SENTIR (quebra-gelo)

Você se sente mais feliz quando recebe ou quando dá um presente? Por quê?

APRENDER

O que são princípios bíblicos?

São verdades baseadas em quem Deus é, registradas na Palavra, no Antigo e no Novo Testamento. E Deus não muda (Ml. 3:6; Hb. 13:8; Tg. 1:17). Depois que tomamos uma decisão, são esses princípios que governam, nós não podemos mais controlar. Deus não muda a verdade só por que não concordamos com ela. Jesus veio para nos ensinar a ter um padrão de vida baseado na verdade. Ele trouxe o padrão da graça, que é superior ao da Lei (Mt. 5:17-20).

Mas, o que isso tem a ver com uma vida abençoada?
Tudo! Para ter uma vida abençoada precisamos identificar os princípios, viver de acordo com eles e, assim, receberemos as bênçãos que a obediência à eles produzem! Somente uma pessoa que vive na verdade tem uma vida abençoada.

Como podemos conhecer a verdade?
Jesus responde a essa pergunta: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. É conhecerão a verdade e a verdade os libertará.” (Jo. 8:31-32). Conhecemos a verdade quando permanecemos na Palavra, quando nos esforçamos para conhecê-la e para obedecer a tudo o que ela diz.

Como, então, podemos ser abençoados?
A Bíblia, que é a Palavra de Deus, diz que já somos abençoados: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo” (Ef. 1:3-4a).

Não precisamos ficar tentando convencer Deus a nos abençoar. E nem ficar com medo de sermos amaldiçoados, porque ninguém pode amaldiçoar o que Deus abençoou.

Em Números 22 a 24, Balaão é chamado para amaldiçoar o povo de Deus, mas é impedido de fazê-lo, porque o povo era abençoado por Deus: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? Recebi uma ordem para abençoar; ele abençoou, e não o posso mudar” (23.19-20).

Ser abençoado tem a ver com receber?
Muitas vezes, pensamos que ter uma vida abençoada tem a ver com receber algo, mas, na verdade não é isso. A Bíblia fala mais de duas mil vezes sobre a importância de dar, de ser generoso. Dar é a chave para ser abençoado, e é algo que se faz com o coração (2Co. 9:7; Mt. 6:21; Pv. 23:26), e é um princípio bíblico.

Dar tem a ver com viver uma vida abençoada, porque a Palavra diz que tudo o que damos volta multiplicado para nós, seja o que for: “Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês” (Lc. 6:37-38). E isso é verdade com relação ao amor, ao perdão, ao julgamento, à condenação, ao dinheiro, a tudo!

Se pensamos que temos recebido pouco, é porque temos dado pouco. Se temos recebido muito, é porque temos dado muito!

Dar é algo que se faz com o coração e de coração. E nós somos os responsáveis por cuidar dele, por isso, precisamos preservá-lo. (Pv. 4:23). A Bíblia nos revela que onde está o nosso tesouro, ali estará o nosso coração (Mt 6:21). E isso pode revelar muitas coisas sobre nosso coração (que reflete também no nosso modo de viver); portanto, precisamos aprender como cuidar dessa fonte de vida.

REFLETIR

Como cuidamos do nosso coração?

• Aprendendo a lidar com a ofensa (Hb. 12:15).
• Verificando se há egoísmo em nós e nos livrando dele (Dt. 15:9).
• Desenvolvendo a generosidade (Lc. 6:32-36)
• Tratando a ansiedade (Fp. 4:6-7)

Seu coração já pertence a Deus? Você tem cuidado bem dele?
Quando nosso coração pertence ao Senhor, todo o resto também é dele. E é Ele quem nos ensina a vivermos uma vida de generosidade, dando amor às pessoas, perdão, misericórdia, recursos, posses. Quando o Senhor é o nosso tesouro, é nEle e nos princípios da Sua palavra que também estará o nosso coração.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Quando você pensa na sua vida, acha que tem recebido muito ou pouco?

Se acha que tem recebido pouco – seja do que for! – preste atenção no quanto você mesmo tem dado. Lembre-se de que tudo o que você der voltará multiplicado para você, em toda e qualquer área. Arrependa-se e mude de atitude ainda hoje, plante as sementes para ter uma grande colheita!

Se você acha que tem recebido muito, isso significa que tem dado muito! Então, continue tendo um coração generoso, lançando semente de amor, paz, perdão; e cuidando do seu coração.

Como anda o seu coração?
Você tem andado ansioso, tem guardado ofensa, tem sido egoísta? Então, arrependa-se agora. Deixe que o Senhor tome conta do seu coração e mude a sua realidade. Entregue todo o seu coração e toda a sua vida a Deus, creia nele e obedeça, se aprofunde em conhecer a verdade da Sua Palavra. Isso vai transformar tudo o que há em você, te dará um coração generoso e uma vida muito abençoada.

Você tem compartilhado a vida abençoada que Deus tem para seus amigos?
Temos recebido tanto do Senhor, somos tão amados e tão abençoados! Precisamos levar essas verdades e essa vida abundante àqueles que conhecemos e que ainda não tiveram uma experiência com Cristo. De que maneira você pode compartilhar o Evangelho com alguém nesta semana?

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

 

Siga-nos: