O que mais tem te impactado no que temos ouvido sobre sermos usados por Deus?

Quem pode ser usado por Deus?

Deus quer usar a todos nós. O Seu desejo é que possamos obedecê-lo e abençoar as outras pessoas. Na Bíblia, não existe o termo “ser usado”, e muitas pessoas têm pensamentos errados sobre ele. A Palavra faz algumas analogias para explicar a maneira como Deus quer nos usar. Como em Jeremias 18:6 e Atos 9:15, por exemplo, onde somos comparados a vasos e instrumentos.

Deus quer que sejamos vasos de honra, prontos para toda a boa obra e úteis para servir (2Tm. 2:21). Quando quer nos usar, Ele fala de algo único que há em nós, características e capacidades que Ele mesmo nos deu. O Senhor sabe por que nos criou e já nos deu tudo o que precisamos para ser usados por Ele e abençoar as pessoas. 

Ser usado por Deus é o mesmo que fazer muitas coisas para Ele? (Lc. 10:38-42)

Na casa de Marta e Maria vemos duas pessoas fazendo coisas completamente diferentes: Marta estava ocupada com muito serviço; Maria estava ouvindo Jesus, sentada aos Seus pés. Quando pede a Jesus que fale para Maria ajudá-la, Marta ouve a seguinte resposta: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (v. 41-42). Marta não estava fazendo nada de ruim, mas não estava fazendo o que deveria fazer prioritariamente.

Podemos estar muito ocupados com as coisas de Deus e, mesmo assim, não estarmos sendo usados por Ele. Estar com Jesus vem antes de trabalhar para Ele. Por isso, precisamos ter um relacionamento íntimo com Jesus. Não é só servirmos na maior quantidade de ministérios que pudermos e estarmos em todas as reuniões. Nada disso tem valor se não tivermos intimidade com Jesus.

Quanto mais profundo for o nosso relacionamento com o nosso Salvador, maior será a nossa fé. E é a fé que nos ajuda a obedecer quando é mais difícil. Então, quanto maior o nosso relacionamento com Jesus, maior a nossa fé e mais seremos usados por Deus.

Se sou usado por Deus, quer dizer que sou aprovado por Ele?

Não. A Bíblia fala de muitos casos de pessoas que foram usadas por Deus, mas não eram aprovadas por Ele, como Nabucodonosor, Ciro e Saul. Em Mateus 7:21-22, Jesus diz: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!”

Ser aprovado tem a ver com obedecer a Deus e conhecê-lo. Precisamos ter o temor de saber se temos intimidade com Jesus, se temos ouvido a Sua voz.

Como podemos, então, ser aprovados por Deus? (2Tm 2:15-23)

O texto de 2 Timóteo nos dá o caminho da aprovação, diversos pontos em que temos que estar atentos no nosso comportamento e nas nossas escolhas. Quem é aprovado antes de ser usado não se perde e suas obras permanecem, se torna um vaso de honra.

  • 15 – Conhecer e praticar a Palavra da Verdade
  • Evite os relacionamentos com falsos cristãos — os que destroem a fé
  • Afaste-se da injustiça (Toda injustiça é pecado – 1 Jo 5:17)
  • Fugir dos desejos malignos da juventude (Prazer, Poder, Posses)
  • Siga a justiça, a fé, o amor, a paz, junto com os de coração puro
  • Evita discussões religiosas que acabam em brigas

Em primeiro lugar um relacionamento com Jesus e sua Palavra, que envolve o coração, a vontade, e não somente o conhecimento. Em segundo lugar, andar com pessoas de coração puro que amam ao Senhor, evitando os que se dizem cristãos mas não são, abandonando as práticas da vida antiga de injustiça e busca de desejos focados neste mundo, não se envolvendo em discussões religiosas sem proveitos que dividem as pessoas e não une ninguém a Cristo.

Se nos esforçarmos para viver da maneira que a Palavra nos instrui, seremos vasos de honra: “Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra” (v. 21). Quando somos aprovados pelo Senhor, certamente seremos usados por Ele!

 

Não importa qual seja a nossa situação, o Senhor quer nos restaurar, nos aprovar e nos usar poderosamente. Existe uma arte japonesa chamada kintsugi que utiliza peças de cerâmica quebradas e as repara com ouro. Muitas vezes, vasos de cerâmica que perdem completamente o seu uso por estarem quebrados, se tornam peças belas e muito valiosas.

Jesus é como esse ouro. Não importa como está a nossa vida ou em que situação nos encontramos, Ele nos conserta se misturando a nós. Por causa dele, passamos a ter um valor incalculável e a ser vasos úteis.

O texto de 2 Coríntios 4:6-7 diz: “Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós”. Toda a honra e todo o poder vêm do Senhor, e, em Sua graça, Ele se mistura a nós e nos faz vasos que carregam um grande tesouro.

Você deseja ser usado por Deus? Ele deseja! Então vamos priorizar o caminho do relacionamento com Ele, em primeiro lugar.

Não adianta nada nos esforçarmos para fazer muitas coisas – na igreja e em nós – e não termos um relacionamento íntimo com Jesus. Ele é o principal, o mais importante e deve ser a nossa prioridade. Quanto mais O conhecemos, mais somos transformados para nos tornarmos aprovados por Deus.

Como anda o seu relacionamento com o Senhor? Ele quer te usar poderosamente, mas antes quer fazer de você um vaso de honra, de muito valor.

Sonde o seu coração, pense em como anda a sua vida e quais têm sido os seus posicionamentos. Coloque o seu relacionamento com Jesus em dia, se esforce por conhecê-lo, trilhe o caminho da aprovação e abençoe muitas pessoas.

Siga-nos: