Você sabe o que é presunção? Já ouviu falar disso?

Presunção é algo que talvez muito de nós desconheça, mas com certeza todos corremos o risco de sermos atingidos por ela. Ela tem a ver especialmente em como tomamos decisões e como pensamos no futuro. A presunção tem a ver com a maneira como vemos a nós mesmos e decidimos o nosso futuro.

Presunção significa pretensão, vaidade, orgulho.

Presunção é uma opinião ou juízo baseado nas aparências, naquilo que “achamos que vai ser”. É o entendimento errado das nossas ambições e desejos. É fazer planos como se tivéssemos total controle do futuro. Presunção é viver como se a nossa vida não dependesse de Deus.

Como podemos saber se estamos sendo presunçosos ou não? É possível saber?

Tiago 4:11-12

Tiago está nos dizendo que, quem fala mal de outra pessoa, está julgando, está PRESUMINDO que sabe os motivos e os porquês dessa pessoa estar tomando tais atitudes. A situação sempre começa com o FALAR MAL e APONTAR OS ERROS DOS OUTROS.

Se estamos apontando ao invés de amar, estamos julgando a lei de Deus, que nos diz para amar ao nosso próximo como a nós mesmos. E se estamos julgando a lei de Deus, então somos os juízes. Isso é ser PRESUNÇOSO – ter a pretensão de ocupar o lugar de Deus como único juiz.

A presunção começa em achar que nós somos melhores do que os outros. Você já reparou que quem fala muito mal dos outros tem um problema com orgulho?

Nós temos muitos problemas de relacionamento pois julgamos muito uns aos outros. Sempre achamos que sabemos o porquê de as pessoas fazerem ou não as coisas.

Tiago 4:13-17

Tiago não está dizendo que não devemos fazer planos. Ele não está criticando o planejamento ou os sonhos. Ele está criticando fazer isso de forma PRESUNÇOSA, ou seja, como se tivéssemos o controle sobre tudo. Não devemos agir assim. Nós devemos consultar a Deus acerca de todos os nossos planos.

Se Ele não der uma direção clara, então não devemos fazer. Mas é assim que agimos? Na maior parte das vezes usamos Deus como um RESOLVEDOR DE PROBLEMAS: fazemos os nossos planos e, quando eles dão errado, buscamos Deus para resolver o problema.

Nós queremos ter o controle e queremos fazer os nossos próprios planos, como se soubéssemos o que é melhor para nós. Já se pegou vivendo assim? A nossa vida é feita de escolhas e, nós podemos até tentar viver sem Deus. Mas será que Ele existe só para as emergências?

Nós tomamos decisões, mas não controlamos as consequências. Nós não temos nenhum controle sobre o futuro e sobre as situações que irão surgir. Por isso precisamos de SABEDORIA para decidir e fazer planos.

Deveríamos buscar a Deus ANTES de fazer planos, pois é Ele quem sabe o que é melhor para nós!

Como podemos evitar a presunção? O que devemos fazer?

Tiago 4:14-15

Para não sermos presunçosos devemos ter consciência da nossa IGNORÂNCIA, da nossa FRAGILIDADE e da nossa total DEPENDÊNCIA DE DEUS. O presunçoso acha que o controle de sua vida e de seu futuro está em suas mãos. Ele ignora ou desobedece a vontade de Deus para a sua vida.

Nós corremos o risco de sermos presunçosos mesmo sem notar. Mas, quando notamos que temos sido presunçosos, só temos 3 atitudes diante da vontade de Deus: IGNORAR (desconhecer), DESOBEDECER ou ODEBEDER.

Nós podemos IGNORAR a vontade de Deus (ou por desconhecer ou por não se interessar por ela):

É uma grande burrice, porque a vida é complexa, incerta, breve e frágil, mas a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita! Deus quer nos ajudar e nos dar aquilo que pedimos, mas se não desejamos conhecer a vontade de Deus, onde vamos chegar?

Nós podemos DESOBEDECER a vontade de Deus: Tiago 4:17 / 2 Pedro 2:21-22

Nós podemos saber a vontade de Deus, mas ESCOLHER não obedecer. E isso é pior que ignorar!

Conhecer a vontade de Deus e voltar atrás é problema na certa: há consequências e julgamento. Você já reparou em quantas pessoas passam por sofrimentos desnecessários? Será que seria diferente se elas obedecessem a Deus?

Nós podemos OBEDECER a vontade de Deus: 1 João 5:14-15 / João 14:23

Quando nos arrependemos e buscamos a Deus, Ele nos ouve. E se pedimos de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouve e concede o que estamos pedindo. Ele vai nos guiar, mostrar o que está faltando, abrir os nossos olhos para que possamos ver se existe algo impedindo e fará tudo para que, aquilo que é a vontade dEle, aconteça em nossa vida.

É MUITO MELHOR E MAIS SIMPLES CONHECER E OBEDECER À VONTADE DE DEUS!

Você tem sido PRESUNÇOSO?

João 14:21 / João 14:23

Você tem falado mal e julgado as pessoas? Você tem pensado que o seu futuro depende de você mesmo e dos seus planos? Tem tomado decisões e feito planos sem PROCURAR CONHECER A VONTADE DE DEUS? Tem ignorado ou desobedecido a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita para você?

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: