Você se considera uma pessoa sábia? Você gostaria de ser uma pessoa sábia?

Muitos de nós pensam que sabedoria é inteligência, mas não é. O dicionário define sabedoria como prudência, moderação, equilíbrio, sensatez, pensar antes de tomar uma decisão. Sabedoria é o conhecimento justo das coisas. É o conhecimento que traz justiça.

Sabedoria não é saber muito, mas sim a forma como se usa o que se sabe. É uma palavra que vem do grego sophia: o conhecimento aplicado à situação, na hora e no momento certo.

É interpretar as coisas, discernir, descobrir o sentido. Não adianta saber muito sobre algo se não soubermos a hora e o jeito certo de usar. A Bíblia diz que o coração sábio discernirá o tempo e o modo, ou seja, a hora em que fazer e o modo de fazer.

O que é sabedoria? Quem pode se considerar sábio?

Tiago 3:13-16

A sabedoria, segundo a Bíblia, é a capacidade de separar o que é certo do que é errado, o que é bom do que não é, a verdade da mentira. É ter um conhecimento e saber como usá-lo para fazer o bem e promover a paz entre as pessoas, e não para se autopromover.

O verdadeiro sábio é o que se comporta com humildade, sobretudo em sua interação com as pessoas. A sabedoria gera e produz humildade e não orgulho, logo, o sábio não é aquele que se diz sábio ou fala coisas difíceis, mas sim aquele que tem conhecimento e o usa para promover a paz entre as pessoas.

O sábio não precisa mostrar que sabe. Ele é sempre humilde e se comporta com humildade. E a humildade sempre se preocupa com o outro.

O que você entende por humildade? O que isso significa para você?

Humildade NÃO É PENSAR MENOS DE SI MESMO (se rebaixar), mas sim PENSAR MENOS EM SI MESMO. É pensar mais no próximo do que em si mesmo, colocando o outro em primeiro lugar, usando de amor e compaixão. Humildade não é se rebaixar, se vitimar, mas pensar mais nos outros do que em si e em suas necessidades. Quem pensa só em si é orgulhoso, ainda que pareça humilde.

Quem não é humilde, tem muitas dificuldades em se aproximar de outras pessoas, porque sempre se acha superior ou inferior, melhor ou pior que os outros.

A pessoa que não é humilde está sempre pensando nela mesma: ou pensando que ela é mais que os outros ou que é menos que os outros. Ela não consegue pensar nela mesma com equilíbrio e isso a impede de enxergar as outras pessoas. A pessoa sábia, que é humilde, consegue se relacionar bem.

As pessoas que são humildes e conseguem se relacionar bem com os outros, são as pessoas mais bem-sucedidas neste mundo.

Ser sábio é ser humilde. Ser sábio é conseguir se relacionar bem com os outros.

Você sabia que há dois tipos de sabedoria? – Tiago 3:14-17

Tiago nos diz que existem dois tipos de sabedoria: a terrena (ou demoníaca) e a do Alto (celestial).

A sabedoria terrena, assim como a celestial, é demonstrada através de atitudes. Contudo, as atitudes da sabedoria terrena são sempre baseadas em inveja, ambição ou sentimentos de divisão. Se existem sentimentos assim habitando em nosso coração, devemos tomar cuidado, pois esse tipo de sabedoria não vem do céu. Onde há inveja e ambição egoísta, sempre há confusão e todas as espécies de males. Já percebeu isso?

Quando existe um ambiente cheio de inveja, as pessoas sempre usam a inteligência e o conhecimento para “puxar o tapete” dos outros, sempre buscando ganhar vantagens que beneficiem a si mesmas.

Já viu isso acontecer? Isso acontece entre pessoas da mesma família, no trabalho, na igreja… Essa é a sabedoria na qual as pessoas usam os seus dons, a sua inteligência, sua capacidade e as oportunidades para levar vantagens às custas de outra pessoa. A marca da sabedoria terrena é sempre o orgulho.

Já a sabedoria do Alto, descrita no verso 17, tem sempre intenções puras, traz reconciliação ao invés de dividir. Ela vê a situação sem aplicar regras e julgar. A sabedoria do Alto tem bons frutos, dá resultados bons para todos. Ela é imparcial, ou seja, não toma partidos, favorecendo um e prejudicando outro. Ela é justa e se baseia na verdade e suas marcas sempre são justiça e paz.

A sabedoria do Alto vem do Espírito Santo, que habita em nosso coração. Se entregamos o nosso coração a Jesus e separamos tempo, seremos capazes de ouví-la. A sabedoria do alto é algo que Deus quer nos dar! Tiago 1:7

Que tipo de sabedoria é mais fácil de aplicar?

“Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos pacificadores. ”
Tiago 3:18 (NTLH)

Quando a sabedoria do Alto opera, acontece justiça. E o efeito da justiça sempre será a paz.
A ira do homem não é capaz de operar a justiça de Deus. Se ficamos bravos, indignados e tentamos resolver qualquer situação com as nossas próprias mãos e capacidade, mesmo que estejamos certos, não conseguiremos resolver nada.

Quando Deus opera a Sua justiça, o efeito é sempre a paz. Só Ele sabe julgar. O sábio é um pacificador por natureza, pois semeia a justiça com sabedoria, para produzir a paz. Ele é humilde: sempre quer que todos ganhem.

Ser sábio é ser humilde. Ser sábio é conseguir se relacionar bem com os outros.

Qual delas você tem aplicado: a sabedoria terrena ou a Sabedoria do Alto?

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: