SENTIR (quebra-gelo)

O que você tem feito (atitudes, pensamentos, escolhas, decisões, etc.) e que não faz bem para você? E por quê você acha que não faz bem para você?

APRENDER

É interessante que nós sabemos o que temos feito e que não nos faz bem. Então, o que devemos fazer?

Muitas vezes pensamos que Deus irá aparecer surpreendentemente e nos controlar, dizer o que fazer. Mas Deus não quer controlar nossa vida, ele quer se relacionar conosco e, assim, nos dar sabedoria, discernimento, mostrando quais direções e atitudes devemos tomar (Salmos 32:8-9).

Ao subir aos Céus, Jesus disse que agora somos AMIGOS dEle. E Deus conta os planos para seus amigos. E o mais interessante: Deus leva em conta o que queremos, o que gostamos. Como um pai faz com um filho, um amigo com o outro, você leva em conta aquilo que a pessoa gosta, não apenas o que ela precisa. Nós queremos a coisa pronta, definida, mas Deus quer o relacionamento.

Por isso, é preciso ter momentos de parar, de aquietar para ouvir a Deus, receber sua instrução (Romanos 8:14) E parar NÃO significa desistir, pelo contrário. Para conseguir seguir uma longa viagem, paradas são essenciais. E para terminar bem a viagem, é necessário fazer as paradas certas no caminho!

Em 1 Coríntios 16:5-9, o apóstolo Paulo estava planejando uma parada em Corinto. Para ter direção divina, além de começarmos onde estamos, há momentos que precisamos fazer uma pausa e saber o momento, o quando e por quanto tempo é fundamental.

As vezes, precisamos corrigir as rotas da nossa vida. E nossas decisões e as situações da vida mudam a rota da nossa vida – casamento, emprego, filhos, oportunidades, etc. A nossa vida não é como um GPS que automaticamente reencontra e acerta o caminho.  Deus guia por relacionamento. Temos que parar para falar com Ele. Ele é o caminho! Então nós temos que falar com quem É o caminho. Então saberemos como corrigir a rota.

REFLETIR

Muitas vezes, na correria e situações da vida, vivemos de maneira frenética, sem parar. Só paramos quando recebemos uma notícia ruim, fracassamos, perdemos alguém, adoecemos… Então, quando, então, começa o propósito de parar?

  1. O tempo e o propósito de sua parada – 1 Coríntios 16:6

Paulo deu uma pausa para poder ouvir a Deus. Na nossa   vida, precisamos saber: quando parar e por quanto tempo parar. Nunca pare por falta de tempo, preguiça, medo. Nessas situações, pelo contrário, avance! Estamos falando de parar para ouvir a direção de Deus e não para abrir mão daquilo que Ele nos chamou para fazer. Não pare o seu ministério, seus relacionamentos, seu relacionamento com Deus. Paulo parou onde há uma igreja, amigos e onde poderia continuar seu ministério.

As coisas que você ainda não viu, não ouviu e nem imaginou e que Deus quer revelar a você, só serão reveladas se você fizer a PAUSA CERTA!

  1. Tenha um projeto para sua parada – 1 Coríntios 16:7

Se você não decidir parar, alguma coisa pode parar você no momento errado. Paulo tem um motivo de Deus para a sua parada. E nós, vamos parar para o quê? Temos um motivo? O que precisamos resolver e cuidar da nossa vida, que não podemos mais deixar da forma que está? O que precisamos parar e resolver, tratar, curar e sarar? É como fazer uma viagem: para onde e para quê?

  1. Faça pausa segundo a direção de Deus – 1 Coríntios 16:8-9a

Não abandone tudo para parar, mas PLANEJE parar! Pare e mova-se com propósitos, pare de forma pensada e estruturada, não sob pressão. E lembre-se: parar não significa deixar de viver, servir e amar. O que você fará na hora da pausa? O que iremos curar quando pararmos?

  1. Esteja alertar em sua parada  – 1 Coríntios 16:9b

O inimigo vai tentar impedir nossa parada. Necessidades e situações de muitas pessoas vão tentar impedir sua pausa e até mesmo você vai achar que dá para deixar para depois… mas prossiga! Pare, ouça a Deus e deixe Ele te curar, transformar, trazer vida e esperança!

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

O que faremos quando parar?

Cuidar do CORPO, OLHOS, BOLSO, CORAÇÃO E MENTE! Pois, o que acontecerá, onde chegaremos se não pararmos para cuidar disso?

O segredo de dar muito fruto é ser podado. Fazer uma pausa é deixar Deus nos podar, tratar e mexer naquilo que está nos matando, secando a nossa árvore, impedindo-nos de florescer e frutificar.

Se você precisa de direção divina, faça uma pausa com a direção do Pai e receba a Sua direção!

Incentive todos a compartilhar se sentem que precisam parar para cuidar e tratar algo. Compartilhe você também, líder. Todos precisamos disso e, como Paulo, sabemos que os amigos podem nos ajudar e que a igreja, o corpo, sustenta um ao outro. Ore e interceda por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: