SENTIR (quebra-gelo)

Você já fez uma promessa para Deus? E você lembrou de cumpri-la?

APRENDER

Existe uma coisa muito importante na vida cristã, que é avançar. E Deus nos dá promessas para isso e nós precisamos crer.

As promessas de Deus são inquebráveis e não irão mudar. Nós não somos transformados pelas promessas que fazemos para Deus, pelo contrário, somos transformados crendo nas promessas que Ele nos faz! Nós começamos a avançar quando começamos a crer naquilo que Deus diz. Nós temos limitações, mas Deus diz: Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.” Salmos 32:8

Mas qual a forma de Deus falar conosco?

Deus não utiliza e-mail, WhatsApp, facebook, ligação.. Ele fala face a face, pessoalmente no relacionamento. Deus só guia olho no olho!

Abraão foi um homem que decidiu avançar quando a maioria das pessoas decidia parar. Em Gênesis 12: 1-9, vemos que Deus dá uma ordem para Abraão sair de sua terra (v. 1) e também lhe dá uma promessa (v. 2 e 3). Ele, junto de Ló, parte para Canaã conforme a instrução do Pai. Abraão tinha 75 anos quando saiu de Arã, sua vida já estava praticamente estabelecida, mas ele creu nas promessas do Pai e OBEDECEU e AVANÇOU!

Conforme Abraão obedece, Deus vai aparecendo, falando com ele e guiando. Direção divina, muitas vezes, só virá quando você decidir IR. Se Abraão não tivesse decidido ir, certamente ele não iria receber a direção divina para alcançar o destino que Deus havia para ele.

Quando paramos de ir onde Deus nos mandou, paramos de receber direção divina. Você não precisa ter fé para terminar, basta ter fé para dar o primeiro passo! Deus não está pedindo fé para você terminar, Ele quer que você tenha fé e coragem para COMEÇAR e PERSEVERANÇA para seguir até o fim!

Quando Deus chama você para ir, Ele vai com você. Irá te instruir, ensinar e aconselhar!

Como, então, avançamos para nosso destino?

  1. Sensibilidade para ouvir a voz de Deus (v. 1): Quando ouvimos à voz de Deus, obedecemos. Nossas sensibilidade emocional pode atrapalhar muito se iremos obedecer ou não ao que Deus fala. Mas a sensibilidade espiritual, coloca as emoções no lugares, para obedecer à voz de Deus.
  2. Disponibilidade para renunciar seu conforto pessoal (v. 1b): Abrão tinha tudo isso com que estava acostumado, uma vida confortável, e lá vem Deus, chamando-o para ir para um lugar sobre o qual ele nada sabe. Para dar um passo em direção ao seu destino, você precisará dar alguns passos em direção da sua segurança.
  3. Obediência em fé para arriscar através do desconhecido (v. 1c): Se Deus está te chamando para ir, você precisará sair de onde está! É preciso ter CONVICÇÃO para conseguir obedecer em fé.
  4. Visão para enxergar além de onde você está (v. 2): SONHE! As promessas de Deus podem parecer loucura às nossas capacidades e habilidades, mas Ele prometeu, Ele cumprirá. Sonhe, enxergue além! 
  1. Fé para confiar na providência e cuidado de Deus (v. 3): A provisão sempre está no caminho que Deus manda você ir. A provisão chega antes de você. Ao obedecer e seguir o caminho, você receberá a provisão antes mesmo do que imagina! 
  1. Liderança para levar todos os seus com você (v. 4-5): Pessoas irão com você. Sua família, quem está ao seu lado, tem que estar junto com você. É preciso CONVICÇÃO para falar a todos, “esse é o caminho”.

 

  1. Foco para não desistir da jornada (v. 7-6): Haverá inimigos no caminho ou, até mesmo, no destino final. Mas Deus quer usar você para vencer o inimigo. Sempre haverá batalha, mas Deus já te fez mais que vencedor! 
  1. Gratidão pelos presentes de Deus durante sua jornada (v. 7-8): Abrão era grato. Onde ele ia, construía um altar e adorava a Deus. Guardava o que tinha e dava o dízimo!

REFLETIR

Quando você vai aonde Deus quer, Ele irá se revelar a você! Abraão cometeu um erro pois tentou ajudar Deus na sua promessa. Teve Ismael e passou quase 15 anos longe do Pai, sem ouvir sua direção. Mas Deus o reencontra, relembra a promessa e Abrãao CRÊ e OBEDECE, e assim se cumpre a promessa com Isaque.

Deus começou a boa obra, Ele irá aperfeiçoar. Não somos nós que aperfeiçoamos a obra de Deus. Somente Deus é que pode aperfeiçoar e concluir a obra que Ele começa.

Você está avançando? Tem convicção de Deus para seguir em frente? Ou tentou “ajudar Deus”, ou desanimou no meio do caminho? Ou não foi para onde Deus mandou, e as promessas não se cumpriram…

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Dê o primeiro passo, pois Deus cuidará do resto da jornada. “Não desprezem os começos humildes, pois o Senhor se alegra ao ver a obra começar.” –  Zacarias 4.10 NVT

O que Deus quer que você deseje?

O que precisa mudar para que Jesus seja o autor de sua história?
A direção, e não a intenção, é que determina o destino.

Qual o próximo passo de fé que você precisa dar?
Desenvolva o que Deus está te chamando. Não tenha medo! Pela fé, creia, obedeça e AVANCE!

Se precisamos hoje de direção divina, AVANCE e o Senhor continuará a guiar você. A direção divina virá quando nós OUSARMOS a OBEDECER EM FÉ!

Compartilhe uns com os outros as situações que precisam avançar, ousar em fé, obedecer e ir. Lembre que não estamos sozinhos, além da presença do Pai, temos uns aos outros. Fortaleça e ore uns pelos outros.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: