SENTIR (quebra-gelo)

Você lembra de quando alguém foi generoso com você? Isso te marcou? Se sim, por quê?

APRENDER

Ser generoso é ser gracioso, favorável. Ter misericórdia, ser piedoso. Você sabe que alguém foi generoso com você quando esta pessoa lhe estendeu uma mão, ajudou, levantou, deu uma força. Seja moralmente, financeiramente ou até fisicamente. Sabemos e vemos que alguém é generoso baseado no que ele faz. A Bíblia diz (Pv. 11:25) que aquele que é generoso sempre avançará na vida e, quando precisar, também será ajudado!

O que é a generosidade?

Generosidade é dar a alguém mais do que ele merece, é fazer por alguém mais do que poderia ser feito. Generosidade é de origem divina, porque se fundamenta no amor e porque não espera nenhuma retribuição. E é isso que Deus sempre faz conosco!  Contudo, a generosidade não é dar o que sobra e não faz falta, nem dar esperando receber de volta (seja dos homens ou de Deus) e nem dar esperando reconhecimento! A verdadeira generosidade não espera retribuição! Quando somos generosos, somos ainda mais prósperos: a Bíblia diz que a generosidade é a chave para viver uma vida abençoada e próspera (Pv 11:24-25).

Como posso ser generoso?

A generosidade não depende do quanto temos e/ou possuímos, mas sim do que temos dentro de nós, em nosso CORAÇÃO! Paulo conta em Coríntios (2 Coríntios 8: 1-4) que a igreja da Macedônia, apesar de passar por muitas aflições e extrema pobreza, eram extremamente generosos! Assim, há duas coias que podemos aprender: Ser generoso não está relacionado com o quanto possuímos no banco ou os bens que temos, nem o quanto seremos reconhecidos ou abençoados por Deus, pelo contrário, a generosidade tem a ver com o que está em nosso CORAÇÃO!

Se damos de coração puro, por livre e espontânea verdade, fazendo como Deus fez conosco, ou seja, dando mais e fazendo mais do que o esperado, então certamente viveremos a prosperidade de Deus! O Pai deseja nos abençoar! Se formos generosos, Ele cumprirá a sua palavra. Contudo, se nós não tivemos algumas áreas da nossa vida em ordem, as bênçãos não podem nos alcançar!

Como posso receber as bênçãos de Deus para minha vida e poder ser próspero?

  1. Organize suas finanças
  • Saiba exatamente quanto você ganha e o mínimo que você precisa para viver!
  • Saia das dívidas e parcelamentos! Saiba quando você deve e para quem deve!
  1. Mude seus hábitos financeiros
  •  Tenha um padrão de vida de acordo com o que você ganha!
  • Não compre o que não é necessário e não gaste o que você ainda não ganhou!
  • Use o cartão de crédito para seu benefício e cuidado com o cheque especial!

Deus deseja nos abençoar. E se cumprirmos o que Ele nos ensina e vivermos uma vida generosa, certamente Deus derramará bênçãos em nossas vidas. Mas, como um Pai, Ele se preocupa como temos cuidado do que temos e do que recebemos, pois isso também indica compromisso e prosperidade. Se, como seres humanos, temos desejo de abençoar aqueles que amamos, muito mais o Pai quer nos abençoar. Mas como nós também fazemos, Deus quer que tenhamos sabedoria para administrar o que temos.

REFLETIR

Porque para Deus é tão importante sermos generosos?

No capítulo 12 do livro de João, conta-se a história de Maria. Uma mulher que quebrou um vaso com um perfume caríssimo aos pés de Jesus. Nesse trecho, vemos dois lados da história. A mulher que dá tudo o que tem a Jesus e Judas que fica extremamente indignado com a atitude de Maria. Por que será que Maria deu um presente tão generoso? E por que Judas ficou tão incomodado com isso?

Então, o que podemos aprender com esse acontecimento? 

  1. O inimigo da generosidade é o egoísmo

“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.”  Tiago 3:16

É uma questão do coração — nascemos egoístas por isso precisamos nascer de novo e ganhar um novo coração.
Jesus escolheu Judas para cuidar do dinheiro para lhe dar uma oportunidade de ARREPENDIMENTO e uma CHANCE de ser aprovado.
Deus nos testa, mas ele nunca nos tenta. Sempre seremos testados na questão financeira, porque este mundo vive para o dinheiro, mas nós vivemos para Deus.

  1. Tudo que tem muito valor para nós passará por algum tipo de teste ou prova.

No trecho, vemos duas pessoas sendo provadas: Judas e Maria. Cada um respondeu com o que tinha em seu coração. Um com egoísmo, e outro com uma generosidade extravagante!

Lembre-se: a generosidade sempre irá revelar o que está no coração. É por isso que Maria deu um presente tão generoso. A atitude revelava o que estava em seu coração em relação a Jesus. O momento do teste é quando as coisas parecerem que não vão bem! E é neste momento que teremos que tomar decisões corajosas em obediência ao Senhor! Deus sempre cumprirá suas promessas.

Jesus prometeu que a história daquela mulher seria contada e lembrada sempre. E isso acontece! Além do mais, Deus PEDE para ser testado por nós, tamanho é o compromisso que Ele tem em cumprir as promessas dEle (Malaquias 3:10-12).

Mas temos escolhido CONFIAR e OBEDECER a Deus no momento do TESTE?

Judas ficou “chateado” com a atitude daquela mulher porque ele era egoísta! Ele estava roubando do Senhor – e Jesus sabia. Aquele também era o teste de Judas. Mais a frente, ele trai Jesus por dinheiro. Isso revela o coração de Judas. A generosidade dos doadores sempre irá ofender e irritar a avareza dos que roubam do Senhor! Gente que segue a Jesus mas é egoísta só está procurando ver o que terá em troca

  1. A verdadeira generosidade é extravagante

Deus é extremamente extravagante do DAR – vemos isso com Jesus, depois o Espírito Santo e ainda todas as dádivas que recebemos diariamente! Maria derrama um perfume que custava 300 denários, isso simboliza 1 ano de trabalho. Ela doou tudo a Jesus! Você seria capaz de dar a Deus, uma quantidade numa oferta que O impressionaria? Claro que sim! Se Deus não tem o seu coração, Ele não tem o seu dinheiro.  Se Deus não tem o seu dinheiro, você não desfruta da proteção e da multiplicação que vem da parte de Deus.Não é a quantidade, mas a atitude! Onde está o nosso tesouro, aí está o nosso coração!

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Por que Maria foi extravagante em sua generosidade?

Porque ela era GRATA. Dois meses antes Jesus havia ressuscitado seu irmão Lázaro. Pessoas gratas são pessoas generosas! Pensemos: eu passei da morte para a vida? Jesus fez algo por mim ou por alguém que amo? Eu sou grato ao Senhor? Eu sou generoso?

Pessoas gratas são pessoas generosas

Maria não foi generosa com a intenção de ser recompensada, mas Deus a recompensou, porque Deus sempre recompensa a generosidade. O egoísta é o que dá e pensa que Deus lhe deve alguma coisa. O generoso dá sem esperar nada em troca, pois é grato a tudo que já tem recebido do Senhor!

Você tem sido generoso? Tem experimentado o poder da generosidade?

A memória do generoso é lembrada e honrada, a memória dos avarentos é esquecida e ignorada.  A mulher dessa passagem foi recompensada, Jesus disse que ela seria lembrada onde quer que o evangelho chegasse, ela não recebeu sua recompensa ali na hora, pelo contrário, ela só foi generosa em doar.

O que poderia mudar em sua vida se você pedisse um coração generoso a Deus e começasse a obedecer o Espírito Santo?

Seja generoso! Deus irá recompensar você, porque Ele ama você. É da natureza de Deus recompensar às pessoas (Mateus 25:23).

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: