SENTIR (quebra-gelo)

Você se lembra de pessoas que marcaram a sua vida de alguma forma? Comente.

APRENDER

Deus quer nos instruir no melhor caminho para as nossas vidas. Mas o que as outras pessoas têm a ver com isso?
Tudo. A verdade é que precisamos encontrar as pessoas que nos melhoram, que nos ajudem a ter uma vida melhor.

O texto de 2 Reis 5:1-17 conta uma história que ilustra bem como as pessoas certas podem fazer uma grande diferença. Naamã era comandante do exército do rei da Síria, um homem muito respeitado. Mas ele acabou ficando leproso, o que o impedia de ter contato com as pessoas e, até mesmo, de exercer a sua função. Certo dia, uma menina israelita levada cativa para a Síria e serva da esposa de Naamã falou de um profeta que poderia curar a lepra.

Naamã foi até o profeta Eliseu que nem se encontrou com ele, só deu a seguinte instrução: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão; sua pele será restaurada e você ficará purificado” (v. 10). O comandante ficou indignado e até debochou de Eliseu, esperava que o profeta orasse por ele. Mas seus servos lhe aconselharam a obedecer. Ele o fez, e foi completamente curado.

Por que as pessoas são tão importantes em nossa vida?
Há um pensamento que diz: “Diga-me com quem anda e te direi o seu futuro”. Aqueles com quem passamos mais tempo nos influenciam e determinam para onde estamos indo. O problema é que estamos tão concentrados em tantas outras coisas que acabamos deixando os relacionamentos de lado. Trabalhamos muito, passamos muito tempo no celular, não investimos tempo em família. E tudo isso nos leva ao isolamento, a vivermos sozinhos.

Mas a verdade é que podemos estar a uma amizade de distância de mudar o nosso destino, basta nos conectarmos à pessoa certa, a alguém que nos melhore.

Como são as pessoas que nos melhoram?
Elas nos levam para mais perto de Deus, nos inspiram para o crescimento pessoal, tiram o melhor de nós, nos desafiam e nos levam para além da zona de conforto, nos motivam para servir em causas grandes e nos confrontam em amor e verdade.

Por isso é tão importante nos conectarmos com as pessoas certas. Todos nós precisamos de relacionamentos que nos tornem melhores.

Atos 13:22 diz: “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’”. Nosso desafio, em meio a tantos relacionamentos, está em encontrarmos os “Davis” e nos desviarmos dos “Sauls”.

REFLETIR

Como encontrar as pessoas que nos melhoram?
Existem alguns princípios baseados na história de Naamã que podem nos ajudar. Precisamos entender que:

1. Realidades mudam (v. 1)
2. Deus usa todas as pessoas (v. 2-3)
3. Ninguém possui tudo (v. 4-5)
4. Há sempre um homem de Deus na história de Deus (v. 8-9)
5. A obediência se manifesta nos detalhes (v. 10)
6. As reações negativas sabotam os milagres (v. 11-12)
7. Simplicidade é canal de cura (v. 13-14)
8. Os bem-sucedidos encontram o caminho da honra e da gratidão (v. 15-17)

Viver conhecendo essas verdades nos faz ter os olhos abertos para aqueles que podem impactar a nossa vida. Faz com que nos aproximemos de quem vai nos levar a ser melhores.

A decisão de nos conectarmos com pessoas melhores do que nós mesmos mudará a história que contaremos um dia. E nunca é tarde para encontrarmos essas pessoas. Elas podem ser nosso cônjuge, nosso discipulador, um amigo, um familiar. O importante é estarmos atentos e nos aproximarmos de quem nos faz melhores.

Você também pode ser a pessoa certa na vida de outras pessoas!
Assim como nós precisamos, todos precisam de pessoas que os façam melhores. Por isso, podemos nos concentrar ser aqueles que vão impactar outras vidas.

Precisamos levar as outras pessoas para mais perto de Deus, inspirá-las para o crescimento espiritual, extrair o melhor delas, desafiá-las e leva-las além da zona de conforto, motivá-las para servir em causas grandes e confortá-las em amor e em verdade.

Se queremos a direção divina, precisamos nos conectar com as pessoas certas e ser as pessoas certas para que outros se conectem!

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Pense nos seus relacionamentos hoje. Eles te afastam ou te aproximam de Deus?
Essa é uma pergunta chave para que possamos prosseguir para onde o Senhor planejou para nós. Da mesma forma que as pessoas certas nos aproximam de Deus, as pessoas que não têm esse compromisso acabam nos afastando dele e do Seu propósito. Muitos nem sabem que fazem isso.

Pense em pessoas que você conhece que podem te fazer melhor. Agora, pense em como pode se conectar mais com essas pessoas. Pode ser através de mensagens no WhatsApp, de tempo juntos, de conversas intencionais. O importante é darmos o primeiro passo para estar mais perto daqueles que cremos serem as pessoas certas.

Se você não enxerga ninguém que pode te melhorar, ore e peça revelação ao Espírito Santo. Ele, com certeza, vai te mostrar!

Que tipo de pessoa você tem sido?
Você tem aproximado as pessoas de Deus ou afastado? Tem as feito melhores ou não causa nenhum impacto? Pense sobre isso e peça ao Senhor que te faça a pessoa certa para que outras pessoas se conectem.

Ele quer usar você poderosamente!

Encoraje cada um a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de uma oração de incentivo e de encorajamento para conseguirem dar o primeiro passo e se conectarem com as pessoas certas. Ore por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: