Qual é o seu conceito de família? O que “família” significa para você?

Efésios 6:1-4

Na semana passada, vimos que, para que nossos planos deem certo, precisamos consagrá-los a Deus. Muitas vezes, nós fazemos planos e nos esquecemos de incluir Deus. Mas Deus, quando faz planos, nunca se esquece de nos incluir. E Ele sempre revela os planos que tem para nós, através do nosso relacionamento com Ele.

Depois da primeira prioridade, que é o nosso relacionamento com o Senhor, vem a nossa família: cônjuge e filhos, pais…. Esses são os nossos relacionamentos familiares.

É fácil ter uma vida feliz quando os relacionamentos familiares não vão bem?

Quando os relacionamentos familiares não vão bem, seja entre o marido e a mulher, entre os pais e os filhos ou entre os irmãos, é difícil dizer que está tudo bem. Podemos até falar que está tudo bem, mas, no fundo, sabemos que não está. Não conseguimos trabalhar direito, nem ficar em paz… Essa é uma questão muito crítica. É muito difícil ter uma vida realizada quando os relacionamentos não vão bem.

Por que você acha que existem tantos conflitos em uma família? Por que isso acontece?

Falta de dinheiro? Filhos que dão trabalho? Insatisfação profissional? Será que não deveriam existir conflitos em uma família? Será que existe uma família onde não tem conflitos?

Não existe uma família sem conflitos, mas a questão não é essa. A questão é como nós lidamos com os conflitos. O conflito é o sinal de que alguma coisa tem que amadurecer. O essencial para que uma família tenha relacionamentos saudáveis que trazem alegria e contentamento se resume em uma palavra: Aliança.

O que você entende por aliança?

Aliança é um compromisso de AMOR onde um não abandona o outro. É um acordo, um pacto.
Aliança não é um contrato. Um contrato é algo que fazemos e que pode terminar: fazemos contratos com serviços, produtos, empresas… Contratos são assim: enquanto está bom para ambas as partes, ele existe. Quando não está mãos bom para uma das partes, quebra-se o contrato e cada um segue com a sua vida.

Aliança é diferente: é um compromisso onde um não abandona o outro, mesmo que ele erre. Aliança é a chave dos relacionamentos. Quando não há aliança, não há relacionamentos.

Como se constrói uma aliança? O que é preciso para ter aliança com outra pessoa?

Ter uma aliança com alguém significa ter amor, unidade e respeito.
Se queremos ter relacionamentos saudáveis, que permaneçam, precisamos ter alianças.

Aliança envolve amor: (1 Coríntios 13:1-7)
O amor de aliança não é aquele que acaba quando o outro deixa de fazer o que queremos, mas sim aquele que não é egoísta, que não espera algo em troca. Esse amor é paciente, bondoso, não sente inveja, não se vangloria, não é orgulhoso, não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Esse amor tudo sofre, crê, espera e suporta. Em outras palavras, esse amor coloca o outro sempre em primeiro lugar. Esse amor, jamais acaba e deveria começar na família. A causa dos conflitos é a falta de amor pelo outro.

Aliança envolve unidade: (Filipenses 2:1-2)
Unidade não é torcer para o mesmo time de futebol, mas sim ter o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. É ter unidade no propósito: querer a mesma coisa que o outro. É ter unidade na fé: crer nas mesmas coisas. É ter unidade no modo de agir, é concordar a respeito das decisões e situações.

Aliança envolve respeito: (Filipenses 2:3-4)
Deus respeita as nossas escolhas, mesmo sendo erradas. E Ele não nos abandona quando erramos. Ele está sempre disposto a ajudar e perdoar. Isso é respeito: é não humilhar o outro, não ficar lembrando os seus erros do passado, não o envergonhar, não o controlar e não o manipular.

Aliança começa na família, com AMOR, UNIDADE e RESPEITO.

Como você gostaria que fossem os seus relacionamentos nesse ano?

Aliança é a chave de termos relacionamentos que permanecem. Aliança é um compromisso de amor onde um não abandona o outro. Aliança é uma ideia de Deus.
Por vezes, desistimos tão rápido das pessoas, criticamos…. Aliança não é concordar com todas as atitudes, mas amar a ponto de falar a verdade, pelo bem do relacionamento.

Como estão os seus relacionamentos familiares?

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: