SENTIR (quebra-gelo)

Onde começa o relacionamento da igreja com o Espírito Santo?
No antigo testamento o Espírito Santo já realizava maravilhas, mas no novo testamento Ele passou a habitar em nós.
Antes Ele estava nas obras, hoje Ele vive em mim e em você. 

APRENDER

Após a Sua ressureição, Jesus Cristo passa 40 dias com os discípulos, antes de subir aos céus. Nesses dias muitas instruções foram dadas, muitas coisas aconteceram. Vamos falar sobre uma delas:

“Durante os quarenta dias após seu sofrimento e morte, Jesus apareceu aos apóstolos diversas vezes. Ele lhes apresentou muitas provas claras de que estava vivo e lhes falou do reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes a seguinte ordem: “Não saiam de Jerusalém até o Pai enviar a promessa, conforme eu lhes disse antes. João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.
Atos 1:3-5

Nessa época os discípulos enfrentavam situações muito difíceis, a nação de Israel estava sob o governo de Roma e todos aguardavam a vinda do Messias, como um Rei que tem o poder de destruir as cidades e os outros reis. Mas seguindo a orientação de Jesus, os discípulos se reúnem, por 10dias, pra orar e permanecerem juntos. Até que chega o dia:

“No dia de Pentecostes, todos estavam reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um som como o de um poderoso vendaval e encheu a casa onde estavam sentados. Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava.”  – Atos 2:1-4  

Mas por que Jesus pede que os discípulos esperem?

Ele passou 3 anos treinando, ensinando e preparando aqueles homens e mulheres para levar a palavra de Deus, mas em determinado momento Jesus pede que os discípulos esperem a chegada do Espírito Santo, aquele que viria para consolar e nos lembrar e tudo o que Jesus nos ensinou. Jesus pede isso aos seus discípulos porque para viver o que Ele viveu, para experimentarmos o que Ele experimentou e vencermos como Ele venceu, é necessário ter o Espírito Santo.

Jesus é o nosso modelo, uma pessoa livre do pecado, filho de Deus e cheio do Espírito Santo.

Jesus foi batizado nas águas, Ele participou desse momento de declarar a fé publicamente. Jesus recebe uma palavra de afirmação, que nós também recebemos: “Esse é o meu filho amado, em quem eu tenho prazer”. Jesus, então, é cheio do Espírito, é levado ao deserto para ser tentado e VENCE!

Tentar significa colocar à prova os sentimentos e julgamentos de uma pessoa, de forma maliciosa. Testar a fé e o caráter instigando ao pecado.

O que o diabo deseja com isso?

O significado de diabo é o acusador, o mentiroso, o caluniador, que acusa com falsidade. Ele quer que Jesus duvide que é filho de Deus. Quer que Jesus use o poder em benefício próprio. Ele quer que Jesus deseje o que ele tem a oferecer.

O diabo age assim até hoje, e nos tenta da mesma maneira. Ele tenta aqueles que são cheios do Espírito Santo. O tentador não está preocupado em atingir aqueles que não são filhos.

As tentações de uma pessoa cheia do Espírito Santo são semelhantes às de Jesus. Suprir sua própria necessidade sem depender de Deus, buscar glória pessoal usando o poder de Deus e buscar a riqueza, o poder e a honra dos homens.

Jesus não fez nada aqui na terra como Deus, fez tudo como homem. Ele venceu as tentações como homem, Ele é o nosso modelo para tudo.

REFLETIR

Como podemos vencer do mesmo modo que Jesus venceu?
Jesus Cristo não tinha pecado.
Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Ele nos libertou do poder do pecado para que possamos também vencer como Ele venceu.

“Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Pois em Cristo Jesus a lei do Espírito que dá vida os libertou da lei do pecado, que leva à morte. Com isso, declarou o fim do domínio do pecado sobre nós, de modo que nós, que agora não seguimos mais nossa natureza humana, mas sim o Espírito.”
Romanos 8:1,3,4

Jesus foi revestido do poder do Espírito Santo.
Ele quer o mesmo para nós, no capítulo 1 do livro de Atos, Jesus diz que assim como Ele foi cheio do Espírito, nós seremos também. O Espírito nos capacita a viver uma vida de santidade, separado do pecado, uma vida abundante e que vale a pena ser vivida.

No antigo testamento, o homem era uma alma vivente, antes de Jesus, o Espírito não habitava nos homens. Quando tocava um leproso, por exemplo, o homem se tornava impuro, porque o pecado era mais forte do que a santidade exterior. Mas o novo homem, é um espírito vivificante, o poder da santidade é maior do que o pecado e a doença. O homem é cheio do Espírito Santo.

“Num povoado, Jesus encontrou um homem coberto de lepra. Quando o homem viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e suplicou para ser curado, dizendo: “Se o senhor quiser, pode me curar e me deixar limpo”.  Jesus estendeu a mão e o tocou. “Eu quero”, respondeu. “Seja curado e fique limpo!” No mesmo instante, a lepra desapareceu.”
Lucas 5:12-13

O que o Pai preparou para nós é uma vida livre do pecado, santa, para trazermos o Reino dos céus para a terra, para vencermos o inimigo e libertarmos os que estão nas trevas, para vivermos aqui como filhos, usufruindo da herança dos filhos.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Mas como podemos ter acesso a tudo isso?

Nossa luta não é contra o nosso velho homem, nossa luta é contra os poderes das trevas que dominam esse mundo.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:1-2

Tudo começa com uma vida de adoração, de rendição à Ele. Muitas vezes pensamos em adoração apenas como música, mas adoração é entregar tudo que existe em nossa vida para que o Senhor nos direcione, para que o Senhor trabalhe através de nós.

É hora de vivermos uma vida santa, cheia do Espírito Santo, sem nos amoldarmos ao padrão desse mundo. Para que sejamos capazes de experimentar o céu na terra e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Tudo começa com uma vida de adoração.

Líder: Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento. Lembre-se do discipulado e da importância de caminharmos juntos no processo de renovação da nossa mente.

Aviso:

Vida Vitoriosa Mulheres
Dias 1, 2 e 3 de Novembro.

Vida Vitoriosa Homens
Dias 8, 9 e 10 de Novembro.

Retire as fichas no balcão de informações na igreja.

Siga-nos: