequiel 36:26-27: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agir segundo os meus decretos e a obedecer fielmente às minhas leis.”

O ser humano não consegue obedecer a Deus por si só. Precisa ter uma experiência com Ele e conhecê-lo. Assim como Moisés ganhou uma nova identidade depois de ter uma experiência com Deus, pode ser conosco também. Ele nos dá um novo coração capaz de obedecer, e então somos usados por Ele. Deus faz tudo por aqueles que O amam e querem obedecer (Jo. 14:21).
Você quer ser usado por Deus?

O primeiro passo é entregar o seu coração totalmente a Ele e crer que Ele pode te dar um coração obediente, manso e humilde. Creia em Sua Palavra e obedeça, mesmo que as circunstâncias sejam difíceis e que pareça que nada vai dar certo. Deus quer usar você!

E quando obedecemos, mesmo diante das provações, sentimos uma alegria inigualável. Por isso, entregue tudo a Ele e decida obedecer.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: