SENTIR (quebra-gelo)

Para você, o que significa Jesus ter toda autoridade nos céus e na terra?

APRENDER

Vamos ler juntos o texto de Atos 3:1-16. O que mais te chama a atenção nessa história?

Podemos perceber algumas coisas neste texto: Pedro e João estavam fazendo algo que faziam frequentemente – indo ao templo para orar; como em todas as vezes em que fizeram isso, um mendigo estava à porta pedindo esmolas; esse mendigo era aleijado de nascença e ficava todos os dias no mesmo lugar, fazendo a mesma coisa, tinha a mesma expectativa sempre.

Esse era o cenário. Mas, naquele dia, alguma coisa mudou. Quando viu aquele homem, Pedro pediu que ele olhasse para eles e prestasse atenção: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande” (v. 6). Então, segurou-o pela mão e ajudou-o a levantar. No mesmo momento, os tornozelos do homem ficaram firmes e ele começou a andar.

O que havia mudado naquele dia?
Pedro e João estavam diferentes. Eles estavam cheios do Espírito Santo. Aquele mendigo sempre estava naquela porta, e talvez eles tivessem visto este mendigo muitas vezes. Mas desta vez o Espírito Santo em Pedro e João os moveu a fazer algo por aquele mendigo.

Não foi só o mendigo que teve uma experiência diferente, mas Pedro e João também. Agora, eles estavam cheios do Espírito Santo e, por isso, cheios de autoridade. Pedro não só dá uma palavra àquele homem, como o ajuda a se levantar, ele não duvidou por nenhum momento que um milagre iria acontecer.

Aquele mendigo encontrou duas pessoas que tinham fé no nome de Jesus e que eram cheias do Espírito Santo. Por causa disso, recebeu a melhor coisa que poderia receber: cura completa!

Através dessa história, percebemos que existem três tipos de pessoas:

  1. Pessoas como Pedro e João cheios do Espírito Santo – pessoas que conhecem a Jesus, são cheias do Espírito Santo e querem que outros experimentem aquilo que elas experimentaram.
  2. Pessoas como Pedro e João antes de serem cheios do Espírito Santo – pessoas que conhecem a Jesus, mas não têm coragem, não creem que Ele pode agir através delas, por isso acabam vivendo só para si mesmas, e deixam de experimentar uma vida mais abundante.
  3. Mendigo – pessoas que vivem sempre na mesma situação, de esmolas, não creem que Deus pode fazer algo por elas. Podemos ser espiritualmente mendigos – vivendo de migalhas, de experiências de outras pessoas, sem ter a nossa própria experiência com Deus, sem experimentar o poder de Deus

REFLETIR

Nós podemos ser como Pedro e João, cheios de ousadia, poder e autoridade?

Sim! Pedro e João tinham autoridade, porque eram parte do Corpo de Cristo. A Bíblia diz que Jesus tem todo o poder (Ef. 1:20-23). Se TODA a autoridade pertence a Jesus, significa que alguém não tem mais autoridade. Se ele tem toda, ninguém mais tem, porque somente Ele tem.

O diabo, que tinha autoridade sobre as pessoas, perdeu porque Cristo as libertou da escravidão do pecado, e do império das trevas. Por isso tudo que se refere espiritualmente ao inimigo, e todas as suas obras, não tem mais poder sobre os filhos de Deus: sejam doenças, enfermidades, medos, pânico, opressões, miséria financeira, seja o que for. Nada!

E o Senhor quer expressar o Seu poder através de nós, quer nos usar para fazer milagres e alcançar as pessoas, assim como fez com Pedro e João.

APLICAR E ORAR (separe entre homens e mulheres)

Que tipo de pessoa você é?

Você tem vivido como aquele mendigo, esperando por esmolas e sem crer que o Senhor quer agir na sua vida? Tem agido como Pedro e João antes de receberem o Espírito Santo, sem autoridade? Ou tem vivido com ousadia, crendo na autoridade do nome de Jesus? É uma questão de escolha, de desejar experimentar isso.

O Espírito Santo nos enche de poder e autoridade! Precisamos estar cheios da Sua presença. E se existe alguma coisa de que você precise – cura, libertação, salvação, perdão – o Senhor quer dar a você e transformar a sua vida, assim como fez com aquele mendigo. Creia!

Incentive todos a compartilhar. Esteja atento àqueles que precisam de encorajamento e àqueles que precisam confessar para receber ajuda. Ore por todos.

Escreva um comentário

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos: