SENTIR (quebra-gelo)

Quais são as características de uma pessoa confiável para você?

APRENDER

Você sabia que o amor de Deus é tão grande que Ele confiou em nós mesmo antes de sermos dignos de confiança? Deus confiou a nós Suas verdades e riquezas, não pelo que somos, mas pelo que podemos nos tornar. Ele escolheu ser mostrado ao mundo através das nossas atitudes, das nossas palavras! Que temor incrível deve inundar nossos corações!

E é exatamente isso que um Pai faz com seu filho: ele ensina valores e princípios, confia a ele essas verdades, e tem a expectativa de que esse filho obedeça e experimente o melhor em sua vida. Não há como obrigar o filho, mas através do relacionamento, tirar as dúvidas e mostrar qual o melhor caminho a seguir.

A bíblia diz que Jesus é o primogênito de muitos irmãos (Rm 8:29), ou seja, Jesus é nosso “irmão mais velho”, isso é utilizado na bíblia para falar sobre a maturidade e sabedoria que esse irmão carrega. Dentre as muitas coisas que Jesus nos ensina em suas parábolas, explicações e atitudes, está o seguinte texto:

“Mas, quando orarem, cada um vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, em segredo.
Então seu Pai, que observa em segredo, os recompensará.” – Mateus 6:6

É como se Jesus estivesse falando de algo que Ele viveu, que Ele experimentou e nos aconselha a viver também. Ele diz que o Pai nos recompensará. Jesus viveu em todo o tempo esse relacionamento de amor com o Pai, e nos instrui a buscar o nosso Deus, como nosso Pai, em nosso lugar secreto. Esse é um dos maiores prazeres da vida cristã. Jesus viveu e experimentou, e deixou a dica de como experimentarmos isso: na obediência do lugar secreto.

Mas onde é o lugar secreto?

Cada um de nós tem um, pode ser na sua sala, no seu quarto, etc. O lugar secreto onde você fica confortável, sem distrações e com a atenção totalmente voltada ao relacionamento com seu Pai. Ele deve ser um momento de relacionamento e não de uma prática religiosa. Deve haver oração e Bíblia, deve haver momento de falar e de ouvir.

O diabo investe muito tempo tentando atacar a nossa identidade. Não é a falta de tempo apenas que nos impede de ir no lugar secreto, mas muitas vezes é o pensamento “você não é filho/filha” que acaba com as nossas expectativas de ouvir do Pai. Jesus foi muito claro “O Pai que te observa em segredo”.

O diabo vai fazer de tudo para te impedir de ir para esse local onde você tem relacionamento com Deus o Pai, e portanto, deve ser uma escolha nossa de renovar a nossa mente e aceitarmos que a nossa identidade em Jesus é de FILHOS E FILHAS DE UM PAI DE AMOR. Declaramos isso constantemente, e obedecemos a instrução de Jesus de ir ao secreto (mesmo quando não temos “vontade”), e lá experimentamos a presença do Pai.

Um filho que só faz, busca aprovação, mas um filho que sabe que é filho experimenta a presença do Pai.

REFLETIR

O tanque emocional

Você já se sentiu cansado? Precisando de forças para realizar as tarefas, até mesmo sem vontade de orar?

Todos nós temos algo que usamos para recarregar as energias: um bom banho, uma atividade física, podemos acreditar até mesmo que um culto no domingo vai nos energizar pela semana inteira. Porém, existe um tanque que só Deus pode preencher: nosso tanque emocional (que gastamos nos relacionamentos). A única maneira do nosso tanque emocional ser cheio é com relacionamento com o Pai.

Há uma recompensa muito grande quando andamos com nosso tanque emocional cheio, porque nossas percepções mudam: como vemos Deus (como Pai e não como um Deus irritado), como vemos as pessoas (não mais usando rótulos e pré-julgamentos) e como vemos a nós mesmos (filhos e filhas amados).

O relacionamento no secreto afeta e muda nossa realidade, como percebemos e reagimos as situações. Isso tudo só pode acontecer, pois no secreto, o Espírito Santo que habita dentro dos cristãos é “ativado” e começamos a ouvir sua voz para todas as coisas da nossa vida.

Como agora eu recebo o Espírito Santo e tenho minhas percepções transformadas?

Cornélio (Atos 10) – um gentio, que era membro do exército romano – experimentou o que é ser cheio do Espírito Santo através de uma prática de vida que glorificava a Deus.

Atos 10:1-5 (NVT) 1 Morava em Cesareia um oficial do exército romano chamado Cornélio, capitão do Regimento Italiano. 2 Era um homem devoto e temente a Deus, como era também toda a sua família. Dava aos pobres esmolas generosas e sempre orava ao Senhor. 3 Certa tarde, por volta das três horas, teve uma visão na qual viu um anjo de Deus vir em sua direção e dizer: “Cornélio!”.

Perceba: Cornélio ainda não conhecia o evangelho completo de Jesus Cristo, mas tinha uma prática de vida (uma vida de obediência) antes mesmo de receber o Espírito Santo!

Cornélio vivia uma vida santa, ofertava regularmente, jejuava e entrava no lugar secreto para orar. E isso foi recompensado por Deus através da presença do Espírito Santo! Como Jesus disse: Há recompensa do Pai para aqueles que buscam o secreto! A obediência de Cornélio deu a ele um benefício que ele nunca iria imaginar! Isso foi GRAÇA!

Os discípulos ficam admirados e Pedro comenta no versículo 34 do texto que Deus não mostra nenhum favoritismo. Deus não escolhe um filho para ter relacionamento e outro que não terá, Deus como nosso Pai quer ter um relacionamento intimo com todos nós.

À medida em que eu e você nos dedicarmos a entrar no lugar secreto, o Espirito Santo fará nascer algo dentro de nós que se espalhará, no tempo de Deus, para todos os nossos relacionamentos.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

A experiência de Pai e Filho começa no secreto, na obediência de buscar o lugar secreto.

Todos nós precisamos de um momento intimo com nosso Pai, não somente para falar sobre os nossos problemas, sobre as nossas necessidades, sobre os nossos planos e sonhos, mas para ouvir do Senhor aquilo que Ele tem para nós, um lugar para nos sentirmos amados, para termos relacionamento. Isso é para todos.

Como está o seu relacionamento com o Pai? Se você tem a dificuldade de ir ao secreto, esperando uma “vontade” vir, abra mão disso e escolha obedecer! A obediência abre espaço para a experiência!

Líder, paternidade é um assunto que toca em feridas profundas na vida das pessoas, esteja atento a todos que precisam ser acolhidos e abraçados. Se disponha para conversar em particular caso seja necessário, aplique a realidade do discipulado!

Ore especificamente por arrependimento daqueles que estão longe do pai. Ore para que eles sejam cheios de ousadia para escolherem obedecer. Ore para que o Espírito Santo tenha total liberdade na vida de cada um deles, para que a realidade deles seja a do relacionamento íntimo de Pai e filho(a).

Aproveite para falar sobre o Vida Vitoriosa, explique sobre os primeiros passos na caminhada com Jesus e o desafie para participar do SIGA-ME!

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: