SENTIR (quebra-gelo)

Você esteve no culto domingo? O que foi marcante para você? Com qual desafio pessoal você saiu para sua vida?

 APRENDER

“Fruto significa que, quando alguém provar sua vida, ela terá gosto de Jesus.”
 Banning Liebshcer  (pastor do min. Jesus Culture)

O Reino de Deus começa nos transformando por dentro, e transborda para transformar o de fora. Mas isso só pode acontecer quando estamos enraizados num relacionamento real e profundo com Jesus. Quanto mais fundo forem nossas raízes em nosso relacionamento com Deus, maiores serão os frutos, e mais tempo iremos resistir as estações de seca e dificuldades.

Qual é o segredo para uma árvore dar bons frutos?

Pense em uma árvore. A garantia da sua saúde e vivacidade não está somente na parte externa, mas sim na situação de suas raízes. O fruto é a última coisa que aparece, é o último indício de que aquela arvore está realmente saudável!

Salmos 1:1-3 (NVI-PT) Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. 3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Uma pessoa que escolhe bem é como uma árvore plantada à beira das águas correntes. Quando nossas escolhas, nossa maneira de enxergar as situações e os relacionamentos se parecem com o verso 1, são carregadas de conselhos ímpios, são influenciadas por comportamentos pecaminosos, são cheias de conversas, fofocas e impressões erradas das pessoas, não tem como existir frutos!

Nós fomos chamados para dar frutos, e frutos que permanecem! Mas para uma árvore dar frutos, ela precisa de raízes bem profundas, apontadas e conectadas com o rio das águas vivas que é Jesus Cristo!

João 15:1-4 (NVI-PT) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 

Para quem são os frutos de uma árvore?

Os frutos são para os outros, não para a própria árvore. Jesus deseja que sejamos ramos frutíferos. Produzir fruto que abençoe as pessoas. Mas os segredo está em estar conectado à videira.

O Reino de Deus começa dentro de nós, e isso se experimenta em nossos pensamentos (mente transformada), em nossas palavras (encorajamento, exortação, edificação), em nossas atitudes (justiça, perdão, amor, paciência). 

Os frutos do Reino de Deus tem a ver com relacionamentos: nos ambientes de trabalho, casamento, família, igreja, célula. É através de um sistema de raízes profundos que estão totalmente conectados com Deus através do Espírito Santo.

Todas as nossas decisões diárias, palavras, prioridades influenciam para onde nossas raízes estão crescendo. Se escolhermos guardar rancor e não liberar perdão, nossas raízes se afastam do rio das águas vivas, e vão em direção ao deserto.

REFLETIR 

Filipenses 4:8-9 (NVI-PT) Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. 9 Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.

Não podemos somente buscar experimentar e ouvir coisas boas e novas, precisamos manter nossos pensamentos nisso e, com a ajuda do Espírito Santo, vivermos isso diariamente em nossas vidas. Temos que colocar em prática!

O perdão, o amor, a restauração, o dar a outra face, caminhar a segunda milha – tudo o que Jesus nos ensinou deve ser a realidade dos nossos relacionamentos.

Lembre-se que frutos não existem para a própria árvore, mas para que outras pessoas também possam provar e experimentar dele.

Deus quer que experimentemos o poder sobrenatural do Espírito Santo, que possamos dar frutos. Isso vem de uma consagração, de uma vida voltada para Ele em primeiro lugar. E não somente nós seremos abençoados, mas todos ao nosso redor.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Como estão suas raízes?

Talvez hoje você tenha se preocupado muito com “dar frutos”, mas lembre-se que Deus está interessado em primeiro criar raízes fortes e profundas para que quando você frutificar, seja um longo período e algo que permaneça!

Como estão seus pensamentos sobre as situações? Tem esperado sempre o pior? Você precisa reorganizar suas raízes.

Como estão seus relacionamentos? Cheios de amargura e falta de perdão? Você precisa voltar a beber no rio das águas vivas – Jesus que é abundante em perdão!

Essas coisas simples abrem os rios de Deus em nós. Muita energia é gasta naquilo que pessoas pensam sobre nós, nossas imagens, nossas curtidas… O que Deus está preocupado é o que ninguém mais pode ver, mas que é a coisa mais importante da sua vida! O seu coração, enraizado Nele, se alimentando Nele, recebendo toda a vida que você precisa! Então você será esta fonte a jorrar alegria e poder de Deus~

Não ame mais o seu sonho (o fruto) do que o próprio Deus (a raiz).

Não resista às lições que Ele tem para você! Seu papel é apenas dizer: “sim”.  O Reino de Deus se manifesta quando dizemos SIM durante nosso relacionamento íntimo e pessoal com Deus.  Na parábola do semeador, a semente que caiu na terra pedregosa não deu fruto, porque não tinha raiz. Mas, há também aqueles que:

Mas, as [sementes] que caíram em boa terra são os que, com o coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”. Lucas 8:15

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: