No momento, qual a realidade em que você está vivendo? Está motivado ou desanimado com a sua vida?

Temos sempre esses dois momentos em nossas vidas. Pode ser que estejamos super animados, realizando muitas coisas e vendo tantas sementes darem frutos. Mas também pode ser que estejamos vivendo um tempo em que não temos ânimo, em que parece que nada vai para frente e que nada está ao nosso favor.

Mas Deus não tem esse montanha-russa de sentimentos para nós. Ele quer que estejamos sempre motivados, esperançosos por tudo o que Ele vai fazer. Mas como podemos fazer isso?

O povo de Israel viveu muitos milagres no deserto e havia chegado à Terra Prometida. Eles estavam motivados ou desanimados? (Números 13-14)

Assim que chegaram perto de Canaã, o Senhor mandou que Moisés separasse alguns homens para enviar a uma missão de reconhecimento da terra. Ele, então, chamou um líder de cada tribo e os enviou. Eles passaram 40 dias lá e voltaram para dar um relatório. Deus já havia dado a terra ao povo, eles tinham uma promessa!

Dos 12, apenas dois homens voltaram dizendo que a terra é boa, Josué e Calebe. Os outros 10 só falaram das dificuldades, que era uma terra de gigantes e que eles nunca conseguiriam tomar posse dela.

Mesmo tendo vivido tantos milagres durante o seu tempo no deserto, mesmo tendo alimento que caia do céu, uma nuvem que cobria o sol durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Mesmo com suas roupas e sapatos crescendo junto com eles e não se gastando. Mesmo tendo visto o mar se abrir e tantas outras coisas extraordinárias. Com tudo isso, o povo acreditou no relatório pessimista daqueles 10 homens. Eles viam milagres todos os dias, mas na hora de entrar na Terra Prometida só viam os gigantes.

Por causa da incredulidade do povo, eles tiveram que esperar mais 40 anos. Uma geração inteira teve que morrer para que eles pudessem entrar na terra.

Depois de todo esse tempo, Josué e Calebe desanimaram?

De jeito nenhum! Em Josué 14:10-12, Calebe diz: “Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o Senhor me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso. Agora me dê essa região montanhosa que o Senhor me prometeu quando os meus companheiros e eu demos o relatório. Naquele tempo dissemos a você que os gigantes anaquins estavam lá, morando em grandes cidades cercadas de muralhas. Se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei, como ele prometeu.”

Ele não desanimou. Mesmo depois de tanto tempo, ainda cria na promessa do Senhor e estava animado para conquistar tudo o que havia sido prometido.

Nós, muitas vezes, somos como o povo de Israel. Nos esquecemos das coisas boas que nos aconteceram, das promessas de Deus, e focamos apenas nas circunstâncias que nos cercam. E aí desanimamos, deixamos de buscar aquilo que o Senhor nos prometeu.

Qual é o segredo para estarmos sempre motivados?

Calebe, mesmo depois de todo aquele tempo de espera, não desanimou porque cria na promessa de Deus. Ele não deixou de confiar naquilo que havia sido prometido. E foi assim também com os heróis da fé, que estão descritos em Hebreus 11. Eles permaneceram crendo que Deus era quem Ele dizia ser e cumpriria tudo aquilo que havia prometido, por isso tiraram força da fraqueza, venceram batalhas e colocaram exércitos inteiros em fuga.

Essas pessoas confiavam em Deus porque O conheciam, e não só de ouvir falar. Tinham um relacionamento íntimo com Ele. Isso não tem só a ver com obediência. Ela é parte do nosso relacionamento com Deus, mas não é a base dele. Um relacionamento sadio com qualquer pessoa é baseado na confiança.

Então, quanto mais eu confio em Deus, melhor é o meu relacionamento com Ele. E quanto melhor o meu relacionamento com Ele, maior a minha fé. E quanto mais eu tenho fé, mais milagres e vitórias vão acontecer ao meu redor.

Por isso, precisamos investir tempo com Deus, conhecê-lo, ouvir a Sua voz. Só assim teremos fé para prosseguir e cumprir com tudo aquilo que Ele já nos prometeu. A fé é que muda as situações, muda o tempo e a matéria.

Onde está apoiada a sua fé?

O texto de Hebreus 11:1 diz que a fé é a certeza das coisas que não podemos ver. Se a sua fé está apoiada somente naquilo que você consegue enxergar, você não chegará a lugar nenhum e viverá desanimado. É preciso crer naquilo que ainda não existe, naquilo que é invisível aos nossos olhos. E isso só é possível quando conhecemos Aquele que nos prometeu, Aquele que cuida de nós.

Você tem vivido uma vida desmotivada? Lembre-se do Deus a quem você serve e esforce-se para conhecê-lo cada dia mais. Deixe que Ele seja Senhor sobre a sua vida. Assim, você terá intimidade com Ele, sua fé irá crescer e você será usado poderosamente.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: