SENTIR (quebra-gelo)

Se alguém te apresentasse uma pessoa como um “Filho herdeiro”, o que você pensaria sobre essa pessoa?
Quando pensamos em herança, logo pensamos em riquezas, quando alguém fala que é herdeiro, logo concluímos que o pai dele tem riquezas.

APRENDER

Em uma adoção, o filho escolhe ser adotado ou são os pais que escolhem adotar?
Em uma relação de adoção são os pais que escolhem adotar, não há nada que podemos fazer para sermos adotados, um filho pode procurar a adoção, mas quem decide adotar é o pai. E a bíblia diz que o Senhor já nos adotou, todos nós temos a oportunidade de sermos filhos de Deus.

Veja o texto:

“E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “Aba, Pai”. Agora você já não é escravo, mas filho de Deus. E, uma vez que é filho, Deus o tornou herdeiro dele.” Gálatas 4:6-7 (NVT)

Quando lemos esse texto temos a tendência em nos perguntar se somos realmente filhos de Deus. A verdade é que o que atesta que somos filhos de Deus é o espírito santo, como diz o texto. Não existe paternidade divina sem o Espirito Santo. O Senhor enviou a nós o espírito do Seu filho, e por isso podemos ser herdeiros. Porque todo aquele que é filho também é herdeiro.

Mas como eu tenho certeza que eu sou filho?
Antes de conhecermos o amor de Deus, havia em nós algo que nos tornava escravos medrosos. O mundo nos oprimia com palavras e sentimentos, éramos influenciados, governados, manipulados pelo espírito deste mundo. Mas ao enviar Jesus Cristo, Deus nos reconectou com Ele, nos dando o Espírito Santo, que confirma em nosso coração que somos filhos de Deus.

“Pois vocês não receberam um espírito que os torne, de novo, escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus, que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos “Aba, Pai”, pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus.” – Romanos 8:15-16 (NVT)

Agora que sou filho, como eu me comunico com meu Pai?
A vontade de Deus está revelada na palavra, a bíblia é a vontade de Deus para nós, apenas preciso obedecer. Mas em meu relacionamento diário com Deus eu posso ouvi-lo, vê-lo, senti-lo e falar com Ele. Nosso relacionamento começa com uma conversa.

Como cristãos temos que usar os nossos ouvidos espirituais, nossos olhos espirituais, nossa percepção espiritual e também nossa boca, que é física, mas que trás ao mundo coisas espirituais. Nós podemos experimentar tudo isso, precisamos pedir ao Senhor que nos dê essas experiências. Deus, o Pai, quer conversar conosco pessoalmente.

E qual é a herança de um filho de Deus?

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.” Efésios 1:3 (NVI)

A herança de Deus inclui todas as bênçãos espirituais. Muitas vezes nós vamos até Deus pedindo coisas materiais e físicas, sem nos dar conta de que as bênçãos espirituais determinam as bênçãos materiais, são elas que trazem a existência as coisas que não vemos.

O texto de Efésios 1:13 diz que quando nós ouvimos e cremos na palavra da verdade, a palavra de Deus, no evangelho que nos salvou, nós fomos selados com o Espirito Santo da promessa. A herança de Deus é o Espirito Santo. Ele nos revela a palavra, Ele nos dá poder e autoridade para usar as armas espirituais, nos dá direção, conforto, confiança, fé, coragem, alegria, paz, refrigério.

REFLETIR

Mas porque existem filhos que não usam a sua herança?
Imagine um herdeiro de um rei, esse príncipe tem muitos baús com tesouros em seu quarto, dentro do palácio, mas esse príncipe nunca vai até o quarto. Ele nunca abre esses baús, não sabe o tesouro que está guardado em seu quarto. Muitos de nós vivem assim, vivemos a vida buscando tesouros, procurando lugares que nos ensinem a dar ordens, que nos façam livres da escravidão.
Mas os filhos de Deus são aqueles que buscam os tesouros que estão no quarto, tesouros que só são encontrados na presença do Pai.

“Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo, Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo. E, uma vez que temos um Sumo Sacerdote que governa sobre a casa de Deus, entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura. Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa.” – Hebreus 10:19-23 (NVT)

Os filhos têm total acesso aos tesouros de Deus, a herança de Deus pertence aqueles que creem no sacrifício de Jesus Cristo na cruz. O véu do templo foi rasgado, não existe separação. Você pode entrar.

Como tomar posse dessa palavra e receber essa convicção?

Sendo cheio do Espirito Santo.
Nos evangelhos Jesus é citado diversas vezes como alguém cheio do Espirito Santo. Em Lucas 4:18 Jesus diz: “O Espirito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para trazer as boas-novas aos pobres. Ele me enviou para anunciar que os cativos serão soltos, os cegos verão, os oprimidos serão libertos, e que é chegado o tempo do favor do Senhor.” Jesus Cristo abriu caminho para que eu e você sejamos filhos herdeiros.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Você se reconhece como filho herdeiro?

Quem é filho tem o Espirito Santo, tem todas as bênçãos espirituais, tem o SIM para todas as promessas de Deus, tem autoridade para destruir as obras do diabo, tem o poder do nome de Jesus para curar, libertar, abençoar, edificar, consolar e encorajar outros filhos. A única coisa que precisamos fazer é crer que nós temos acesso a tudo o que Senhor já liberou para os seus filhos.
Se a maioria das pessoas já são regeneradas, pergunte: Como anda seu relacionamento com o Espírito Santo? Lembre-se que Ele é uma pessoa, e só podemos ser influenciados por uma pessoa se temos contato diário com ela. Assim como um programa de TV nos influencia porque o assistimos diariamente, para termos nossos olhos transformados para enxergar Deus como Aba Pai, precisamos ter contato diário com o Espírito Santo. Só isso transforma nossa mentalidade.

A orfandade espiritual é uma realidade de todos – a saída é arrependimento e voltar para os braços do Pai. O pai reconcilia e restaura.

Siga-nos: