SENTIR (quebra-gelo)

Como você se relaciona com a Palavra de Deus? Para você, a Bíblia é apenas um livro ou algo a mais? 

APRENDER

Qual é a importância da Bíblia para o Reino de Deus?

Todo reino, todo país tem suas leis. Deus também tem as Suas, e o Seu Reino é governado pelas Suas Palavras.

A palavra, na Bíblia, tem dois significados: LOGOS – geralmente, usado para a palavra de Deus, falada ou escrita – e RHEMA – a palavra falada direcionada a uma pessoa ou a um grupo de pessoas (Lc. 3:2). É a Palavra de Deus fresca, revelada a nós.

Essas são diferentes expressões da Palavra de Deus que sempre concordarão. Elas estão sempre ligadas.

A Bíblia fala de muitas palavras rhema. Duas delas são bons exemplos.

A primeira foi para Zacarias, quando o anjo Gabriel anunciou que ele e sua esposa, Isabel, teriam um filho. Por sua idade avançada, Zacarias duvidou e acabou ficando mudo até o nascimento de seu filho, João (Lc. 1:5-20).

A segunda aconteceu um pouco depois, quando o mesmo anjo anunciou a uma jovem que ela daria à luz o Salvador. Diferente de Zacarias, Maria creu no que ouviu, mesmo diante da impossibilidade (Lc. 1:26-38).

Deus ainda envia palavras rhema?

Sim. E Ele faz isso através da Bíblia e do Espírito Santo. O Espírito Santo veio sobre Maria e revelou Jesus. Ele vem sobre a Palavra de Deus e revela Jesus. Vem sobre um cristão e revela Jesus.

O Espírito Santo vem sobre o NATURAL para revelar o que é SOBRENATURAL e ETERNO.

Quando o Espírito Santo vem sobre nós, quer revelar as coisas maravilhosas e impossíveis que Deus quer fazer através de nós. Isso não tem a ver apenas com boas obras. Somente as boas obras não bastam para expressar o Reino de Deus. O Senhor nos dá uma tarefa que só conseguiremos realizar com Ele, porque Ele prepara tudo para que o sobrenatural aconteça. Ele já havia preparado tudo para o nascimento de Jesus.

As coisas do Reino de Deus estão em uma esfera acima da compreensão humana.

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam. Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu Espírito” (1Co. 2:9-11). Isso é o favor de Deus.

O que é o favor de Deus?

É a Sua graça agindo em nossas vidas. Assim como foi com Maria. Ela ia ficar grávida, mas não do seu marido. José quis tentar deixá-la secretamente, mas desistiu por causa da visita de um anjo. Eles seriam mal vistos na comunidade judaica em que viviam, era um escândalo ser mãe de um filho ilegítimo. Depois do nascimento de seu filho, Herodes tentou matá-lo.

O favor de Deus traz benção e alegria, mas também traz desafios e oposição. Mas a Sua Palavra nunca deixa de se cumprir: “Porque nenhuma palavra de Deus jamais falhará” (Lc. 1:37). A palavra de Deus específica para cada um de nós, a rhema, já contém nela o poder de se cumprir.

REFLETIR

Como podemos receber uma palavra rhema de Deus para nós?

Para receber uma palavra de Deus, precisamos ler a Bíblia com expectativa, pedindo que o Espírito Santo nos ajude a enxergar o que precisamos enxergar.

A palavra é a SEMENTE, e ela precisa de um SOLO, o nosso coração. Podemos receber uma palavra e duvidar – ter o solo duro, pedregoso e cheio de espinhos – ou podemos nos render – solo macio, arado é fofo.

Quando recebeu a palavra do anjo, Maria respondeu: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lc. 1:38). Ou seja, o que ela quis dizer é que apesar de aquilo tudo ser impossível, ela acreditava que o Senhor poderia tornar real.

Tudo o que Deus quiser realizar em Seu Reino, Ele vai fazer através de pessoas, dando a elas uma palavra.

O Reino de Deus é feito de coisas impossíveis, que jamais poderíamos fazer se não fosse pelo Rei que vive em nós através do Seu Espírito.

Toda a provisão necessária para que a Palavra se cumpra já foi conquistada por Jesus em Sua morte e ressurreição: “Mas ele foi ferido por causa de nossa rebeldia e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fôssemos restaurado de recebeu açoites para que fôssemos curados” (Is. 53:3).

A vontade de Deus começa com a nossa vida. Há algo impossível de Deus para cada um de nós que, certamente, se cumprirá.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Você tem uma palavra de Deus?

Existe uma promessa que o Senhor te deu, uma palavra que Ele te mostrou que é específica para a sua vida? Muitas vezes, acabamos agindo como Zacarias e duvidamos daquilo que o Senhor nos diz, não cremos que Ele é capaz de realizar o impossível.

Se você tem agido assim, arrependa-se. Zacarias se arrependeu e obedeceu a Deus, dando a seu filho o nome de João. Ele veio antes de Jesus para anunciar o Reino de Deus. A palavra rhema de Deus para você não mudou! E Ele quer te usar para realizar o impossível, para estabelecer o Seu Reino aqui.

Você está disposto a se render à vontade de Deus e perseverar?

Quando nos dispomos a receber o favor de Deus, com suas bênçãos, alegrias, desafios e oposição, experimentamos Sua boa, agradável é perfeita vontade.

Deus está chamando você para se lembrar daquilo que Ele já te disse e para viver uma vida que vai além da compreensão humana. Ele quer cumprir através de você a palavra que te deu, e quer te revelar coisas novas! Creia!

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: