O que você espera desse novo ano? Quais são os seus planos?

Jeremias 29:11

Já estamos em 2017. Em nossa comunidade, sempre começamos o ano pensando em nos planos para o Ano Novo, preenchendo o formulário de planos e consagrando-os a Deus. Você já preencheu o seu formulário?
O texto de Jeremias 29:11 foi enviado a pessoas que estavam exiladas, distantes de sua terra…. Essas pessoas tinham perdido tudo: propriedades, empregos…, mas Deus garantiu que tem planos de bem, não importa a situação. Nós podemos confiar nos planos de Deus.

Você já fez planos e depois de um tempo abandonou? Por que acha que isso acontece?

Você sabia que 60% das pessoas abandonam suas metas de Ano Novo já no 1º trimestre? Sabia que 75% têm certeza de que as urgências e volume de coisas a fazer não permitem focar na realização de seus principais projetos? Elas acham que tem tanta coisa para fazer, que seria impossível focar em projetos novos ou metas de Ano Novo. O que acontece é que, quando acaba o ano, a maior parte dos projetos sequer foram iniciados. É verdade ou não é? Já aconteceu isso com você?

Por que começamos planos e metas e não conseguimos terminar?

Existem diversos fatores que podem nos levar a desistir de nossos planos: objetivos grandes demais, falta de perseverança, preguiça, falta de planejamento, falta de dinheiro, falta de oportunidades, falta de tempo, falta de ajuda, não saber como fazer. E, além disso, é comum ouvirmos e dizermos: “Deus não queria” ou “Deus não ajudou”.
A grande verdade é que, começamos e não terminamos porque está faltando uma outra coisa: fé. Falta Deus em nossos planos. Nós, muitas vezes, deixamos Deus de fora!
Uma das grandes causas dos planos e sonhos não darem certo e que na maior parte das vezes não percebemos é que: fizemos os planos, sonhamos, mas não incluímos Deus. Se falta Deus, o resto não irá funcionar.

Como é possível mudar essa situação? Como podemos fazer planos e projetos e eles darem certo?

Neemias 1 e 2

Neemias é o exemplo de um homem que começou e terminou. Seu sonho era um desafio grande demais para um homem, mas não para o Deus Todo-Poderoso.

Essa história se passa na época do cativeiro, na mesma época em que veio a palavra de Jeremias 29:11 para o povo. A cidade de Jerusalém estava passando por uma situação difícil: os muros haviam sido derrubados, as portas queimadas e a cidade estava em miséria. Neemias soube da situação e começou a orar e buscar ao Senhor quando sonhou em reconstruir os muros da cidade. 4 meses depois, tempo em que Neemias não fez nada além de buscar ao Senhor, Deus começou a responder: Neemias estava diante do rei e, por andar pensando em seu sonho, estava triste. Por vê-lo assim, o rei lhe perguntou o motivo de sua tristeza e lhe deu a oportunidade de ir e reconstruir os muros. Mas esse era apenas o começo da jornada de Neemias.

Quais os segredos que podemos aprender com Neemias? O que ele fez e que nós também podemos fazer?

Você já precisou construir ou reformar uma casa? Quanto tempo levou?
Neemias precisou coordenar um projeto de construção: precisou organizar o povo, encontrar e motivar os trabalhadores e, além desse trabalho, precisou lidar com inimigos que que se levantaram para impedi-lo de cumprir o seu propósito. E ele fez tudo isso em 52 dias!
Neemias tinha um objetivo, e o Deus Todo-Poderoso estava com ele. O segredo de Neemias é que Ele consagrava tudo a Deus. Ele não fazia nenhum plano ou projeto, não dava nenhum passo e não tomava nenhuma decisão sem antes consultar a Deus.

O que é consagrar? O que isso significa?

Provérbios 16:1-3

Consagrar é santificar, preparar, dedicar. Consagrar é colocar como sagrado.
Neemias, primeiramente, consagrou a si mesmo: ele se colocou à disposição de Deus, para ser usado por Ele. Ele sabia que a situação não poderia ficar como estava, mas também reconhecia que não podia fazer nada sozinho. Consagrar é colocar as coisas nas mãos de Deus primeiro. Neemias sabia que Deus estava em seu projeto. A consagração foi o principal segredo do sucesso de Neemias. Quando não consagramos a Deus, a chance de um plano dar errado é muito grande.

Assim, se Deus estiver em nossos planos, não importa o quão impossível eles pareçam, Deus vai realizá-los. Na verdade, Deus está mais interessado em nossas intenções do que em nossas ações, pois as ações podem ser boas, mas, se as intenções não forem puras, precisamos rever os nossos planos.

Como estão os seus planos para esse ano? Deus está neles?

Colossenses 3:17 / Colossenses 3:23

Antes de fazer qualquer plano, devemos colocar em ordem o nosso relacionamento com Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Depois de colocarmos a nossa vida com Deus em ordem, aqueles planos que nunca deram certo, vão dar certo! Às vezes, não significa que o plano era ruim, mas sim que não o consagramos ao Senhor. Precisamos deixar o Espírito Santo purificar o nosso coração, nossas motivações e intenções, tendo a certeza de que nossos planos vão glorificar a Deus e abençoar outras pessoas.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: