SENTIR (quebra-gelo)

Você já sentiu medo? Compartilhem situações que lhes causam medo, aproveitem para falar sobre o que acontece quando você sente medo.

APRENDER

É verdade que nós estamos em guerra, não contra carne e sangue – pessoas – mas contra o diabo que vem tentando nos desmoralizar e nos abater. Constantemente nos deparamos com gigantes, sejam eles novos, ou aqueles problemas antigos, que carregamos por muito tempo em nossas vidas, e que talvez representem grande parte deles.

Tiago, capitulo 4 diz: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” Esse texto pode facilmente ser encarado como uma fórmula para lidar com gigantes. Se nos submetermos a Deus e resistirmos ao diabo, ele fugirá.

Quando nos deparamos com situações complicadas, temos a tendência a nos esforçar para resolver, tentamos mudar hábitos, atitudes, rotina, criar situações para vencer nosso gigante, porém, não se trata de se esforçar mais, mas de confiar mais no amor do Pai.

Quando observamos a historia de Davi e Golias, e tentamos criar um paralelo com a nossa própria história, caímos no erro de acreditar que nós somos Davi, pensando que nós temos que entrar em uma batalha enorme contra o gigante que nos aflige, que temos que nos preparar para encarar as terríveis armas do inimigo na guerra. Mas nessa história, Davi é Jesus, é Ele quem vence o gigante, é Jesus quem enfrenta as situações que nos amedrontam e nos dá a vitória sobre elas. Jesus Cristo é quem vence, nós apenas desfrutamos da vitória.

A motivação de Davi

“Então Davi perguntou aos soldados que estavam por perto: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e acabar com suas provocações contra Israel? Afinal de contas, quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”. – 1 Samuel 17:26

Golias estava questionando o poder de Deus! Perceba que quando um gigante se levanta diante de nós, ele tenta falar sobre o nosso Deus, questionando o poder do Senhor de nos livrar. Porque o gigante não quer manifestemos a glória de Deus que foi dada a nós como filhos amados de Deus. Davi estava motivado pela gloria de Deus e não pela sua própria segurança.

O MEDO DEVE CAIR

O medo tem características muito interessantes. Existem gigantes que querem nos destruir, nos envergonhar, nos fazer desistir. Mas o gigante do medo quer nos paralisar. Nos afetar de uma forma que nos impede de prosseguir, de continuar nossa caminhada. Uma paralisia pode afetar muito mais pessoas, principalmente as que nos amam, nossa família, amigos.

O medo diminui a gloria de Deus em nosso viver. Ele pode ser confundido com outras coisas como: ansiedade, preocupação, nervosismo, tensão, doenças. Mas é o medo.

“Quando Saul e os israelitas ouviram isso, ficaram aterrorizados e muito abalados.” – 1 Samuel 17:11

Saul e o seu exercito estava diante das palavras de provocação do gigante. O medo que eles tinham era proveniente daquilo que eles estavam dando ouvidos. O fato do gigante estar de pé e falando contra eles trazia medo. “Você é fraco demais. Você não consegue.”, “Desista!”, “Você não tem chance!”, “Você é igual ao seu pai… mãe…”.

Os gigantes sempre falam contra nós e contra o nosso Deus. Mas essa é parte interessante, a bíblia diz 360 vezes a frase: “Não tenha medo!”. É uma afirmação por dia do ano, todos os dias Deus fala a nós: “Não tenham medo!”

O medo é a primeira porta pela qual o inimigo rouba de nós a glória de sermos filhos de Deus, salvos, perdoados, com a consciência pura, com direito à todas as promessas da Palavra e à vida eterna.

REFLETIR

Mas, como vencer o gigante do medo?

Cada um de nós tem origens diferentes para o medo e sintomas diferentes também. Cada um de nós reage de forma diferente. Existem 2 chaves para vencer o medo:

• Reconheça a origem do seu medo

Nós identificamos os nossos medos de maneiras diferentes, mas ainda assim, a primeira coisa a se fazer é identificar o medo. É necessário ser honesto sobre o que tira o seu sono, ser sincero consigo mesmo. Se não conseguimos identificar com clareza, podemos pedir ao Senhor que nos revele. A palavra diz que o Senhor sonda o nosso coração, Ele conhece a parte mais profunda do nosso ser. Podemos pedir para que Deus nos mostre qual é o medo que mais nos aflige. Só podemos vencer uma guerra, quando sabemos contra quem estamos lutando.

Quando damos nome para o que nos aflige também fica mais fácil compartilhar com alguém mais maduro, buscar ajuda. Viver uma vida em comunidade nos ajuda a encarar nossos medos.

• Coloque o foco em Jesus

Deus é poderoso para libertar você. Deus é bondoso para libertar você. Quando confiamos completamente no amor de Deus, Ele tem espaço para preencher o nosso coração com amor e expulsar o medo. Quando confiamos em Jesus Cristo, enchemos nosso coração e nossa boca com louvor e adoração. Falamos palavras boas, temos bons pensamentos, trazemos a nossa memoria aquilo que nos dá esperança.

Medo e fé são opostos. Eles não podem ocupar o nosso coração ao mesmo tempo, nós precisamos escolher o que ocupa a nossa mente e o nosso coração.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

O amor de Deus por nós

“Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor.” – 1 João 4:18 NVT

Deus deu tudo de mais precioso que Ele tinha para ter um relacionamento pessoal com você. Ele não vai desistir de você por nada. É preciso confiar no amor de Deus, experimentar o amor de Deus, buscar caminhar junto do Senhor.

O amor que protege, que faz bons planos para o futuro, que perdoa, que provê as necessidades e que gosta de ter você por perto.

E você, sabe o que te dá medo? Está pronto para entregar tudo ao Senhor Jesus e permitir que Deus lance fora todo esse medo?

Líder: Encoraje sua célula a orar por seus medos, a entrega-los ao Senhor e declarar a vitória que temos em Cristo. Ajude-os a derrotar esse gigante.

Siga-nos: