O que significa o Reino de Deus para você?

Reino é um território onde os habitantes estão sujeitos a um rei. O Reino de Deus é o governo absoluto de Jesus, é Ele como Senhor das nossas vidas (Rm. 14.9).

No último domingo, comemoramos o Dia de Pentecoste. É o quinquagésimo dia depois da ressurreição de Cristo, 10 dias depois de sua subida aos Céus. É o dia em que o Espírito Santo foi enviado para habitar nos cristãos.

O que aconteceu no Dia de Pentecoste? (At. 2.1-36)

O Dia de Pentecoste era uma grande festa judaica de gratidão a Deus pela colheita, após a Páscoa. Em Atos 2, a Bíblia descreve tudo o que aconteceu neste dia, depois da morte e da ressurreição de Jesus. Os discípulos estavam reunidos com mais algumas pessoas em uma casa e foram todos cheios do Espírito Santo. Eram cerca de 120 pessoas, que começaram a falar em diversas línguas.

Por causa da festa, a cidade estava cheia, então uma multidão se juntou para ver o que estava acontecendo. Ao vê-la, Pedro se levanta e explica o que é tudo aquilo e fala do cumprimento das profecias do Antigo Testamento. No final, ele completa: “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo” (v. 36). Os ouvintes ficaram aflitos com a fala de Pedro e perguntaram o que poderiam fazer. A resposta: eles precisavam entrar no Reino de Deus.

Em Mateus 4, Jesus está no início do Seu ministério e começa a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” (v. 17). Ele veio para estabelecer e trazer de volta o Reino de Seu Pai. E existe também outro reino, o das trevas. Por isso, precisamos conhecer e fazer parte do Reino de Deus. Deixar que Ele governe a nossa vida.

Como entramos no Reino de Deus?

Jesus não pode ser somente o nosso Salvador, Ele precisa ser Senhor de nossas vidas, o único Senhor. Na continuação do texto de Atos 2, Pedro explica àquele povo o que é preciso para entrar no Reino de Deus (v. 38):

  1. Arrependimento
    Essa é a primeira atitude para entrarmos no Reino de Deus. Precisamos mudar a nossa mente, nossa maneira de pensar, nossas escolhas e a direção da nossa vida. É uma mudança de 180 graus, sair do reino das trevas e ir para o Reino da Luz, voltar-se para Deus.
  2. Batismo
    O batismo é uma declaração pública de entrega, da morte da nossa vida antiga e do nosso novo nascimento em Cristo. A palavra batismo significa uma mistura que produz uma mudança permanente. É sermos “misturados” com Cristo e termos a nossa vida transformada para sempre.

A partir do momento em que essa mistura acontece, o que acontece com Jesus, acontece também conosco (Gl. 3.26-27): Ele foi crucificado, nós somos crucificados com Ele (Gl. 2.19); Ele morreu, nós morremos com Ele (2Co. 5.14-15); Ele foi sepultado, nós fomos sepultados (Rm. 6.4); Ele ressuscitou, nós ressuscitamos com Ele (Cl. 2.120: Ele está assentado à direita do Pai; nós estamos com Ele (Ef. 2.6).

  1. Espírito Santo
    A terceira coisa de que precisamos para entrar no Reino de Deus é recebermos o Espírito Santo. É Ele que nos dá poder para viver a vida cristã, está sempre ao nosso lado para nos ajudar, habita em nós, é nosso consolador e ajudador e nos dá capacitação espiritual (dons).

Em qual reino você está vivendo?

Quem tem governado a sua vida? Seus problemas? Suas emoções? Você mesmo? Você já se arrependeu, foi batizado e recebeu o Espírito Santo?

Quando Cristo reina em nossas vidas, nós reinamos com Ele e governamos os nossos problemas (Rm. 5.17). Continuamos a viver neste mundo físico, mas somos governados pelo Reino da Luz.

O que falta para que você faça parte do Reino de Deus?

Você já se arrependeu e mudou de atitude? Lembre-se de que o arrependimento envolve uma mudança de direção, é abandonar o caminho que estávamos trilhando e ir em direção a Deus.

Já se batizou? Se ainda não se batizou e deseja fazer isso, teremos um batismo no dia 2 de julho. Fale com o seu líder de célula, tome essa decisão.

Você já experimentou ser cheio do Espírito Santo? Tem buscado isso de todo o seu coração? O Espírito Santo é o nosso consolador, não desista nunca de buscá-lo e de viver uma vida cheia da Sua presença.

Tome uma decisão, faça parte do Reino da Luz e reine com Cristo!

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: