Já aconteceu com você de julgar uma pessoa antes de saber a história dela? Como você se sentiu?

Segundo Salmos 32:1-4, o que é FELICIDADE? Feliz é aquele que tem seus pecados apagados, a quem Deus não atribui culpa e em quem não há hipocrisia. O que é culpa? Um erro que você cometeu, que sabe que cometeu, e que pesa na consciência. E o que é hipocrisia? Hipócrita é aquele que não assume seus erros, uma pessoa falsa, que simula situações.

Então, FELIZ nós somos, segundo a Bíblia, se não somos falsos, assumimos nossas culpas e erros e temos, por causa da nossa confissão, os pecados perdoados e apagados! Este é o SIGNIFICADO de SER FELIZ segundo a Palavra de Deus.

E o que é SOFRIMENTO segundo este texto? O sofrimento, inclusive a DOR FÍSICA vem quando CALAMOS os nossos lábios. Ou seja: ocultamos os nossos pecados, as nossas culpas, a nossa hipocrisia. O significado de a mão de Deus pesando sobre nós, no original, é como um incômodo contínuo, uma falta de paz, algo que parece estar errado, como se fosse uma goteira que não para nunca.

Então, segundo a Palavra, a nossa felicidade e nosso sofrimento está ligado DIRETAMENTE as nossas atitudes e a se confessamos ou não – se vivemos na luz ou não.

Qual o problema de não andarmos na luz? 1 João 1:7 – Jesus só está na LUZ! Se não estamos na luz, a primeira coisa que acontece é a QUEBRA DE RELACIONAMENTOS – casais, pais e filhos, irmãos, amigos, companheiros de trabalho – enfim, todos os relacionamentos! E então NÃO SOMOS PURIFICADOS dos nossos pecados. E o que acontece, segundo o que aprendemos em

Salmos 31:1-4? Entramos em sofrimento, em uma vida de culpa.

Quando não queremos acertar com alguém, qual é a nossa reação? NOS AFASTAR! Isso é andar em trevas, não na luz. É falta de perdão, julgamentos. Então o que é andar na LUZ? Viver de uma maneira transparente, sem ter nada a esconder. Livre para pedir perdão e para receber perdão, CONFESSANDO OS NOSSOS PECADOS.

Tudo o que NÃO ESTÁ NA LUZ é PECADO. Mentira, julgamento, falta de perdão, enganar, manipular, FALAR MAL DAS PESSOAS (mesmo se você tiver razão!), vícios. Mas de uma maneira geral, como saber se algo é pecado ou não?

PECADO é tudo o que QUEBRA RELACIONAMENTOS, tudo o que PREJUDICA alguma pessoa. Deus se importa com você, mas também com todas as outras pessoas. Pecado envolve INJUSTIÇA com alguma das partes. Exemplo: tem certeza que o seu vício não prejudica ninguém? Vício não é apenas drogas, cigarro… mas de programas de TV, das redes sociais, da pornografia… tudo o que prejudica, traz tristeza para alguém, é uma injustiça, portanto, é pecado.

Por que escondemos os nossos pecados? Queremos manter aparências, sustentar que não tomamos uma decisão errada. Por vergonha, medo da opinião dos outros. ORGULHO em assumir um erro e voltar atrás.

O que acontece quando escondemos os nossos pecados? Como aprendemos em Salmos 32, nosso corpo adoece; nossa alma se enfraquece, nosso humor seca; e nosso espírito fica SEPARADO de Deus (Is 59:2). Você vai ORAR, ORAR, ORAR e sua vida nunca vai mudar. Muita oração pode ser apenas religião, pois PECADO precisa ser CONFESSADO e ABANDONADO – e não “orado”.

Nós acabamos julgando, falando mal e criticando o pecado dos outros JUSTIFICANDO o NOSSO PECADO – Mateus 7:1-5. A situação não muda enquanto o PECADO NAO FOR TRATADO… E ABANDONADO! Estamos SOFRENDO por que nos RECUSAMOS e DAMOS TODAS AS DESCULPAS para NÃO ABANDONAR O PECADO – não assumir, nem confessar ou mudar de atitude.

O que podemos fazer diante da declaração do Salmo 32, e sabendo ainda que Cristo Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar de todos os pecados e limpar a nossa consciência de toda culpa?

Voltando para Salmos 32, agora no versículo 5, vemos a continuação desta história. O salmista toma uma DECISÃO. Reconheceu o pecado, confessou o seu pecado. E o que Deus fez? Ele perdoa e nos purifica (1 João 1:9). O que significa purificar? Ele remove a culpa da nossa consciência! Algo poderoso que só Deus faz quando reconhecemos e confessamos o nosso pecado.

PARA TODA DECISÃO, SEMPRE EXISTE UMA CONSEQUÊNCIA! Qual a consequência do pecado confessado e abandonado? Salmos 32:6-9: agora podemos orar e Deus nos ouvirá. Serei livrado da aflição e da angústia, protegido por Deus. Podemos cantar de alegria. Vamos ouvir a voz de Deus!

O que Deus deseja nos dar? Isaías 61:7-8 – Ele quer nos dar DUPLA HONRA, alegria eterna, grandes recompensas e uma aliança que durará para sempre.

Deus respeita nossas escolhas, Ele nunca nos obrigará a nada. Qual tem sido a sua escolha?

Confessar o pecado, ter uma vida feliz e cheia da presença de Deus? Ou fechar os lábios, se afastar, viver como se não tivesse feito ou acontecido nada?

Existe alguma situação na sua vida que você está deixando para depois mas você precisa resolver, pedindo perdão ou perdoando? Há algo que você precisa confessar? Se continuarmos a acalentar nosso pecado, o Senhor não vai nos ouvir. Mas Ele tem toda graça a perdão para nós, mas precisamos TOMAR UMA DECISÃO de não deixar nada pendente em nosso coração.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: