SENTIR (quebra-gelo)

Você se lembra de uma vez em que ouviu a voz de Deus e foi marcante para você? Compartilhe.

APRENDER

Você acha difícil ouvir a voz de Deus?

Muitas vezes, oramos muito, nos esforçamos para orar certo e para ouvir a Deus, mas, mesmo assim, nada acontece. Parece que não conseguimos ouvir absolutamente nada ou, até mesmo, que o Senhor não está falando conosco.

A Palavra nos ensina em 1 Coríntios 2 que: ““Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”. Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu Espírito. Pois o Espírito sonda todas as coisas, até os segredos mais profundos de Deus. Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa, senão o próprio espírito dela? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. E nós recebemos o Espírito de Deus, e não o espírito deste mundo, para que conheçamos as coisas maravilhosas que Deus tem nos dado gratuitamente” (v. 9-12).

Por que, então, parece difícil?

Porque todo reino tem a sua cultura – sua maneira de pensar, de falar, de agir, de se relacionar com as pessoas. O Reino de Deus tem a sua própria cultura. Mas nós, muitas vezes, tentamos ter acesso a esse Reino, tentamos ouvir a voz de Deus com o “homem natural”, com as nossas próprias forças. E só teremos sucesso se tentarmos fazer isso através do “homem espiritual”, do nosso espírito nascido de novo que ouve o Espírito Santo.

Paulo continua no texto de 1 Coríntios: “Quando lhes dizemos isso, não empregamos palavras vindas da sabedoria humana, mas palavras que nos foram ensinadas pelo Espírito, explicando verdades espirituais a pessoas espirituais. Mas o homem natural não aceita as verdades do Espírito de Deus. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito. Quem é espiritual pode avaliar todas as coisas, mas ele próprio não pode ser avaliado por outros” (v. 13-15).

Não é porque não conseguimos ouvir que Deus não está falando. Antenas estão o tempo todos transmitindo todo tipo de informação, mas, para captar o conteúdo, é preciso sintonizar o receptor. Precisamos sintonizar a frequência certa para ouvir a Deus.

Se nascemos de novo, temos a capacidade de ouvir a Deus através do Seu Espírito Santo. Ele é o nosso encorajador e nos ensina todas as coisas (Jo. 14:26). Ele nos conduz à verdade (Jo. 16:12-13).

A voz de Deus é familiar e ela nunca vai contra a Sua Palavra, por isso podemos reconhecê-la. O pastor Bill Johnson diz: “Tudo em você foi feito para ouvir e reconhecer a voz de Deus”.

“Pois, “quem conhece os pensamentos do Senhor? Quem sabe o suficiente para instruí-lo?” Mas nós temos a mente de Cristo” (1Co. 2:16).

O que quer dizer termos a mente de Cristo?

Quer dizer que temos o Seu Espírito e, então, podemos pensar como Jesus pensa, podemos aprender a pensar de forma diferente, o que vai nos levar a falar de forma diferente – essa é a linguagem do Reino de Deus. Temos acesso aos pensamentos do Pai.

REFLETIR

Como você está pensando sobre 2019?

Eventos traumáticos e negativos criam marcas na nossa maneira de pensar, nos fazem entrar em um padrão de pensamento que pode nos levar a pensar da forma errada sobre nós mesmos e sobre as situações que vivemos.

Precisamos experimentar uma mudança de pensamentos, renovar a nossa mente. E isso só é possível mediante a leitura da Palavra de Deus e o Espírito Santo.

O texto de Romanos 12:2 diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” É só mudando a nossa maneira de pensar que experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quais os sinais de uma mente transformada?

Algumas características podem nos ajudar a perceber se temos vivido ou não com uma mente transformada:

  1. Vivo em esperança
  2. O impossível parece possível
  3. Tenho expectativas positivas (“E se…”)
  4. Gosto de mim e aceito a mim mesmo
  5. Perdoo rápido e demonstro misericórdia
  6. Sou confiante e cheio de gratidão
  7. Acredito nos outros e não fico julgando

Se pensamos de maneira diferente, falamos de maneira diferente. Se falamos as palavras que ouvimos do Espírito Santo, elas transformam tudo ao nosso redor. O Espírito dá vida, as palavras de Jesus são espírito e vida (Jo. 6:63; Rm. 14:17).

O poder não está em nós, mas nas palavras que ouvimos do Espírito Santo e declaramos sobre a nossa vida e sobre as pessoas que estão ao nosso redor.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Você quer experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus neste novo ano?

Só uma mente renovada pode fazer isso. Só uma mente que tem os mesmos pensamentos de Jesus pode experimentar a vontade de Deus que é boa, que é agradável e que é perfeita. Por isso, preste atenção na maneira como você tem pensando. Você tem vivido em esperança? O impossível parece possível para você? Tem tido expectativas positivas? Gosta de você mesmo e se aceita? Perdoa rápido as pessoas e demonstra misericórdia? É confiante e cheio de gratidão? Acredita nos outros e não fica julgando?

Se a sua resposta a essas perguntas é não, você não tem vivido com uma mente transformada. Peça a Deus que mude a sua maneira de pensar. Faça um plano para passar mais tempo lendo a Palavra e se enchendo do Espírito Santo. Experimente de um pensamento completamente renovado.

Que palavras você vai declarar sobre você em 2019?

Nossa maneira de pensar interfere diretamente em nossas palavras. Preste atenção naquilo que você tem declarado sobre você e sobre este novo ano. Se suas palavras não são de vida, arrependa-se e mude a sua maneira de pensar. Deus quer nos dar o melhor em 2019 e quer falar profundamente aos nossos corações.

Lembre-se, Sua vontade é boa, agradável e perfeita, e Ele quer cumpri-la na sua vida neste novo tempo. Desfrute!

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: