SENTIR (quebra-gelo)

O que falta para você viver uma vida que gostaria de viver?

APRENDER

Jesus nos chamou para vivermos uma vida abundante nele, para vivermos plenamente, sem falta de nada. Para que tenhamos uma vida que vale a pena ser vivida.

Os discípulos de Jesus, que viviam constantemente com Ele, vivenciavam momentos únicos (Mt. 9:18-34). Eles viram Jesus ressuscitar pessoas, viram cegos serem curados imediatamente, viram demônios expulsos, vidas libertas e multidões serem impactadas pela vida e pelos feitos de Jesus! Os discípulos certamente experimentaram uma grande alegria em estar ali, satisfação, plenitude! Viram e sentiram o inexplicável.

Se você estivesse ali, como um discípulo, vendo tudo isso que Jesus fez, como se sentiria?

Os discípulos sabiam que mesmo na hora das aflições – fome, falta de dinheiro, tumulto, doenças, morte – não havia com o que se preocupar, pois eles estavam com Jesus. Ele é capaz de criar o que não existe para suprir as necessidades e promover milagres!

Mas será que todo mundo vive assim?

Não, na verdade, a maioria das pessoas não. Em Mateus 9:36 Jesus fala de uma multidão que vivia como ovelhas sem pastor. São pessoas que estão perdidas, angustiadas, cansadas, agitadas, sem direção. Ao vê-las, Ele sentiu COMPAIXÃO.

Vemos, então, dois grupos completamente diferentes: os discípulos – que viviam a vida abundante que Jesus prometeu – e as multidões – pessoas cansadas, sobrecarregadas, confusas, desamparadas.

Na nossa vida, vemos multidões todos os dias. Nos shoppings, nos centros das cidades, no carnaval atrás de trios elétricos, cumprindo promessas, procurando gurus e respostas. Multidões de pessoas procurando alegria, sentido, direção, a resolução de seus problemas, uma vida melhor.

Em qual grupo nós estamos? Muitas vezes, apesar de dizermos que somos discípulos de Jesus, vivemos como ovelhas perdidas, sem pastor. Estamos sempre cansados, sobrecarregados, com medos e tristezas. Ovelhas sem pastor são ovelhas que vivem sem Jesus!

REFLETIR

O que Jesus quer nos ensinar com isso?

Ele quer nos mostrar que:

  1. Se temos vivido como a multidão, perdidos e sem pastores, Ele é o nosso pastor, Ele é o BOM PASTOR, que deu a própria vida pelas ovelhas. Ele deseja ser o pastor das ovelhas perdidas, encontrá-las e amá-las de forma única. Quer dar uma vida que vale a pena ser vivida.
  2. Se temos vivido como os discípulos, há um trabalho a ser feito. Precisamos levar as ovelhas perdidas, sem pastor, ao encontro do Bom Pastor. Em Mateus 9:37-38, Jesus afirma que há uma colheita que já está madura, mas faltam trabalhadores. Ele está dizendo: “Veja, as pessoas querem um pastor, elas sabem que precisam de algo maior em suas vidas. Já chegou o momento, elas estão procurando algo que preencha, que transforme. A seara está pronta, se não colher agora, elas vão morrer, vão se perder. Não deixem a colheita se perder! Não deixem as pessoas se perderem!”

Para os dois tipos de pessoas, há só uma resposta: JESUS. Ele é quem alivia, quem cura, restaura, perdoa, ama e salva! Não somos capazes de nos aliviar ou de encontrar resposta para nossa vida, e nem podemos ser a resposta e a solução para vida das ovelhas perdidas. É Jesus! É para Ele que devemos apontar e levar todas as pessoas (Mt. 11:28-30).

Ele quer nos dar uma vida que vale a pena, cheia de alegria e motivação. E quer que ajudemos os que estão perdidos a encontrarem esse mesmo caminho, a encontrarem o caminho que leva a Ele, à salvação! 

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

De qual grupo você faz parte? Você tem vivido uma vida plena, que satisfaz, que vale a pena ser vivida? Ou tem vivido como a multidão, como se não tivesse um pastor, confuso, sentindo-se abandonado, desamparado?

Jesus é o nosso pastor e Ele quer nos dar uma vida abundante, próspera. Uma vida que vale a pena! Se você já é um discípulo e tem se sentido perdido, desamparado, sem direção, ore ao Senhor. Peça que Ele abra os seus olhos pra tudo aquilo que Ele já tem feito em você, por você e através de você.

Peça a ajuda de um amigo ou de seu discipulador, abra o seu coração e receba encorajamento. Jesus já te deu tudo o que você precisa! Creia!

A colheita está pronta. O que vamos fazer diante dela?

O melhor ainda está por vir! Em Mateus 10:1, quando Jesus envia os discípulos, Ele dá a eles toda a autoridade! E quando sobe aos céus, deixa o Seu Espírito, que nos dá sabedoria e acesso à Sua mente, que sabe e pode todas as coisas!

Devemos procurar aqueles que estão perdidos, cansados e sobrecarregados, precisando de um pastor, e falar sobre o Reino dos Céus, sobre o que Jesus pode e quer fazer. Oferecer de graça tudo o que recebemos de Jesus, pois de graça também nos foi dado!

Essa é a missão de Jesus para você! Você já tem toda a autoridade (Mt. 28:18-19). Por ser um discípulo de Cristo, você tem o Espírito Santo pode fazer grandes coisas por meio dele (Mc. 16:17-18).

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: