Para você, o que significa Jesus ser um Rei Pastor?

Vimos na semana passada que Jesus é o Rei da Eclésia. Mas Ele não é só Rei, é um Rei Pastor. A Bíblia fala muito sobre isso, como em João 10 e como no, famoso, Salmo 23.

O que aprendemos com o Salmo 23?

1º – Que Jesus é o nosso Pastor
2º – Que somos Suas ovelhas

Um pastor cuida de ovelhas. Só podemos ser cuidados pelo nosso Pastor e Rei se formos Suas ovelhas. Ser cristão não é fazer alguma coisa para Deus, trabalha para Ele, é ter um relacionamento íntimo, profundo. Não é uma religião, é ter um relacionamento pessoal com o Senhor.

Como nos relacionamos com o nosso Rei?

Precisamos entender que Ele é um Pastor e que eu sou Sua ovelha (Sl. 23:1-4). Este é o Salmo mais conhecido, até por aqueles que não são cristãos. E ele fala de quatro coisas muito importantes, que dizem respeito a nós, seres humanos:

  1. “Ele me faz repousar em verdes pastos…” (v.2a) – uma ovelha está sempre com fome, com sede e com medo. A ovelha é um animal que come tudo o que vê pela frente. Se ela não for guiada por um pastor, vai fazer exatamente isso, sair comendo. Nós somos assim, por medo do futuro e do que vai acontecer, tentamos reter tudo o que conseguimos para não nos faltar nada.

    Mas uma ovelha que tem pastor é tranquila. Ele a satisfaz completamente, a faz descansar em pastos verdes. Para uma ovelha estar deitada, é porque ela está muito tranquila, está em paz. Esse é Jesus. Ele aquieta o nosso coração, renova as nossas forças. Ele é o bom Pastor.

  2.   “Renova minhas forças e me guia pelo caminho da justiça…” (v. 3) – o Senhor está dizendo que nós somos a Sua responsabilidade. Por isso, Ele nos guia nos caminhos da justiça. Quantas coisas erradas faz uma ovelha que não tem pastor?

    Ele é o Rei Todo-Poderoso e tem um caráter em que podemos confiar. Ele nos protege. Naquele momento em que precisamos passar por um vale difícil, por uma situação complicada, Ele nunca nos abandona, está sempre conosco. Mesmo que não possamos ver nada, podemos ouvir a Sua voz. Ele nos protege, nos levanta, nos defende.

  3.  “Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem…” (v.4) – não precisamos ter medo de nada, porque o nosso Pastor está sempre conosco. E a fé não precisa ver nada, ela é a certeza absoluta de que Deus vai fazer aquilo que Ele disse que vai fazer. A fé é a convicção absoluta de que Ele é o bom Pastor, não pode mentir e nunca falha. Tudo o que Ele diz, Ele cumpre.

    E Ele está conosco no vale.

  4. “Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos…” (v. 5) – depois dos vales vêm as montanhas. É lá que o Senhor quer nos levar. Por isso que a vida cristã tem a ver com transformação, porque Deus faz algo novo, Ele muda a natureza da ovelha, muda o seu coração.

    A religião muda o exterior. Faz a ovelha mais bonitinha, mais politicamente correta, mas não pode mudar o interior. Cristo muda primeiro o interior, o mais importante. Uma ovelha só deita e descansa, porque o Pastor mudou a sua natureza.

Como sei que sou uma ovelha do Rei Pastor?

A prova de que Deus está na vida de alguém é porque houve regeneração, transformação, mudança de natureza. Está nos frutos que a nossa vida expressa (Gl. 5:22-23).

“Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início!” 2 Coríntios 5:17

Se trata de quem nós somos, não do que fazemos. Se somos uma nova criatura, temos uma nova natureza, vamos fazer coisas novas. Cristianismo não tem a ver com esforço próprio, tem a ver com o que Cristo faz em nós, Ele nos faz melhores. Cristianismo tem a ver com quem estamos nos tornando mais parecidos a cada dia. Nós nos parecemos com aquilo que adoramos. Quanto mais intimidade tivermos com Jesus, mais parecidos com Ele iremos nos tornar.

A transformação traz descanso, e é Cristo quem faz. Ele nos faz deitar, Ele nos conduz às águas tranquilas, Ele renova as nossas forças, Ele guia os nossos passos. É o Rei Pastor quem faz, nós só precisamos nos render às Suas mãos.

“O que agora sou, porém, deve-se inteiramente à graça que Deus derramou sobre mim, e que não foi inútil. Trabalhei com mais dedicação que qualquer outro apóstolo e, no entanto, não fui eu, mas Deus que, em sua graça, operou por meu intermédio.” 1 Coríntios 15:10

Descansar não quer dizer que não vamos fazer nada, mas quer dizer que seremos usados por Deus. É estarmos disponíveis e fazermos tudo pela graça dele em nós.

Jesus é o seu pastor? Você tem descansado nele?

Quando tentamos fazer as coisas pelas nossas forças, ficamos cansados e sobrecarregados, não conseguimos prosseguir. Se você não tem sido uma ovelha e não tem descansado no seu pastor, faça isso hoje mesmo. Renda-se a Jesus e descanse nele. Entregue as suas preocupações, os seus medos, e deixe que Ele cuide de você e renove as suas forças.

Jesus é o Rei Pastor, o bom Pastor. E Ele é o seu pastor!

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: